10 dicas para o Festival Brasileiro da Cerveja

Olá cervejeiros, tudo bom?

Em breve estaremos pela 3ª vez no Festival Brasileiro da Cerveja trazendo as novidades do maior evento de cervejas artesanais do país. Como isso já faz parte do nosso calendário do coração, às vezes partimos do princípio que “todo mundo sabe” da existência do evento e esquecemos do pessoal que está entrando agora no universo das artesanais! Desculpa! Vamos explicar como funciona o Festival Brasileiro da Cerveja e o que você não pode perder!

1. Ainda dá tempo!
O Festival Brasileiro da Cerveja acontece de 8 a 11 de março em Blumenau, na Vila Germânica. A forma mais simples de chegar por outros estados é pelo aeroporto de Navegantes.

Dica de onde ficar: Hotel Mansiones (mais confortável) e Hotel St. Jonh (mais barato). Na hora de escolher onde ficar, leve em consideração a distância da Vila Germânica. Vá de táxi!






Booking.com






2. A Estrutura






O evento acontece nos pavilhões da Vila Germânica, um espaço amplo com pontos de água e lavagem de copos, comida e palcos onde se apresentam bandas de diversos estilos. Não me recordo de ter tido problemas com filas de banheiro em nenhum dos eventos. Recomendo muito uma visita também ao Bier Vila, um dos bares tradicionais dentro do complexo germânico com comida farta e bela seleção de cervejas artesanais. É o point de pré e almoço dos cervejeiros.

3. Quais são os melhores dias?
Depende do seu perfil…
  • Quarta e quinta-feira se você quiser degustar os rótulos com calma. 
  • Na sexta-feira o evento fica mais cheio, alguns rótulos acabam, mas outras cervejarias preferem liberar novidades com mais público na casa e escolhem esse dia. É um dia mais animado.
  • É o fervo cervejeiro. No sábado está lotado e os cervejeiros um pouco cansados da maratona. Muitas cervejas já não estão disponíveis.
4. A Oktoberfest de quem ama cerveja artesanal
Blumenau é uma cidade feliz em termos de eventos cervejeiros – é a casa da Oktoberfest, o maior evento cervejeiro do país. Mas para os apaixonados por cervejas artesanais, a Oktoberfest mais deliciosa é o Festival Brasileiro da Cerveja. Aqui, bebemos em variedade e não em quantidade (escrevi e fiz cara de culpa), degustamos lançamentos, cervejas campeãs, as cervejas raras, revemos amigos… Tudo isso em um espaço mais tranquilo e menos lotado.


5. Lá acontece o maior concurso cervejeiro do país
É no Festival Brasileiro da Cerveja que se consagram as melhores cervejas do país. Na minha opinião, é a premiação nacional mais relevante. A premiação acontece no dia 7 de março, então o evento já abre as portas para o público com as medalhistas sinalizadas nos estandes vencedores.
6. Preços da entrada e das cervejas
O preço do ingresso varia de acordo com o dia do evento. Confira a tabela abaixo. No evento, a cerveja é cobrada à parte e os preços variam, numa média de R$8-10 o copo de 300 ml. Compre os ingressos pelo site: http://festivaldacerveja.com/sistema/ingresso/
7. Lançamentos
Muitas cervejarias “seguram” grandes lançamentos para esse evento. Há minilançamentos no evento, é bom acompanhar a sua cervejaria favorita pelas redes sociais e se preparar para o que eles estão programando. Geralmente lançamos uma lista bacana das cervejas imperdíveis aqui no site umas semaninhas antes.


8. Monte sua estratégia
Experiência de quem já foi a três eventos, essa é a ordem de prioridade antes que acabem as cervejas:

– Beba a cerveja campeã do Festival – ela acaba muito rápido;
– Se gostar, vá em busca das cervejas “envelhecidas em barril do ca**lho a quatro com maracujanga embebida na cachaça…” ENFIM, você entendeu – essas acabam rápido também;
– As medalhistas de ouro com estilos mais complexos e mais alcoólicos;
– As demais medalhistas de ouro e as experiências da Tupiniquim e da Bodebrown.

9. Beber água e outras dicas
Nós preparamos um guia de sobrevivência para festivais cervejeiros que você pode conferir nesse link, mas se tem uma dica que atravessa os tempos e ilumina a humanidade é: BEBA ÁGUA. E coma! Escolha sempre doses menores e… Mais algumas dicas aqui.

10. Uma viagem completa pelo Sul

Estou dando essa dica para todos os meus amigos: esse ano a Bodebrown vai organizar o Beer Train no fim de semana anterior ao Festival Brasileiro da Cerveja – dia 4 de março. É uma viagem de trem de Curitiba a Morretes pela Serra do Mar, uma paisagem fantástica, orgulho da região. Dentro do trem, uma verdadeira festa cervejeira vai acontecer com direito a lançamento de cerveja e presença dos cervejeiros. Ao final do passeio, um almoço típico em Morretes, um delicioso barreado e retorno de ônibus para Curitiba. Confira mais detalhes nessa matéria.

E você também pode aproveitar para fazer um tour nas cervejarias de Blumenau! Confira algumas dicas nessa matéria.

Pessoal, aproveitem muito as dicas, espero vê-los em Blumenau esse ano.
Aproveita e confere um dos vídeos sobre o Festival Brasileiro no nosso canal no Youtube.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *