Como Hidratar Levedura para sua Cerveja Caseira

Um método simples para hidratar sua levedura antes de adicionar no mosto.

Com a ajuda da apostila do Cerveja da Casa, listamos aqui um passo-a-passo de como hidratar a levedura cervejeira (ou fermento) antes de adicionar no mosto, após ele ter sido resfriado até a temperatura indicada.

Vale lembrar que este processo demora cerca de 30 minutos, então, você pode fazê-lo, enquanto estiver na etapa de fervura.

Terminada a Oxigenação e Resfriamento do mosto, ele estará pronto para receber a levedura. Esta (a levedura) pode ser adicionada seca diretamente no mosto, ou pode ser hidratada, seguindo os seguintes passos:

– Previamente, retire o pacote de levedura da geladeira para que ele fique na temperatura ambiente.

– Ferva o equivalente a 10ml de água para cada grama de levedura. Caso você possua um Erlenmeyer (aquele frasco de vidro usado nos laboratórios químicos), este procedimento pode ser feito diretamente nele, pois este recipiente pode ser levado ao fogo. Caso não possua, pode ferver a água em uma panela ou chaleira (por pelo menos 5 minutos) e depois, passar para um copo previamente sanitizado.

– Resfrie a água até 30ºC ou a temperatura ambiente.

– Abra o pacote de levedura e jogue lentamente na água, aos poucos. Se jogar o pacote de uma vez, é possível que se formem pequenas “montanhas” ou “bolinhas” de levedura seca.

Hidratação da Levedura Cervejeira / Crédito: homebrewersassociation.org

– Não mexa o recipiente! Espere, pelo menos, 15 minutos antes de mexer ou mover esse recipiente em que você estiver hidratando a levedura. Mexer nesse momento, também pode matar as células.

– Depois de uns 15 minutos, se ainda existirem esses “morrinhos” de levedura seca, comece a mexer suavemente para desmanchá-los.

– Comece, então, a cada 5 minutos, a agitar suavemente a mistura para homogeneizar.

– Ao final, o líquido deve ficar como um creme, um pouco mais líquido.

– Se a temperatura da mistura estiver com uma diferença maior que 8ºC para o mosto já resfriado (após a fervura), adicione um pouco do desse mosto no recipiente para, lentamente, equalizar as temperaturas. Choques de temperatura podem ocasionar mutação nas células das leveduras.

– O processo inteiro de hidratação deve durar uns 30 minutos. Por fim, adicione a mistura da levedura hidratada ao mosto já resfriado (até a temperatura correta) dentro do balde fermentador.

Agora é só colocar o balde fermentador na geladeira, ajustar a temperatura, e acompanhar as leveduras consumindo os açúcares do mosto, gerando álcool e gás carbônico.

E ae, gostou das dicas, então aproveite para ver mais algumas dicas sobre o processo de produção de cerveja em casa:

Teste de Iodo na Cerveja Caseira

Como utilizar o Densímetro na sua Cerveja

Como fazer o priming na sua cerveja

Como Fazer Cerveja em Casa na Panela Automática

Lojas para Cervejeiros Caseiros no Rio de Janeiro

Como Fazer Cerveja em Casa em 10 Minutos

Saúde e Boas Cervejas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *