Como gelar cerveja mais rápido

Confira de uma vez por todas qual é a melhor forma para deixar sua cerveja gelada mais rápido. Os testes foram realizados em um vídeo especial do G1, no espaço Somos Todos Cervejeiros.



O VEREDITO:
É melhor deixar latas e garrafas em um recipiente com água, sal, álcool e gelo! As latas podem chegar à temperatura de 3,2ºC em apenas 5 minutos.


Isso acontece porque o sal precisa realizar um processo endotérmico para se dissolver. Com isso, puxa o calor das pedras de gelo deixando-as ainda mais frias. O álcool tem um papel semelhante e rouba o calor do gelo, principalmente quando a temperatura ficar abaixo de 9ºC – nessa altura o sal perderá parte do seu efeito, mas o álcool não.

Confira as etapas dos testes e outras alternativas para gelar sua cerveja:

Levar ao congelador com papel toalha: envolva a garrafa (355ml) ou lata de cerveja com papel toalha, em seguida umedeça e leve ao congelador. Resultado em 30 minutos:

Garrafa com papel toalha: Chega a 9,7ºC
Lata com papel toalha: Chega a 5,7ºC (contra 10ºC sem papel toalha)
Ou seja, a lata gela mais rápido levando ao congelador com papel toalha umedecido.
Balde de gelo: acrescente água e gelo em uma bacia e coloque sua lata ou garrafa
Resultado em 10 minutos: 
Garrafa: Chega a 11,6ºC
Lata: Chega a 6,3ºC

Balde de gelo com sal: acrescente água e gelo em uma bacia e algumas colheres de sal. O sal ajuda e coloque sua lata ou garrafa. Resultado em 5 minutos:
Lata: Chega a 6,2ºC
Balde de gelo com sal e álcool: acrescente água e gelo em uma bacia e algumas colheres de sal e álcool etílico. Resultado em 5 minutos:
Lata: Chega a 3,2ºC
E qual consegue conservar melhor? 
Depois de 30 minutos sem refrigeração, a lata ganha 16ºC, enquanto a garrafa apenas 10ºC. Ou seja, garrafas se mantém geladas por mais tempo.

Confira o vídeo completo em: Somos Todos Cervejeiros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *