7 Cervejarias e Bares em Campos do Jordão! – Turismo Cervejeiro

Turismo Cervejeiro em Campos do Jordão!

No último feriado estivemos em Campos do Jordão e nos surpreendemos com as opções bacanas para curtir uma cervejinha artesanal no clima aconchegante da cidade. Vamos dividir com vocês algumas dicas, ciladas e experiências nessa matéria.

Ficamos hospedados na Pousada Vila das Cores, foi bem tranquilo apesar de ter uma ladeira meio íngreme na entrada. No Booking.com tem várias promoções, não tive dificuldade em achar hospedagem, mesmo em cima da hora:


Booking.com






Caras de Malte

A Caras de Malte fica a caminho do Horto Florestal, parque considerado uma das principais atrações turísticas de Campos do Jordão. São vários ambientes com vista charmosa para a natureza e um hotelzinho com inspiração suíça: deck, biergarten e área interna quentinha com aquecedor central, além de espaço kids para a criançada se divertir. O clima é gostoso demais e o lugar te prende, vá sem hora pra sair!


Cervejaria Caras de Malte





Foi de longe a nossa melhor experiência cervejeira na cidade, então diria que é um lugar imperdível para visitar!

A temática do restaurante é uma “viagem intergalática em busca da melhor cerveja do universo“. A marca da microcervejaria é uma lua e você verá fermentadores cônicos sendo comparados a foguetes e todos os nomes das cervejas fazendo referência a essa experiência de outro mundo. Muito moderninho para Campos do Jordão, achei!

Com receitas desenvolvidas pela sommelière Kátia Jorge, as cervejas são muito bem executadas. Destaque para a Munich Helles Antimatéria e a Brown Porter Buraco Negro que me surpreenderam muito e foram as minhas preferidas! No dia da nossa visita também estavam plugadas a Nebulosa (Witbier), Estelar (Pilsen) e a Supernova (IPA, bem suave). Eles produzem sazonais com frequência então pode ser que você encontre outros rótulos quando for.

O maquinário da cervejaria fica visível ao público por uma parede de vidro e está aberto à visitação. A gastronomia é inspirada na culinária alemã.

Caras de Malte
Endereço: Avenida Pedro Paulo, 1.500, no Caminho do Horto
Horários: Segunda a quinta de 12h às 18h / Sexta a domingo de 12h às 22h
Mais informações: carasdemalte.com.br

Cervejaria Baden Baden

A visita à Baden Baden é uma tradição da cidade. Você vai encontrar a dica em todos os sites de turismo e provavelmente será a primeira coisa que seus amigos vão perguntar se você riscou na listinha de visitas de Campos do Jordão.



É preciso agendar com antecedência por email para garantir a sua vaga. A lista de espera é grande, principalmente nos muitos dias de chuva da cidade.

O tour é guiado e BEM BÁSICO com duração de 60 minutos. Como já sou calejada em tours em cervejarias saí um pouco xôxa, pois a área de visitação é extremamente limitada – é possível ver os fermentadores da cervejaria e o maquinário da fábrica, mas não é possível ver a área de envase, por exemplo. A fábrica pareceu dedicada ao chope servido na própria visita e aos rótulos limitados – e ninguém quis me dizer qual era a tal da cerveja R/N que estava lá fermentando a baixas temperaturas – guardei mágoa percebam, mas fica aí a pulguinha de algo novo que pode estar vindo por aí.

Na primeira parte do tour há uma explicação rápida e descontraída dos ingredientes da cerveja, com aquela degustação clássica de malte e lúpulos e instruções básicas sobre o processo de fabricação da cerveja. Nossa guia foi muito alto astral e após essa primeira parte do tour, nos levou para uma sala com as cervejas Baden Baden, suas medalhas e prêmios. Há um bate-papo sobre a diferença entre os rótulos e estilos, algumas dicas de harmonização e depois uma degustação dos estilos Bock e Cristal.


Fizemos um vídeo sobre a visita. 
Já aproveita para assinar o nosso canal no Youtube. 😉




Ao final do passeio você ganha um pequeno copo de vidro como souvenir. O que acaba, junto com as cervejas degustadas, tornando simbólica a entrada de R$20. Com pegada Disney, o tour se encerra na loja da marca com todo o tipo de merchandising e os rótulos da cervejaria. Nas épocas certas você encontrará a Baden Baden Celebration (inverno) e a Christmas até (novembro/dezembro).

Trouxemos pra casa a IPA, Chocolate, Christmas e a 5 grãos que são mais difíceis de encontrar no Rio de Janeiro. Para os tarados por copo, cadeados na carteira! Lá você encontrará todos.


Tour Baden Baden
Local: Av. Matheus Costa Pinto, 1653 Vila Santa Cruz – Campos do Jordão, SP.
Horário: Visitas diárias das 10h às 17h, em intervalos de uma hora.
Valor: R$ 20,00 por pessoa* *Menores de 18 anos não pagam, não podem degustar a cerveja e devem estar acompanhados dos responsáveis.
Telefone: (12) 3664-2004
E-mail para agendamento: badenbadentour@brasilkirin.com.br

Restaurante Baden Baden

Restaurante-Baden-Baden

No centrinho da cidade você pode visitar o Restaurante da Baden Baden e comer muito bem! Eles possuem tábuas de queijos e embutidos, croquetes, culinária alemã, tudo de bom nessa vida e ainda dão dicas no cardápio de como harmonizar as cervejas Baden Baden.

Lá tomei a Christmas Beer e o lugar é bem gostoso. Dá pra sentar em uma das mesas do lado de fora, vendo o movimento da rua principal de Campos do Jordão e a temperatura do termômetro da rua caindo gradativamente, enquanto suas orelhinhas vão ficando quentes por causa das cervejinhas. Fica bem cheio à noite.




Restaurante Baden Baden
Rua Djalma Forjaz, 93 – loja 10 – Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000
Telefone: (12) 3663-3610
Site: obadenbaden.com.br
Horário de funcionamento:
De segunda a quinta-feira, das 11h à 0h
De sexta e sábado, das 11h às 2h e domingo, das 11h à 0h.

Matterhorn


Matterhorn Campos do Jordão



Como Campos do Jordão pede um foundue, escolhemos um restaurante com referências bacanas – o Matterhorn. Eles têm nove opções de pedida, incluindo o festival de foundues (com carne, queijo, chocolate e batata gratinada), carne ao vinho, chinoise (filé mignon com cozimento em caldo especial a base de especiarias e funghi), entre outros.

O lugar é bem aconchegante com vista para a igreja de Campos do Jordão e o serviço é bem atencioso. E o mais interessante: o restaurante fica num segundo andar, enquanto o térreo se destina a um empório. Você tem a opção de escolher as suas cervejas, vinhos e petiscos e pedir para que preparem para servir no restaurante no andar de cima. Isso nos deu uma liberdade sem igual e transformou completamente a experiência para melhor.

Weinhestephaner 1516

Achamos uma Weinhestephaner 1516, comemorativa de 500 anos da Lei da Pureza Alemã (nem acreditei quando encontrei) e mais para o final do jantar pedimos uma Stout para harmonizar com o foundue de chocolate.

Matterhorn
Rua Djalma Forjas, 93, loja 20, Vila Capivari, Campos do Jordão, SP.
(Praça da Vila Capivari).
Email: matterhorn@camposdojordao.com.br
Site: www.matterhorn.com.br
Telefone: (12) – 3663.1841



Boteco do Vinho

Lide com esse queijo explodindo e derretendo

Maria Cevada enlouqueceu! Indicando bar de vinho para os cervejeiros.
Calma, gente! É na melhor das intenções. A comida aqui é MA-RA-VI-LHO-SA, são reinvenções das receitas caseiras da Dona Maria de Lourdes e é bem assim que você se sente por lá. Em casa, porque o atendimento é espetacular. 🙂 É uma ótima pedida para conciliar as vontades caso a sua companhia seja do time das uvas.

Aqui você vai encontrar a linha de cervejas Madalena e Do Gordo para acompanhar os pratos.
Pedimos e recomendamos a entrada de queijo camembert na chapa acompanhada de molhos cítricos e, se no final você achar que já está satisfeito – pode acontecer, eles até dividem a prato principal para o casal – a porção é farta!

Foi o que fizemos depois de ficarmos babando com a história da rabada que nosso garçom contou: a forma como eles cozinharam, a forma como ficou de molho na cerveja, a forma como ela estava linda, a forma… TRAZ A RABADA COM POLENTA, MOÇO, QUE EU JÁ TÔ LOKA! haha

Isso é meia porção!

Fica do lado do pórtico de Campos do Jordão, photo point tradicional de quem visita a cidade. Aproveite e almoce por lá, que tal?


Boteco do Vinho
Rua Santa Tereza, 71, lojas 1 e 2, Vila Isabela, Campos do Jordão, SP.
Email: arthur@coneleste.com
Site: www.botecodovinho.com.br
Telefone: (12) – 3662.5698

Fräulein Bierhaus


Fräulein Bierhaus



O Fräulein Bierhaus é muuuito simples, mas ótimo para dar uma esticadinha até um pouco mais tarde e aproveitar uma carta de cerveja artesanal além das cervejas locais. Pedimos currywurst e boas cervejas como a Ayinger Celebrator (Doppelbock), uma Chouffe Soleil (uma blonde ale bem cítrica da Brasseria A’chouffe) que eu nunca havia tomado.

A carta é pequena, mas bem selecionada. Encontramos até uma IPA da dinamarquesa Mikkeller, foi uma grata surpresa. Pedindo uma cerveja artesanal, o cliente tem a opção de escolher uma pequena porção de petiscos por um precinho mais camarada.

Fräulein Bierhaus
Todos os dias a partir do meio-dia.
Rua Isola Orsi, 33, Capivari – Campos do Jordão 
Tel: (0xx12) 3663-1507 

Cervejaria Campos do Jordão

Cervejaria Campos do Jordão

Se a pedida for pizza, você pode aproveitar e conhecer a Paparazzi, também conhecida como Cervejaria Campos do Jordão. As cervejas na verdade são produzidas em Ribeirão Preto, na cervejaria Lund, mas já que estamos explorando as cervejinhas, por que não?

O lugar é meio fechadão e escuro, mas como o dia era chuvoso, assim foi. Em outra situação escolheria ficar na área externa. Ao lado do restaurante fica uma loja com todos os rótulos da cervejaria e material promocional. As pizzas e calzones estavam com uma cara ótima, mas estávamos extremamente satisfeitos e não conseguimos degustar.

Do portfólio deles gostei muito da Dunkel e da Pinhão. A de Avelã possuía um aroma bem característico do coquinho, mas infelizmente não tive sorte e minha cerveja estava extremamente acética. :/


Cervejaria Campos do Jordão / Pizzaria Paparazzi
Av. Dr. Antônio Nicola Padula, 63 lj 03 – Capivari
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 12h às 18h.
Site: cervejacamposdojordao.com.br
Telefone: (12) 3663 1952

Essa foi mais uma matéria de turismo cervejeiro da Maria Cevada e como sempre você pode encontrar muitos outros destinos aqui no site. Clique aqui e confira algumas inspirações para suas viagems cervejeiras dentro e fora do país.

E não esqueça de acompanhar a Maria Cevada no Instagram para receber as dicas em tempo real, e assinar o nosso canal do Youtube onde você vive as aventuras junto com a gente! Combinado?

Sáude!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *