Essa é pra guardar 2 – Como retirar rótulos

Por Anderson Senne

Além de colecionador de tampinhas, como deixei claro na primeira matéria desse tema, também gosto muito de colecionar os rótulos das cervejas que degusto. E apesar de alguns saírem bem facilmente, outros são tão bem colados que ficam quase impossíveis de serem retirados sem danificar.

Para não perder esses rótulos, passei a utilizar algumas técnicas para retirá-los. São bem simples:

Dica 1: Para retirar os rótulos de papel, basta deixar a garrafa imersa em um pote ou jarra com água. Após algum tempo, o rótulo costuma descolar sozinho da garrafa. Eu costumo deixar por uns 30 minutos.

Caso ele não descole, você pode retirar a garrafa da água e retirar o rótulo na mão mesmo.

CUIDADO: Caso o rótulo comece a rasgar, pare imediatamente deixe o rótulo secar totalmente e use a dica 2. 




Dica 2: Coloque um pouco de água para ferver. Quando ela estiver fervendo, coloque a garrafa com o rótulo virado para o vapor gerado pela fervura. Isso fará com que a cola derreta um pouco, facilitando a retirada do rótulo. Vá puxando lentamente, pois quanto mais você retirar o rótulo, mais fácil ficará para o restante sair.


Para evitar que o vapor queime sua mão, você pode usar uma luva para segurar a garrafa.
Dica 3: Caso o rótulo seja plastificado, basta você ferver um pouco de água, jogar essa água fervente dentro da garrafa usando um funíl e esperar. O calor derreterá a cola do rótulo e você conseguirá puxá-lo facilmente. 

CUIDADO: Após colocar a água na garrafa, ela ficará muito quente. Portanto, quando for segurar a garrafa para puxar o rótulo, tente usar um pano ou uma luva.
E se vocês tiverem mais alguma dica, é só postar aqui nos comentários.

Fizemos um vídeo de uma das tentativas com rótulo plástico. Ah, e aproveita e segue a Maria Cevada no Instagram: @mariacevada

14 comentários para “Essa é pra guardar 2 – Como retirar rótulos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *