Lançamento da Biritis e entrevista com Sandro Gomes

Fotos: Anderson Senne

Estive no lançamento da Biritis, a cerveja criada em homenagem a um dos personagens mais queridos do universo cervejeiro e da cultura popular brasileira: o Mussum. No Rio de Janeiro, o lançamento foi no Delirium Café e contou com a presença de Sandro Gomes, filho do humorista, e do cervejeiro responsável pela receita, André Cancegliero. Casa cheia para uma segunda-feira e muita expectativa para degustar a novidade.

A Biritis é uma Vienna Lager interessante. No aroma, o malte Vienna aparece nitidamente, mas no gosto você será surpreendido por um amargor nada convencional para o estilo. Na versão on tap ele é ainda mais nítido do que na garrafa. O resultado é uma Vienna bem refrescante.

Na degustação tive o prazer de conversar com o Sandro Gomes, empresário da Cervejaria Brassaria Ampolis ao lado de Diogo Mello e Leonardo Costa:

Foram dois anos para chegar nessa ideia junto com esse cara, o André Cancegliero.  A gente sabia do peso do nome, do quanto meu pai é importante na memória dos brasileiros e é por isso que a bigorna pesa! – explica Sandro

A pergunta que não quer calar. Por que uma Vienna? Uma cerveja em homenagem ao Mussum não deveria ter um apelo mais popular, como uma Pilsner?
Uma pilsner? Sabe, muita gente falou o contrário…  A Vienna é uma cerveja boa para ser tomada o ano todo, não é daquelas que você toma e pensa “nossa é uma cerveja forte” e… Não toma muito. A Vienna é uma cerveja fácil de tomar, mas você sente que ela é diferente, você sente um amargo no final. Sem frescuris! E aí vai querer experimentar outras. Se fosse para começar com uma Pilsner, acho que era mais fácil fechar com uma cervejaria de larga escala.

Então a Biritis além de cair no gosto do povo ainda vai trazer mais gente pro mundo da cerveja artesanal?
É por aí e ainda vêm mais cervejas. E nós queremos ouvir as expectativas de todo mundo.

Como está sendo a receptividade?
Foi bem surpreendente a aceitação. É óbvio que a gente já esperava uma repercussão, mas não da forma que foi. E os feedbacks positivos foram muito maiores do que as críticas que recebemos. Eu quero isso mesmo, ouvir a opinião das pessoas. O meu pai era assim, da porta pra fora ele era do povo, ele não era apenas meu pai. Com a gente também vai ser assim.


Saiba onde encontrar a Biritis

2 comentários para “Lançamento da Biritis e entrevista com Sandro Gomes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *