Cervejaria Lagos: nova alternativa para cervejeiros caseiros e ciganos do Rio de Janeiro!

Visitamos a Cervejaria Lagos que fica em Bacaxá, distrito de Saquarema. Ela nasce com a proposta de ser uma nova alternativa para os cervejeiros caseiros e ciganos.

Se você está chegando no universo da cerveja artesanal agora, vale explicar: para que os cervejeiros caseiros comecem a comercializar seus rótulos de cerveja produzidos na panela, é necessário um registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Esse registro só pode ser solicitado e obtido por cervejarias. Ele atesta as condições legais de produção e segurança dos produtos e certo nível de padronização nas receitas. Por isso, quem tem o sonho de vender seu rótulo próprio precisa inevitavelmente de uma cervejaria parceira.

Já os ciganos são cervejeiros que já produzem suas cervejas comerciais regularmente, mas não possuem fábricas próprias. Suas produções são nômades e, na maioria das vezes, utilizam o espaço ocioso de fábricas que vendem rótulos próprios. Tanque vazio? Intervalo de produção? Oportunidade para os ciganos alugarem espaço e produzir seus rótulos.

A Lagos não possui a intenção de produzir suas cervejas próprias. Toda a capacidade de produção – em um espaço que surpreende e tem potencial para 71.500 litros/mês passível de expansão – é voltada para atender os cervejeiros caseiros ou ciganos. Segundo o cervejeiro Rafael Torresini, quinze rótulos já estão sendo produzidos na cervejaria, inclusive algumas colaborativas da carioca 2cabeças que estarão no Festival Repense Cerveja, os rótulos extremos da Cervejaria Quatro Graus e a Lager campeã da categoria Pale Beer Golden do World Beer Awards 2017, a Hell de Janeiro d’O Motim.

Quem tiver interesse em produzir na Lagos pode entrar em contato através do e-mail: contato@lagoscervejaria.com ou pelas redes sociais da cervejaria.
https://www.facebook.com/lagoscervejaria/

CERVEJARIA | Hoje foi dia de visitar a Cervejaria Lagos (@lagoscervejaria)! O lema aqui é “você cria, a gente produz”! 🍻 A fábrica fica em Saquarema e produz em escala industrial as receitas dos cervejeiros caseiros! Algumas cervejarias que já produziram aqui são consagradas como a @quatrograus @motimbrew @2cabecas @cervejariamohave entre outras! Eles têm capacidade de 72 mil litros mês e não pretendem ter rótulos próprios. A ideia é abrigar os ciganos mesmo! Acompanhe os Stories! 🍺🍺🍺 Maria Cevada: as melhores dicas cervejeiras pelo Brasil e pelo mundo! 🍻🍻🍻 😎 #mariacevada #craftbeer #beer #bier #cerveja #cervejagram #cervejadeverdade #cervejeiros #CervejaArtesanal #CervejaBrasileira #Confraria27 #MulheresCervejeiras #beerme #beerporn #riodejaneiro #gastronomia #saquarema #bacaxá #lagoscervejaria #brewery #cervejaria #chope #cervejagelada #beersnob #beersommelier #sommelier #ilovebeer #beergirl #beergeek
Uma publicação compartilhada por Maria Cevada – Cerveja 🔞 (@mariacevada) em


Um comentário para “Cervejaria Lagos: nova alternativa para cervejeiros caseiros e ciganos do Rio de Janeiro!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *