Guia completo para Oktoberfest da Alemanha!

Várias dicas para quem quer visitar o maior evento cervejeiro do mundo. 

Olá cervejeiros, como estão?

Já sabem onde passarão as férias esse ano? Que tal se programar para a maior festa cervejeira do mundo? A Oktoberfest de Munique!
Ano passado estivemos por lá, foram três dias incríveis em Munique, uma experiência marcante e inesquecível. Para que vocês vivam isso também, preparamos algumas dicas para começar a tirar os sonhos do papel.

Mas antes, uma outra dica: se você quer conhecer a Oktoberfest acompanhado de sommeliers e ainda fazer uma viagem guiada pela Alemanha, Bélgica e República Theca com tudo organizado, reservado, sem dor de cabeça, o Science of Beer está preparando uma viagem completíssima para a Europa em setembro/outubro – o projeto Viagens Cervejeiras. Você não vai se preocupar com nada e ainda vai ter orientação de grandes profissionais, hospedagem, transporte tudo certinho. Dá uma olhada no site deles. 🙂

Vamos às dicas!



Um pouco de História

A Oktoberfest começou com um casamento. Em 12 de outubro de 1810, o Rei Luís I se casou com a Princesa Teresa e todos os moradores de Munique foram convidados. O evento aconteceu na porta da cidade e seus campos foram rebatizados de Campos de Teresa (“Theresienwiese”),local onde até hoje acontece a festa. Houve uma corrida de cavalos, repetida todos os anos até 1960. No ano seguinte, acrescentou-se uma feira agrícola; os primeiros brinquedos chegaram em 1818; a luz elétrica chegou por volta de 1880.
E a cerveja? Em 1892 as primeiras cervejas foram servidas em canecas de vidro e na 100ª edição da Oktoberfest em 1910 foi atingida a marca de 120 mil litros de cerveja consumidos.

A Oktoberfest teve algumas edições canceladas por conta de guerras, epidemias, crises políticas e econômicas, mas é uma tradição incrível que será celebrada pela 184ª vez em 2017.

>> VEJA TAMBÉM: roteiros cervejeiros em outras cidades da Alemanha – Berlim e Bamberg 

A Oktoberfest acontece em setembro!

Essa é a maior pegadinha do festival! Programe suas férias para setembro! Em 2017, a Oktoberfest acontece de 16 de setembro a 3 de outubro.

Você está atrasado para reservar hotel

Tratando-se de Oktoberfest em Munique, o coelho da Alice está sempre certo. Você já está atrasado para reservar hotel. Você já poderia reservar o hotel desse ano, no ano passado, durante a Oktoberfest! É uma loucura, mas os preços realmente sobem absurdos e as vagas diminuem a cada dia. Ficamos no hotel Bold que tem um barzinho bacana com drinques e cervejas artesanais e durante o dia rolou até um salão de beleza pop-up para fazer o cabelo das meninas, foi bem legal. (Eu não fiz cabelo, porque todo o tempo de viagem necessita ser convertido em cerveja e diversão, rs*)

Tente reservar um hotel próximo a Theresienwiese ou com acesso fácil ao metrô. Nesse período o trânsito fica meio caótico e a melhor forma de chegar na festa é de metrô. O acesso a pé é bem próximo e seguro. A cidade está preparada para receber os turistas!

Vista roupas típicas

Sei que parece bobagem, mas quando você chegar na festa e reparar que todo mundo está vestido como manda a tradição vai dar a maior dorzinha no coração. Próximo à estação de trem há várias lojas de roupas, pesquise rapidinho os melhores preços e modelos. Viemos de outros países e vimos várias lojas vendendo pelo triplo do preço. As lojinhas da estação foram as mais em conta.
As roupas das meninas se chamam “Dirndl” e a dos rapazes “Lederhosen”. Atenção para as meninas: o Dirndl possui um laço que precisa ser amarrado na cintura. A posição do laço indica o “estado civil” da mulher. É uma espécie de “festa do sinal”! Amarrado à esquerda do corpo, você indica que é solteira. À direita, comprometida. Os laços amarrados para trás são usados por viúvas e garçonetes… Óbvio que amarrei tudo errado e tive que ser socorrida por uma alemã que me viu de mãos dadas com o Anderson e com o laço amarrado para trás.

A reserva de tendas só compensa para grupos

Poucas tendas da Oktoberfest abrem para reservas. Já são tantos visitantes que vão todos os anos que muitas estão lotadas ad eternum. E as outras tendas só permitem pré-reserva com pagamento adiantado para grupos de no mínimo 8 pessoas. Se você quiser consultar como funciona a reserva das tendas, terá que acessar o site de cada uma delas. Aqui você encontra a lista.
Mas, não se preocupe, todas as tendas tem locais disponíveis para quem não reservou! MUITOS LOCAIS (se você seguiu a dica de ir durante a semana)! E além disso, as reservas geralmente têm um horário fixo e as pessoas podem utilizar as mesas até este  horário. A minha dica é…

Vá durante a semana!

O evento nunca fica vazio, então não se preocupe e programe-se para ir durante a semana. Essa é a diferença entre uma experiência boa e uma não tão confortável – para não dizer impossível!
Eu e Anderson visitamos a Oktoberfest na terça, quarta e quinta e entramos em todas as tendas apenas dando um oi pro segurança (e aquela revista básica), já que havia lugares à vontade disponíveis. À noite, começa a ficar um pouco mais complicado, mas não pegamos mais do que uma fila com andamento rápido e fluxo constante. Foi sensacional a ponto de não entendermos o terrorismo que os sites fazem sobre ter que reservar mesa com anos de antecedência. Entretanto, todos os relatos que leio, dizem que nos fins de semana você pode esperar mais de duas horas sem certeza de poder entrar! Confira a tabela abaixo, bem esclarecedora, sobre a frequência do público por dia!

Sábados são os dias mais lotados, o último fim de semana e o feriado na segunda-feira também atrai mais gente que o normal. Nos dias marcados em preto, a polícia pode até fechar o parque para aqueles que não possuem uma reserva válida.

Durante os dias verdinhos, uma pessoa sozinha, casais e grupos até 4 pessoas conseguem tranquilamente lugar nas tendas pela manhã. À noite, pode ser mais difícil, porém possível.
Grupos acima de 5 pessoas, sem reservas, sempre serão problemáticos, não importa o dia. Fatalmente terão que se dividir se não tiverem reservas.

Qual tenda ir?


Visitamos a Augustiner, HB, Paulaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau. No total são 14 grandes tendas com características, comidas, e programação únicas. Há também tendas menores e tendas de vinho e champanhe. Algumas tendas possuem biergartens que costumam estar menos concorridos. O gostoso mesmo pra viver a Oktoberfest é ficar dentro da tenda.

Saímos do Brasil com planos de visitar o máximo de tendas, mas uma vez lá, a coisa muda de figura. Você toma algumas cervejinhas e fica satisfeito por ter um lugar pra sentar onde poderá curtir a festa. Nas tendas eles servem cervejas do estilo Oktoberfest apenas e a que achei mais saborosa foi a Augustiner. Na Lowenbrau terminamos a noite com canecas levantadas e gritando muito ao som de “4 Non Blondes – What’s Up” e eu saí de lá sem sabeeeeheyheyheyheyaaaa I said, hey! What’s goin’ on?

A lista completa de tendas, você encontra no site da Oktoberfest, dê uma pesquisada e monte seu roteiro.

VEJA TAMBÉM:

…Seja objetivo (e gentil!) com sua atendente

Trate sua atendente com cortesia e pergunte onde pode sentar. As atendentes estão treinadas e já decoraram quais mesas estão reservadas para cada parte do dia. Seja claro e objetivo: “Quero um lugar onde eu possa ficar por 2 horas” ou “Gostaria de um lugar para ficar o resto do dia, é possível?”. As reservas são divididas em dois períodos manhã-tarde e tarde-noite com direito a garçom virando a mesa pra galera levantar e ir embora (não é rude, é apenas, an… Um jeitinho assertivo alemão), então elas são as melhores pessoas para guiá-lo para as mesas que são as melhores para atender as suas necessidades e se não houver…

Percebam que minha mesa estava reservada para outra pessoa, mas explicamos exatamente o que queríamos e a garçonete disse que poderíamos ficar até o horário que desejávamos

Faça amizade

Não tenha medo de perguntar às pessoas que estão sentadas nas mesas se pode dividir o local com elas. A cerveja é o lubrificante social mais perfeito do mundo e o clima de felicidade vai ajudá-lo a ser bem recebido e fazer novas amizades. Não levamos nenhum fora, pedimos a cerveja e…


A cerveja é cara

Cada litro de cerveja (essa é única unidade de medida possível! Ou litro, ou nada!) custa em torno de 10 euros e é esperada uma gorjeta de 1 euro para a atendente. Eles só aceitam dinheiro.

Em geral, você não pode pedir cerveja caso não esteja sentado

Entrando na tenda, procure um lugar para sentar. Isso garante que você comece a ser servido. No entanto, em uma das tendas que entramos à noite, pretendíamos ficar umas 2 ou 3 horas e apenas beber. Falamos exatamente isso para a garçonete e ela simplesmente falou para que a encontrássemos sempre no mesmo local pois ela traria as cervejas. Isso não é comum, mas à noite, com as tendas em clima de “night” acho que as tradições se tornam mais flexíveis, porque…

Se você subir no banco, precisa virar o Mass

Pode ser que de manhã/tarde você veja pessoas subindo nos bancos, sendo incentivadas a virar o MASS e aplaudidas quando completam o feito. Então, se subir no banco, tenha em mente que você pode ser vaiado se não virar sua caneca de cerveja. Mas à noite… À NOITE, MEU AMIGO, as tendas viram a maior festa e TODO MUNDO SOBE NO BANCO e grita com a outra mesa, e paquera o povo de 5 mesas de distância e dança pra caramba, é uma loucura… Se alguém subir no banco para virar o MASS passará completamente à paisana. NÃO SUBA NA MESA! Apenas no banco! Se você subir na mesa pode ser expulso.

Comidas!

Dentro das tendas você vai encontrar os bretzels, um pãozinho para dar aquela forrada no estômago e as tradicionais half-chickens, meio frango (que parece que foi cortado à espada laser) que ajuda a segurar a onda dos litrões de cerveja. Gira em torno de 10 a 20 euros. Para economizar e variar o menu, explore as barraquinhas do parque, há desde salsichões a hambúrgueres de frutos do mar! Os preços em algumas barracas é bem mais acessível.

Parque de diversões gigantesco!

A Oktoberfest não se trata apenas das tendas, há centenas de outras atrações, um parque de diversões gigantesco e centenas de barraquinhas de jogos, mais de três montanhas-russas, duas torres para queda-livre e até atrações para as crianças. Não deixe de ir na roda gigante para contemplar o parque e tirar uma foto panorâmica da festa, é um registro bem bacana! O pagamento é em dinheiro, como tudo lá dentro do parque, e as atrações giram em torno de 5 a 10 euros. Ai.

Vista da roda gigante <3

Outras dicas aleatórias

A entrada do parque é gratuita e nas tendas também. Não pode entrar com garrafa de vidro. Não pode fumar dentro da tenda. Não pode dançar, nem subir na mesa (só nos bancos). É completamente desnecessário levar copo ou beer stein de casa. Não tente levar canecas para casa, você pode ser preso – NÃO CUSTA LEMBRAR, NÉ?!


Pessoal, espero que tenham gostado das dicas!
Os comentários estão abertos para que vocês contribuam com as suas experiências ou façam perguntas, ok? No nosso Instagram costumamos responder mais rápido, é @mariacevada. Segue a gente aí. Beijos e ein prosit!

>> Acesse outras matérias de turismo cervejeiro pelo Brasil e pelo mundo!

A Maria Cevada é parceira de mídia do Science of Beer.

Um comentário para “Guia completo para Oktoberfest da Alemanha!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *