Bares de cervejas artesanais no Rio de Janeiro

A Maria Cevada é carioca e resolveu quebrar esse galho para os amigos cervejeiros de outros estados. Essa lista é praticamente um serviço público para quem quiser fazer um beer tour por aqui.
Se você já costuma beber artesanal no Rio, hora de conferir se você já conhece esses lugares.Como somos do Rio de Janeiro, o nosso Instagram (@mariacevada) é uma boa fonte de inspiração, clica aqui pra dar uma olhada.Se você tiver pouco tempo, fala com a gente pelo Instagram que ajudamos a montar o roteiro!

Hocus Pocus DNA
Zona Sul | Botafogo

É o bar próprio da cervejaria Hocus Pocus. O ambiente é construído em madeira e tem aquele jeitão rústico dos tap rooms gringos com mesas compartilhadas e longos balcões. São 14 torneiras divididas por rótulos da Hocus Pocus e outras cervejarias cariocas. No cardápio estão petiscos inusitados como azeitona empanada, sanduíche de croquete de língua e polvo ao vinagrete com batata doce.
Confira a matéria completa sobre o bar.

Harmoniza com: pós-tarde de passeio cultural pelo Parque Lage com bate-volta na Comuna.

Rua Dezenove de Fevereiro, 186 – Rio de Janeiro – RJ
https://www.facebook.com/HocusPocusDNA
De segunda a sábado de 18h à 1h.

Espaço Zero09
Zona Sul | Ipanema

O Brewpub da Zer09 possui 21 torneiras de chope, sendo uma delas diretamente ligada ao tanque da área de fabricação de cerveja. O clima descontraído do Espaço 09 combina com o estilo praiano do bairro, com mesas no estilo botequim, grafitagens nas paredes, e uma pegada rock’n roll.
Eles ficam em um Coletivo Gastronômico Artesanal que reúne produção de cerveja local, drinques e petiscos. Quem quiser um drinque terá opções autorais e clássicas do Bar do Honô e pra comer, as pizzas artesanais da DuMalt. O ambiente também costuma ter exposições artísticas e fotográficas.

Harmoniza com: praia e chinelo, pôr do sol e good vibes.

Espaço 09
Endereço: Rua Farme de Amoedo, 43. Ipanema. Rio de Janeiro
Telefone: (21) 9 8743-0757
Funcionamento normal: Terças e Quartas – 18h às 23h / Quintas – 18h às 01h / Sextas – 18h às 03h / Sábados – 15h às 03h / Domingos – 15h às 23h



Birreria Escondido
Zona Sul | Botafogo

O Birreria Escondido abriu com um proposta interessante em Botafogo: harmonizar pizzas e cervejas artesanais. Possui 16 torneiras e uma variedade interessante de estilos. As pizzas são bem gostosas e o espaço agradável. 


Endereço: Rua Voluntário da Pátria, 53, em Botafogo
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 18h à 1h; sábado e domingo, das 18h às 2h
https://www.facebook.com/BirreriaEscondidoCA

Telefone: (21) 3489-9989

Boteco Colarinho
Zona Sul | Botafogo

O Colarinho conta com 33 torneiras de chope e é um dos bares mais antigos a abraçar a cerveja artesanal. É um dos bares mais tradicionais do estilo e um lugar gostoso para frequentar num cair de tarde e acompanhar os arredores de Botafogo lotando aos poucos em um clima jovem e alternativo. Tem aquele jeitão de boteco carioca raiz que a gente tanto ama. 

Foi o primeiro estabelecimento da rua Nelson Mandela, ela fica na lateral da praça da Estação de Metrô de Botafogo e agora concentra bares e restaurantes. Os petiscos são deliciosos e você não pode sair de lá sem provar os rótulos do próprio Colarinho.

Harmoniza com: tarde cervejeira, “Vou te esperar no Colarinho”, happy hour indo direto do trabalho, comida de verdade.

Boteco Colarinho
Rua Nelson Mandela, 100 – Loja 127, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2286-5889
Seg, das 17h até o último cliente. Ter a dom, do meio-dia até o último cliente.

 



Hop Lab
Zona Norte | Praça da Bandeira





O Hop Lab fica praticamente em frente ao Botto Bar e conta com 30 torneiras arrojadas com rótulos mais caros e difíceis de encontrar em chope no Rio de Janeiro. É a melhor seleção de cervejas artesanais na minha opinião, mas infelizmente (e justamente por causa disso), não é uma programa barato. Lá é possível acontecem com frequência tap takeovers de marcas como a Founders e Fantome. As comidinhas são meio vikings, com muita carne de caça e até uma turkey leg gigante.

Endereço:
R. Barão de Iguatemi, 292 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ, 20270-060
Telefone: (21) 3217-1146
https://www.facebook.com/hoplab




The Drunk Trunk Centro
Centro do Rio

The Drunk Trunk Centro, novo bar de cervejas artesanais



Esta é a 3ª unidade do Pub cervejeiro que é sucesso em outras diversas áreas do Rio de Janeiro.
O espaço, além de ter diversas cervejas de qualidade, também tem ambiente agradável, promovendo trocas de ideias sobre o mundo, muito além dos lúpulos e maltes.

O The Drunk Trunk Centro tem 10 torneiras, sendo 9 de cervejas artesanais e 1 de prosecco, drinks, ou espumante.

No cardápio, para harmonizar com as cervejas, diversas opções deliciosas, como o Drunk Dog (linguiça artesanal, chips de alho poró e mostarda), Trunk Onion (pétalas de cebola empanadas e fritas com maionese temperada), e dadinhos de tapioca com geleia de bacon.

O famoso Drunk Dog, acompanhado de fritas

Harmoniza com: beber aquela boa cervejas com os amigos depois de sair do trabalho ou antes de pegar a barca.

Serviço
The Drunk Trunk Centro
Endereço: Av. Erasmo Braga, 278 / lojas L e M (Ed. Menezes Cortes)
Funcionamento:
Segunda e Terça-feira – de 11h às 22h
Quarta e Quinta-feira – de 11h às 23h
Sexta-feira: de 11h à 00h.
Sábado e Domingo: Fechado
Contato: (21) 98000-2003

Espaço Lapa Café
Centro | Lapa

Foto: site Lapa Café

Com cara de galeria de arte, o Lapa Café se orgulha dos seus quase 500 rótulos de cervejas disponíveis. Há também um grande espaço com palco e pista de dança que recebe com frequência alguns pocket shows.

Harmoniza com: esquenta para a noite mais boêmia do Rio – a Lapa

Rua Gomes Freire, 457, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
http://www.espacolapacafe.com.br/
(21) 3971-6812

Seg a sex, das 8h às 22h



The Drunk Trunk – Nova América
Zona Norte | Del Castilho


A Zona Norte tem um novo point de cervejas artesanais: O The Drunk Trunk.

A nova filial do Pub cervejeiro abriu suas portas, em meados de 2019, na área externa do Shopping Nova América, um dos shoppings mais conhecidos da região.
A casa tem 7 torneiras de chope e 1 de drinks. Além disso, eles têm um cardápio de snacks incríveis, desenvolvido especialmente pelo Chef Henrique Mezenga.
Entre as opções do cardápio estão as Mini Empanadas Argentinas Artesanais (acompanhadas de geleia de pimenta da casa), o Drunk Dog (cachorro quente com linguiça de pernil artesanal), o Sanduíche de Mignon (fatiado e marinado em molho especial, acompanhado de fatias de bacon caramelizado no forno e alface frizê no pão francês de hambúrguer), entre outras delícias.

Sanduiche de Mignon Fatiado Marinado em Molho Especial.



O Pub tem, também, diversos jogos de tabuleiro, Jenga gigante, e várias outras opções de jogos para você aproveitar enquanto degusta suas cervejas.

Harmoniza com: Curtir uma tarde com a família ou os amigos no Shopping


Serviço
The Drunk Trunk – Nova América
Endereço: Shopping Nova América – Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 – Del Castilho, Rio de Janeiro – RJ (na parte externa, ao lado do Acesso E)
Funcionamento:
Domingo a Quinta – de 11h às 22h.
Sexta e Sábado – de 11h à 00h.
Feriados – de 13h às 21h.


Yeasteria – Ponto Cervejeiro
Zona Norte | Tijuca

Yeasteria é um bar tijucano que chegou para movimentar ainda mais a cena cervejeira carioca.

Eles possuem 3 torneiras de chope, que variam o tempo todo, e para o cliente escolher as cervejas, basta ir nas estantes, consultar o preço, estilo, amargor, teor alcoólico, cor, e pedir ao garçom.
Mas se surgir alguma dúvida, é só pedir ajuda, pois os funcionários estão sempre por perto oferecendo dicas e sugestões para a próxima cerveja.


Harmoniza com: Reunir os amigos para degustar cervejas artesanais num clima bem cervejeiro.
Confira a matéria completa sobre o Yeasteria.

Yeasteria – Ponto Cervejeiro
Rua Pereira Nunes, 266 – Tijuca – RJ
Telefone: (21) 3579-3003
Facebook: https://www.facebook.com/yeasteria
De Terça a Quinta das  18h a 0h
Sexta e Sábado das 18h a 1h
Domingo das 18h às 23h

The Drunk Trunk Valqueire
Zona Oeste | Vila ValqueireO Pub The Drunk Trunk não para de crescer no Rio de Janeiro!
A mais nova filial do Pub Cervejeiro abriu as portas no Food Park Valqueire, em Vila Valqueire (Rua das Camélias, 502).A unidade conta com 6 torneiras de chope artesanal, que são renovadas semanalmente com destaques selecionados de cervejarias locais e também de fora do Rio. 

Chope no The Drunk Trunk / Crédito: Manuella Schorchit

A casa tem opções de jogos para você aproveitar enquanto degusta suas cervejas, como a Jenga gigante, jogo em que os visitantes do pub podem se desafiar a ver quem consegue retirar as peças e empilhá-las sem deixar a torre cair – febre nos Estados Unidos – e liberado para todos os clientes.

Serviço:
The Drunk Trunk Valqueire
Endereço: Rua das Camélias, 502 – Vila Valqueire
Horário:
Quarta e quinta – 18 às 23h
Sexta e sábado – 18 às 00h
Domingo – 15 às 22h



Beef Bar Escondido, CA
Zona Sul | Copacabana


O bar tem 24 torneiras dedicadas às cervejas artesanais e a especialidade do lugar são India Pale Ale’s. O estabelecimento é uma proposta para já iniciados no mundo cervejeiro que buscam sabores mais complexos. Antes de visitar, vale acompanhar a fanpage do bar: eles costumam organizar eventos dedicados à cervejarias específicas: são os tap takeovers, em que é possível degustar vários rótulos de uma mesma cervejaria, às vezes com um preço fixo pelo evento. Em seu cardápio, belos petiscos e hambúrgueres gourmet. O bar fica em Copacabana, então aproveite para dar uma esticadinha e degustar boa cerveja.

Harmoniza com: um passeio fotográfico em Copacabana, uma pedalada na orla, uma visita ao Forte de Copacabana, uma noite boêmia pelo bairro.
Já falamos sobre o Beef Bar Escondido, CA aqui

Rua Aires Saldanha – 98 A, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
https://www.facebook.com/pubescondidoca
(21) 2522-9800

Ter a qui e dom, das 18h às 2h. Sex e sáb, das 18h às 3h.

Brewteco Leblon
Zona Sul | Leblon

Foto: VejaRio

O Brewteco é um bar cheio de personalidade. Isso porque, embora esteja localizado em uma das áreas mais nobres do Rio de Janeiro, o bar de cervejas artesanais é um verdadeiro “boteco pé-sujo”. Imagine um lugar onde um senhorzinho pede um rabo de galo e torresminho ao lado de um rapaz de bermuda cargo, segurando uma Duvel que acabou de pedir um quejo coalho com mel, por favor. É isso. É pé-sujo com cardápio gourmet, azulejo, prato-feito, cerveja artesanal e atitude.

Harmoniza com: chinelo e pós-praia


Rua Dias Ferreira – 420, Leblon, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2512-3114
Diariamente, das 10h à 1h


Herr Pfeffer
Zona Sul | Leblon





O Herr Pfeffer é arrumadinho e especializado em comidas alemãs. Você pode comer fondue de salsichinhas com gorgonzola, joelho de porco e até truta por lá. A carta de cervejas é bem bacana e possui alguns rótulos que comumente não encontro em outros bares.

Harmoniza com: sair em casal

www.herrpfeffer.com.br
Rua Conde Bernadotte, 26 – loja D, Leblon, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2239-9673
Seg a sex, do meio-dia às 22h; sáb, do meio-dia às 20h; dom, do meio-dia às 18h

Noi Leblon
Zona Sul | Leblon

Foto: O Globo

Uma das filiais da Noi está situada no Leblon e conta com um cardápio muito bem executado de dar água na boca. Possui os rótulos da marca e também chopes convidados ocasionais. As receitas da Noi são mais clássicas, mas muito bem executadas, como a Imperial IPA Amara e a Irish Red Ale Noi Rossa. A Noi coleciona medalhas em festivais por essa característica e você ainda pode ter a sorte de encontrar rótulos mais raros como a Noi Cioccolato e Noi Bárbara.

Harmoniza com: almoço pós-praia no Leblon

Noi Leblon
Endereço: Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22430-200
https://www.facebook.com/NoiGastronomiaLeblon/

Telefone: (21) 2259-4561




Antiga Mercearia e Bar
Zona Sul | Botafogo

Foto: Rio Show

É um ambiente extremamente agradável que fica dentro da Cobal do Humaitá. A Cobal é um misto de centro gastronômico com lojinhas e mercado que fica bem no centro de Botafogo. Entre chamar de bar e mercearia, prefiro chamar de mercearia. Isso porque, de fato, você pode comprar petiscos, docinhos em compotas, cereais por peso… Na fachada, os donos recriaram uma casinha de arquitetura antiga e para os cervejeiros, o local tem seus rótulos próprios na torneira e uma carta de encher os olhos. Quer mais um incentivo pra ir lá? O chope é servido em copinhos fofos de geleia.


Harmoniza com: conhecer todos os cantinhos da Cobal do Humaitá, partir pro clima de paquera da Voluntários.


https://www.facebook.com/AntigaMercearia
Cobal do Humaitá – Rua Voluntários da Pátria, 446 – loja 7, Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2226-6553 Sanduíches, Delicatessen
Dom a qui, das 9h à meia-noite. Sex e sáb, das 9h às 3h




Lupulino

Zona Sul | Botafogo




O Lupulino fica em Botafogo e tem 16 torneiras de chope além de uma carta com mais de 35 rótulos. No bar você pode degustar receitas interessantes de harmbúrgueres especiais e contar com um atendimento atencioso.


Harmoniza com: happy hour com a galera depois de um dia estressante de trabalho.


Rua Professor Álvaro Rodrigues, 148, loja A, Botafogo
(21) 2535-0988
Horários: De 18h à 0h. Sexta e sábado até 2h.
Fechado aos domingos e segundas.



Espaço Caverna
Zona Sul | Botafogo


Garçons estilosos e cheios de atitude, num bar com uma pegada rock-chique. Esse é o Espaço Caverna, mais uma opção de bar de cervejas especiais em Botafogo.
Eles possuem 3 torneiras de chope, sendo que as vezes estão plugadas criações próprias do bar, e uma boa carta de cervejas e drinks bem criativos.



Harmoniza com: reunir os amigos para curtir um rock com cervejas especiais.


Confira aqui a matéria completa sobre o Espaço Caverna.



Espaço Caverna
Rua Assis Bueno, 26 – Botafogo/RJ
Telefone: (21) 3507-5600
Todos os dias – de 18h às 02h

Boteco Carioquinha
Centro | Lapa

Foto: Female Carioca

O Boteco Carioquinha é um tradicional participante do Concurso Comida di Buteco que elege os melhores petiscos do Rio de Janeiro. Por isso, sugiro que você vá lá forrar o estômago e se divertir com uma grande carta de cervejas. Fica no centro agitado da Lapa e conta com mesinhas do lado de fora para, como diria minha avó, você “ver as modas”. Pela Lapa, o vai-e-vem democrático de estilos cariocas é quase um programa à parte.


Harmoniza com: pós-passeio em Santa Tereza, almoço depois de conhecer a Feira do Lavradio, os Arcos da Lapa e a escadaria Selarón



Av. Gomes Freire, 822 – Loja A, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2252-3025
De segunda a quarta, das 7h à meia-noite; quinta a domingo, das 7h às 2h


Delirium Café
Zona Sul | Ipanema

Foto: TimeOut

É o primeiro Delirium Café das Américas e conta com 10 torneiras. Vencedor de 2013 como melhor carta de cervejas do Rio de Janeiro fica localizado em Ipanema. O local tem os preços um pouco acima da média. Há eventos de degustações com acompanhamento de sommeliers com frequência.


Harmoniza com: conhecer a orla de Ipanema pra tentar encontrar a Garota do Tom.


Rua Barão da Torre, 183, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
www.deliriumcafe.com.br
(21) 2502-0029 / (21) 7897-9250
Seg a qui e dom, das 17h à meia-noite; sex e sáb, das 17h às 2h




Il Piccolo Caffè
Centro | Rio de Janeiro





Il Piccolo Caffé é uma ótima opção para quem for conhecer o Centro do Rio. É uma casa discretíssima, mas com rótulos super bacanas. É preciso ficar atento aos horários de funcionamento que geralmente acompanham o horário comercial.


Harmoniza com: passeio pelo centro histórico, travessia de barca para Niterói, exposições no CCBB, Centro Cultural dos Correios e Paço Imperial.


Rua do Carmo, 50, Centro
(21) 2224-8022
8h às 22h (seg. até 20h; ter. até 21h; fecha sáb. e dom.)




Hopfen Cervejas Especiais
Zona Norte | Tijuca

Foto: ograndechico

O bar despojado com mesinhas na calçada abriu recentemente na Tijuca. Ele fica próximo à Praça Varnhagen, um reduto de bares muito agitado da Zona Norte. É pequeno e tem carinha de armazém. É aconchegante e o atendimento é bem bacana.


Harmoniza com: esticar depois de conhecer o Maracanã



Av. Maracanã – 727, Loja H, Praça Varnhagen, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
(21) 3497-9155
Ter a qui, das 16h às 23h. Sex, das 16h às 2h. Sáb, das 14h à meia-noite




Biergarten Tijuca
Zona Norte | Tijuca


A loja foca em cervejas brasileiras e prioriza as cariocas – Three Monkeys, Trópica, 2cabeças, entre outras – mas os amantes das belgas e outras beldades importadas podem comemorar – a loja possui desde trapistas às cobiçadas Ola Dubh.



Além disso, é um ponto de encontro de cervejeiros caseiros, sediando mensalmente o encontro da Confraria do Cervejeiros Caseiros da Tijuca (toda terceira terça-feira do mês).
Confira a matéria completa sobre o Biergarten Tijuca.


Harmoniza com: Parada cervejeira pós-trabalho.


Biergarten Tijuca
Facebook: www.facebook.com/biergartencervejas
Endereço: Rua Campos Sales, 28 – loja A – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3269 9525
De terça a sexta 16h – 00h / Sábado 11h – 00h / Domingo 11h – 20h
Segunda fechado



Esperamos ter ajudado você no turismo cervejeiro pelo Rio de Janeiro.
Como a Internet é a melhor das plataformas colaborativas, perguntamos no Facebook quais são os melhores bares de cerveja artesanal do Rio de Janeiro. Confere aí o mapa que o pessoal criou:

 

20 comentários para “Bares de cervejas artesanais no Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *