Últimas Notícias

Turismo Cervejeiro em Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade feliz em termos de cerveja. Grandes rótulos brasileiros despontam por lá como as bonitas da Cervejaria Coruja e da Seasons. Também é fácil (e mais em conta) encontrar as cervejas da Rasen, naturais de Gramado, ali pertinho. E pra quem não quer ficar apenas degustando localmente, há vários locais com cartas invejáveis, ambientes bacanas e acompanhamentos gostosos. Sempre contando com um atendimento educadíssimo que - a carioca aqui olha até meio desconfiada – torna a experiência ainda mais agradável.

Biermarkt Vom Fass


O lugar é classudo, no bairro nobre Moinhos de Vento, mas não se engane: é pra quem vive cerveja sem mimimis. São três ambientes que contemplam um deck de vidro, um balcão na entrada, um salão ao fundo (fácil imaginar reunir os amigos em um ambiente só pra eles) e o andar de cima.

(Hacker Peter /  Foto: Tripadvisor... Porque eu comi o meu antes de tirar foto #gorda)

O que tem de mais? Uma carta muito digna de cervejas, 24 torneiras (VINTE-E-QUATRO-TÁ!) e pratos deliciosos, por mais inusitados que pareçam. Comi por lá o Hacker Peter, pão preto com carne crua [oi?] temperada acompanhando as Abadessas Slava e Export. Foi lá que tomei a Green Cow IPA pela primeira vez (LINDA!) e ouvi um "-Você não é daqui. Mulher não pede Green Cow" do garçom. 
Tá bom então, né...

Não saia daqui sem tomar: os chopps, as Abadessas e algumas Seasons

Bier Markt Vom Fass
Rua Barão de Santo Angelo, 4970
Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS

A Toca

É a toca da Coruja! Lá você vai encontrar as cervejas da Coruja servidas direto do barril e chopps convidados em um lugar de gente-bonita-em-clima-de-paquera. Internamente é um pub aconchegante e lá fora a bagunça de happy hour é muito gostosa.
Na saída você ainda pode comprar kits com as cervejas e copos.

Não saia daqui sem provar: Coruja Labareda (com gostinho de pimenta no final!), Coruja Coice, Coruja Baca e Extra Viva. Leve um amigo para te carregar depois


A Toca da Coruja
R. Gen. Lima E Silva, 1255
Cidade Baixa

Água de Beber

O Foursquare e o Untappd  me levaram para esse bar e posso dizer que, se o lugar fosse gente, seria um motoqueiro barbudo.  É no Centro, são duas portinhas, um corredor gigante,  er... Eu era a única menina no bar, mas vamos lá Maria Cevada, vamos entrar nessa bagaça. E não é que era sensacional?

(Foto: Água de Beber)

Lá você vai encontrar as cervejas da região e mais um monte com um preço mais camarada que o dos outros lugares. De quebra você ainda pode pedir uma Punhetinha... Calma, NÃO É NADA DISSO! É que os pratos de lá têm nomes espirituosos e maxoxôs como o bar pede.
Pra quem é local, o bacana é pagar o preço fixo das festas e degustar várias cervejas diferentes ao lado de quem curte e entende. Eu fiquei com vontade de voltar só pra participar.
Não saia daqui sem provar: Green Cow IPA, Cirilo Coffee Stout, Funhouse Belgian Blond

Armazém Água de Beber
Rua Vigário José Inácio, 686
Centro – POA

Atelier das Massas


Surpresa boa da viagem! O lugar é conhecido em POA por ser o melhor restaurante de massas da região. De fato, é muito gostoso e foi isso que me levou lá. A carta de vinhos é linda, mas ... Que felicidade! Eles elegeram também Barley Wines para o cardápio! Tomei uma Schmitt Barley Wine, comi uma massa com frutos do mar, abençoei os donos de lá com todo o meu coração e saí trocando as perninhas por causa da gradação alcoólica da moça.

Atelier das Massas
R. Riachuelo, 1482
Centro
(a entrada é discreta, cuidado pra não passar sem ver... E cuidado para não passar sem ver DUAS vezes, como eu fiz.)


Mercado Público Central
Aqui você pode tomar o sorvete mais tradicional da cidade e de quebra fazer compras para levar seus rótulos favoritos para casa. Você vai encontrar armazéns com prateleiras e prateleiras repletas de amor e preços em conta. Alguns entregam no seu estado se você não quiser levar cervejinhas na mala.

Praça Pereira Parobé

MAIS! MAIS! MAIS!
Encontrei mais dicas no blog Bebendo Bem.
Não fui a esses bares, mas quem sabe da próxima vez?

Bierkeller – Uma lenda. No Bierkeller você se serve e paga a conta de acordo com o que consumiu. Assim, na base da consciência. O bar é todo retrô e vários cantos excêntricos como um cofre que ninguém sabe ao certo o que tem dentro. O problema: você só consegue entrar se for um sócio ou conhecido de um sócio. É... Hora de aumentar o seu círculo de amizades com fins BEM etíli... Er... específicos. Pra ficar com mais vontade: criaram uma cerveja especialmente para o lugar. Chama-se Maria Degolada.
Endereço: R. João Abbott, 596

(acima, foto da porta com leitor biométrico do BierKeller / GuiaRunge)


Appolinário – Bela carta de cervejas e petiscos
José do Patrocínio, 527
Cidade Baixa

Fábrica da Abadessa – Fica mais afastada, a 46km em Pareci Novo. Recebe visitantes aos sábados, das 10h30 às 12h, conforme agendamento no site.  A visita é guiada pelo mestre-cervejeiro Herbert Schumacher, um especialista em cervejas e na cultura germânica. 
Av. José Gertum, 470


Espero que tenham gostado das dicas. Tem mais bares, cervejarias e dicas cervejeiras para Porto Alegre?
Manda aí! 
E-mail: achamanda@gmail.com


Um comentário: