Melhores Bares e Cervejarias de Bamberg! Nós fomos!

Bamberg: Roteiro Cervejeiro na Terra das Cervejas com gostinho de bacon!

Dicas de onde beber boas cervejas defumadas em Bamberg, na Alemanha!

Fomos conhecer a cidade de Bamberg, na Alemanha, a terra das cervejas defumadas e trouxemos ótimas dicas para um roteiro cervejeiro bem legal por lá.

Nossa viagem da Alemanha foi bem ampla: começamos em Frankfurt (nos surpreendeu), fomos à Colônia e Dusseldorf explorar o mundo das Kölsch e Altbiers, descemos o Reno explorando alguns vinhos e claro, cervejas locais, chegamos a Bamberg, de lá fomos curtir Munique e a Oktoberfest. Invadimos a República Tcheca por Pilsen, onde curtimos um spa cervejeiro e depois visitamos Praga e Berlim. É muito conteúdo, então aos poucos, vamos compartilhar com vocês.

Organizar uma viagem assim dá trabalho, então se liga na dica: o nosso parceiro Science of Beer está preparando um projeto especial chamado Viagens de Estudos Cervejeiros que irá explorar a Bélgica e uma série de outros lugares na Alemanha e na República Tcheca. Você vai viajar com um pessoal que ama cerveja tanto quanto você, acompanhado de sommeliers reconhecidos no mercado e nem vai precisar se preocupar em organizar hotéis, passagens e deslocamentos. Curtiu? Então mande um e-mail para viagemcervejeira@scienceofbeer.com.br falando que você viu essa dica na Maria Cevada e saiba mais!  A viagem acontecerá em setembro de 2017, passando inclusive pela Oktoberfest – o maior evento cervejeiro do mundo.

A cidade é uma das mais importantes da região e não sofreu muito com as guerras frequentes na Alemanha. ou seja, ela ainda mantém aquele ar de cidade medieval, o que deixa o passeio pela cidade muito interessante.

O centro de Bamberg não é muito grande e se você tiver disposição, dá pra fazer todo o roteiro andando.

Antes da dicas, um pouco de “História”:

Uma das lendas sobre o surgimento do estilo Rauchbier, que são as cervejas defumadas, conta que certa vez, ocorreu um incêndio em uma cervejaria e todos os grãos que estavam por lá, acabaram sendo afetados pela fumaça. Sem dinheiro para renovar seu estoque, o dono da cervejaria produziu a cerveja utilizando aqueles grãos “enfumaçados” e vendeu para os clientes. Para sua surpresa, foi um sucesso!

Sendo verdade ou não, é uma história bem legal de se contar.
Agora, vamos as Dicas de onde beber boas Rauchbiers em Bamberg:

Cervejaria Schlenkerla
É a cervejaria mais famosa de Bamberg e uma referência mundial para as cervejas do estilo Rauchbier. É parada obrigatória caso vocês esteja passando por Bamberg. É sério! Não deixem de ir lá! Essa foi a primeira rauchbier que experimentamos no Brasil, então teve um gostinho especial.

O prédio da cervejaria é histórico e com diversas salas, mas se o tempo permitir, vai por mim, fique no Biergarten. É um clima muito maneiro!

Uma foto publicada por Maria Cevada – Cerveja 🔞 (@mariacevada) em

Eles têm opções de comidas muito gostosas, mas vá com o estômago preparado, pois as porções são bem generosas.

Cervejas de Linha:

  • Original Schlenkerla Smokebeer – Maerzen
  • Original Schlenkerla Smokebeer – Wheat

Cervejas Sazonais:

  • Original Schlenkerla Lentbeer – Smokedbier não filtrada (apenas no período da Páscoa)
  • Aecht Schlenkerla Kräusen (Apenas no verão)
  • Original Schlenkerla Smokebeer – Urbock (De outubro até Dezembro)
  • Schlenkerla Oak Smoke (Apenas na época do Natal)

Endereço: Dominikanerstrasse 6 – 96049 Bamberg – Alemanha
Sitewww.schlenkerla.de/
Telefone: +49 (951) 56050
Horários: Segunda à Domingo, de 09h30 às 23h30

Maltaria Weyermann Craft Beer Fan Shop
Essa é a Loja da maltaria Weyermann e é parada certa para os cervejeiros caseiros! Afinal, quem nunca fez uma cerveja usando algum malte de cevada dos caras?

Lá, além de você poder ver a estrutura da maltaria, você encontra cervejas feitas na própria Weyermann (nunca vimos pelo Brasil), além de diversas cervejas dos 4 cantos do mundo que utilizam os maltes deles. Dica? Eles têm um biscoitinho açucarado feito com o próprio malte. É baratinho e lembra aqueles amendoins confeitados. Eles possuem tours guiados para quem quiser conhecer o processo bem de perto, mas é preciso marcar com antecedência.

Tour Guiados: De segunda à sexta-feira, eles oferecem tours guiados para grupos de 8 a 20 pessoas. Dura entre 1h30 e 2h e custa 15 euros por pessoa.
Se você não está indo em grupo, eles também oferecem Tours Individuais, mas apenas às quartas-feiras, às 14h. Também custa 15 euros.
am
Endereço: Brennerstraße 15, 96052 Bamberg, Alemanha
Site: www.weyermann.de/
Telefone: + 49 (0) 951 93 220-0
Horários:
Seg – Qui: 13h às 18h
Sex: 10h às 12h / 13h às 18h
Sábado: 10h às 14h

Brauerei Spezial
Cervejaria com boas opções de cervejas defumadas e comidas da região. O preço é bem em conta também.

Cervejas da casa:

  • Lager
  • Märzen
  • Weissbier
  • Ungespundetes
  • Bockbier

Endereço: Obere Königstraße 10, 96052 Bamberg, Alemanha
Site: www.brauerei-spezial.de/
Telefone: +49 951 243 04
Horários:
Seg – Sex: 09h às 23h
Sábado: 09h às 14h

Brauerei Fässla
Exatamente em frente a Brauerei Spezial, está a Brauerei Fässla. Ela foi indicação do Gabriel diMartino, cervejeiro da Cervejaria Therezópolis. Infelizmente, acabamos não indo nela, mas pode ser uma boa opção. Afinal, é do outro lado da rua.

Cervejas da casa:

  • Gold Pils
  • Lagerbier
  • Zwergla (lager escura)
  • Weizla (Helles Hefeweissbier)
  • Weizla (Dunkles Hefeweissbier)
  • Bambergator (Doppelbock)

Endereço: Obere Königsstraße 19-21, 96052 Bamberg, Alemanha
Sitehttp://www.faessla.de/english/
Telefone: +49 951 26516
Horários:
Segunda-feira a Sábado: 08h30 às 23h
Domingo: 08h30 às 13h (a cozinha não funciona aos domingos)

Mahr’s Bräu
Cervejaria que tem um Biergarten bem fofo e ótimas porções de comida. Ela é bem cheia e tem algumas opções de cerveja, mas é um pouco afastada e, sinceramente, achamos que as cervejas deixaram um pouco a desejar.

Cervejas:

  • Mahrs Bräu A U – Ungespundet
  • Mahrs Bräu Pilsner
  • Mahrs Bräu Hell
  • Mahrs Bräu Weisse
  • Mahrs Bräu Leicht (Light)
  • Mahrs Bräu Bock Beer
  • Mahrs Bräu Festtagsweisse (Oktoberfestbier)

Endereço: Wunderburg 10, 96050 Bamberg, Alemanha
Site: www.mahrs.de/
Telefone: +49 (0) 951 91 517 0
Horários:
Seg – Sex: de 07h às 04h
Sábado: 09h à 01h



Se você curtiu a ideia de viajar e conhecer mais sobre cerveja, a Maria Cevada tem mais uma dica para você.
Science of Beer está preparando um projeto especial chamado Viagens de Estudos Cervejeiros que irá explorar a Bélgica e uma série de outros lugares na Alemanha e na República Tcheca. Você vai viajar com um pessoal que ama cerveja tanto quanto você, acompanhado de sommeliers reconhecidos no mercado e nem vai precisar se preocupar em organizar hotéis, passagens e deslocamentos. Curtiu? Então mande um e-mail para viagemcervejeira@scienceofbeer.com.br falando que você viu essa dica na Maria Cevada e saiba mais!  A viagem acontecerá em setembro de 2017, passando inclusive pela Oktoberfest – o maior evento cervejeiro do mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *