Tem Cerveja Artesanal em Fernando de Noronha!

5 dicas de locais para beber Cerveja Artesanal em Fernando de Noronha.

Se você gosta de viajar para locais com muita beleza natural, o arquipélago de Fernando de Noronha é um destino que você precisa ir em algum momento da sua vida.
O arquipélago, que é de origem vulcânica, é lindo, com muitas praias de águas extremamente límpidas, muitos peixes, tartarugas, arraias e muitos outros bichinhos, além de trilhas, mirantes e piscinas naturais de tirar o fôlego.

A ilha principal é pequena e você pode fazer tudo usando transporte público. Eles tem 1 linha de ônibus (é sério. Apenas 1 linha) que anda pista principal da ilha e também alguns taxis. Contudo, o ônibus não chega em algumas praias e mirantes. E você acaba tendo que andar uns 20 minutos dependendo de onde quiser ir. Se quiser, você também pode alugar um buggy pelos dias que ficar lá, mas saiba que o aluguel costuma ser cerca de R$250 por dia.

A gama de bares e restaurantes é grande e na maioria você vai encontrar Heineken, mas caçamos alguns locais para você matar sua vontade de beber cerveja artesanal.

Então, confere aqui nossa lista de 5 points para você beber cerveja artesanal em Fernando de Noronha:

Bar do Meio

Localizado entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição, o Bar do Meio tem um visual incrível!

É uma ótima opção para almoçar após curtir uma das praias e um local excelente para curtir um belo pôr do sol, com visão privilegiada para o Morro do Pico, um dos cartões postais mais famosos de Fernando de Noronha. Tudo isso, é claro, acompanhado de uma boa cerveja artesanal.

No Bar do Meio a cerveja artesanal oficial é a carioca Praya, uma Witbier com 5,3% de teor alcoólico, Uma cerveja bem refrescante para relaxar nos dias quentes da ilha e que harmoniza muito bem com pratos de frutos do mar, como essa moqueca de peixe e camarão  que pedimos para o almoço.

Endereço: Estrada da Alamoa, 130 – Praia do Meio, Fernando de Noronha (Fica entre as praias do Meio e da Conceição).
Telefone:  (81) 3619-0424
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a Domingo, de 12h às 22h.
Cerveja Artesanal: Encontramos a Praya Witbier (RJ).

O Mergulhão

No fim de tarde, após os passeios de barco pela ilha e uma caminhada para visitar a Capela de São Pedro dos Pescadores, a Enseada dos Tubarões e Ponta da Air France (ponto de convergência entre o Mar de Dentro e o Mar de Fora), fomos curtir o pôr-do-sol no Restaurante Mergulhão.

E para nossa alegria, descobrimos o restaurante com a maior carta de cervejas artesanais de Fernando de Noronha: são 14 rótulos de diferentes cervejarias artesanais de Minas Gerais. O restaurante serve também drinks, vinhos, espumantes e possui um cardápio com diversas opções de pratos de frutos do mar.

Endereço: Porto Santo Antônio, s/n, Fernando de Noronha (Fica à esquerda de quem sobe do Porto)
Telefone: (81) 99601-0203
Horário de Funcionamento: Segunda-feira à Sábado, de 12h às 22h30 (Fechado aos Domingos)
Cervejas Artesanais: Rótulos das Cervejarias Capa Preta (MG), Jóia Mesquita (MG), Ouropretana (MG) e Falke (MG).

Buena Onda Loja Café

Na subida para nossa pousada, ao virar uma esquina, descobrimos o Buena Onda Loja Café, um mix de loja, café e bar, com opções de cervejas artesanais, vinhos, cafés, sucos, salgados, petiscos e, também, camisetas, quadros, bijuterias e diversos outros tipos de presentes e souvenires de Fernando de Noronha.

Lá degustamos a Manguezal IPA, uma India Pale Ale artesanal de Recife, com 6,4% de teor alcoólico e 63 IBUs (Unidades de amargor). Bem aromática, com notas cítricas e amargor médio/alto. Teve até lançamento de rótulo novo na ilha. Estamos acompanhando o Instagram deles e as novidades não param de chegar.





Endereço: Alameda Pau D’Arco – Floresta Nova, Fernando de Noronha (Fica na esquina da Alameda da Harmonia com a Alameda Pau D’Arco)
Telefone: (81) 99597-0616
Horário de Funcionamento: Segunda-feira à Sábado, de 16h às 23h.
Cervejas Artesanais: Rótulos da Cervejaria Manguezal (PE), Cerveja Babylon, Capunga. Temos acompanhado o Instagram deles e as novidades não param de chegar.

Restaurante Varanda

O Restaurante Varandas é referência na gastronomia de Fernando de Noronha. Possuem um cardápio com várias opções de carnes, aves e, é claro, frutos do mar. Comemos o Gratinado de Frutos do mar, que vei muito bem servido para duas pessoas.
Na carta de cervejas, rótulos de duas cervejarias de Pernambuco: Cervejaria Ekäut, de Recife, e Cervejaria Quatro Cantos, de Olinda.

FÉRIAS DA MARIA | Ontem visitamos o Restaurante Varanda em Fernando de Noronha – @varandanoronha – e encontramos os rótulos da @cervejaquatrocantos e da @ekautcervejaria . 🍺Experimentamos a Prudente Witbier de 4,2% de álcool, feita com casca de laranja e semente de coentro e também a APA 1817 da Ekaut feita em homenagem à Revolução Pernambucana que passa por dry-hopping com os lúpulos Mosaic e Ella. Ela tem 5,4% de álcool e 40 IBU. Para comer, frutos do mar gratinados.😍 Em breve faremos um post reunindo todas os lugares onde encontramos cervejinhas para vocês poderem salvar aí. ▫️ ▫️ 🍺 Siga Maria Cevada: as melhores dicas cervejeiras do Brasil e do mundo. Se beber, não dirija 🍺 ▫️ ▫️ #mariacevada #cerveja #beer #bebalocal #cervejacaseira #homebrew #cervejaartesanal #FériasDaMariaCevada #fernandodenoronha #beerlovers #hoplovers #confrariarj #confraria27 #comandocervejeiro #viajenaviagem #beerhunter #cervejadeverdade #cervejeiros #beerme #beerselfie #beerporn #beergirl #mulherescervejeiras #gastronomia
Uma publicação compartilhada por Maria Cevada – Cerveja 🔞 (@mariacevada) em

DICA: a parte dos fundos é aberta e tem vista para o mar de Fernando de Noronha. Então, indo com o dia claro, vale a pena ficar nessa parte externa. Caso você vá à noite, vale ficar na lateral do restaurante, logo na entrada, pois a decoração é muito legal.

Endereço: Rua Major Costa, 130 – Vila do Trinta, Fernando de Noronha (Fica numa “ruazinha” paralela à BR-363. Indo em direção ao Porto, é a rua à direita, logo após a Pousada Nascer do Sol).
Telefone: (81) 3619-1546
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a Domingo, de 12h às 23h
Cervejas Artesanais: Rótulos da Cervejaria Ekäut (PE) e da Cervejaria Quatro Cantos (PE)


Restaurante Corveta

Bem próximo da Vila dos Remédios, está o Restaurante Corveta, que possui opções mais clássicas de cerveja artesanal, com rótulos da cervejaria Eisenbahn, de Blumenau (SC), e da cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão (SP).

O restaurante é amplo e bem badalado no final da noite, pois fica numa área repleta de restaurantes e lojinhas. E eles também possuem várias opções de drinks, para aquele momento em que você quiser variar um pouco das cervejinhas. Não jantamos lá, mas pedimos essa porção de bolinho de peixe que estava deliciosa!

Endereço: Rua São Miguel, 342 – Vila dos Remédios, Fernando de Noronha
Telefone: (81) 3619-1486
Horário de Funcionamento: Segunda-feira à Domingo, de 11h30 à 00h.
Cervejas Artesanais: Rótulos da Cervejaria Eisenbahn (SC) e da Cervejaria Baden Baden (SP).

A galera perguntou: pode beber na praia?


Fernando de Noronha é um paraíso na terra que precisa ser preservado a todo custo. Por isso, as regras ambientais da região são rígidas. Existe uma taxa diária de preservação que todos os visitantes pagam logo no desembarque na ilha. Além disso, algumas praias pertencem ao Parque Nacional Marinho e é necessário adquirir um passe para visitá-las.

As praias protegidas pelo Parque Nacional Marinho não permitem o consumo de bebidas alcoólicas. Existem lanchonetes e uma ótima infraestrutura para esses locais e a fiscalização é presente.


Nas praias públicas, lindas também, é possível tomar a sua cervejinha. Sempre com a consciência de levar o lixo embora com você. Fechado?

Espero que vocês tenham gostado da matéria.
Confira outras matérias sobre Turismo Cervejeiro aqui no site.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *