Gadgets de Cerveja 27: Pantone de Cerveja

Por Amanda Henriques

Recebemos um presente essa semana* que vale a pena comentar aqui na nossa coluna de gadgets. Você tem um amigo louco por cerveja? Ou um amigo descolado que ama design? Esse é o presente cervejeiro certo para eles.

Estamos falando do Beertone, uma escala pantone composta de 202 cervejas de mais de 40 cervejarias nacionais organizada de acordo com as cores de cada uma delas. Sim!  Já podemos comemorar esse arco-íris de possibilidades entre as cervejas brasileiras e esse trabalho mostra de forma divertida a revolução da cerveja no Brasil.

No editorial do produto: “Por décadas fomos reféns de uma cultura cervejeira pautada por grandes indústrias sem nenhum interesse em variedade. Para nossa sorte, o cenário hoje é outro. As cervejarias artesanais, impulsionadas pelo crescente interesse em nosso país, provocaram uma revolução na relação do brasileiro com a cerveja”


Fala mais sobre o Beertone!



O design já é um show à parte, mas o bacana é que ele é tão instrutivo quanto bonito. Você vai encontrar informações sobre o estilo da cerveja, graduação alcoólica, temperatura ideal, escala de amargor (IBU), o site da cervejaria, descrição do sabor da cerveja e até a harmonização ideal para cada rótulo. Demais! E tudo isso seguindo uma sequência lógica de cores baseada no SRM e EBC de cada cerveja.

BEERTONE
Como comprar?
Acesse: http://beertone.me/

[Bônus Round]

O que é SRM e EBC?


SRM (Standard Reference Method): é a escala americana de cores de cerveja. Considerando que 0 é incolor, correspondente à cor da água, a escala da cerveja pode variar de 2 (uma amarelo-pálida Lite American Lager) a +40 (uma escura e encorpada Russian Imperial Stout).


EBC (European Brewing Convention): é o sistema europeu para definir as cores das cervejas e também pode ser aplicado apenas ao malte. Até 20 unidades de EBC a cerveja pode ser considerada clara. 


Os dois métodos para descobrir e classificar as cores das cervejas são bem semelhantes. Usam fotômetros e espectrofotômetros para analisar áreas semelhantes do corpo líquido. O que muda entre eles é a escala, que embora muito semelhante para cervejas claras, pode apresentar variações nas mais escuras. 




* A Maria Cevada tem um compromisso de transparência com você.
As matérias patrocinadas e itens recebidos como presentes sempre serão sinalizados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *