Cervejarias Artesanais de São Paulo se reúnem para fundar sindicato

Órgão irá representar os interesses da categoria.

Na última sexta-feira, 24 de março, um grupo de cervejarias artesanais se reuniu na fábrica da Invicta para a fundação do Sindicato das Indústrias de Cervejas Artesanais do Estado de São Paulo. Com a criação e registro dessa instituição junto ao ministério do trabalho, toda cervejaria que se enquadrar nas definições desse sindicato passam a pertencer a ele automaticamente.


O sindicato é um órgão reconhecido por lei para efetivamente representar os interesses da categoria. De acordo com Aguinaldo Biffi, advogado responsável pela regulamentação e registro do sindicato das cervejarias artesanais, a sua fundação tem todo um regramento legal e necessidade de normatização. “A parte de legislação é muito rígida, por isso estamos dando esse suporte na fundação, preparando toda parte legal para que possa conseguir o seu registro junto ao ministério do trabalho. Depois de constituído, há um prazo que é dado pela lei para que outros sindicatos façam eventuais impugnações. Passada essa fase, o sindicato efetivamente ganha vida e vai poder cuidar dos interesses das industrias”, explica o advogado.

Para Rodrigo Silveira, mestre-cervejeiro e diretor da Invicta, o sindicato vai muito além das questões trabalhistas e patronal. “Queremos trabalhar na questão tributária no Estado de São Paulo, que hoje é uma das mais altas do país no nosso setor, não temos nenhum tipo de benefício para as pequenas cervejarias. Vamos tratar também das questões municipais, tentar criar um novo índice de poluição, porque hoje é o mesmo de uma grande cervejaria e por isso não conseguimos nos instalar em locais estratégicos. Hoje fazemos parte do mesmo sindicato das grandes cervejarias, mas ele não olha por nós, não luta pelas nossas causas, por isso entendemos que precisamos nos desvincular e formar o nosso sindicato”, esclarece Silveira.

A iniciativa partiu das cervejarias de Ribeirão Preto, que saíram em busca do apoio de outras micro cervejarias do Estado para a criação do sindicato. Durante a assembleia os presentes votaram e elegeram a diretoria que atuará de forma voluntária, sem remuneração. “A contribuição sindical já é obrigatória. As cervejarias só vão migrar para um sindicato que realmente olhe pelo setor. Tendo uma prestação de serviços eficiente, começamos a ter uma cobrança voluntária, pois a empresa passa a ter uma assessoria contábil, jurídica, vai estar por dentro das novas legislações e tudo que estiver acontecendo com o setor que só tem a ganhar com a criação deste sindicato”, finaliza Rodrigo.

Composição da diretoria:

Presidente: Augusto Cesar Balieiro – Cervejaria Walfanger

Vice-Presidente: Marcelo Rubino – Brauart Cervejas

Primeiro-Secretário: Rodrigo Natal Duarte – Weird Barrel

Segundo-Secretário: Carlos Magno Figueiro Teixeira – Quinta Do Malte

Primeiro-Tesoureiro: Walter Patricio Soares – Cervejaria Guilda

Segundo-Tesoureiro: Marcel Gerbi Longo – Cervejaria Dortmund

Conselho Fiscal:

1º Conselheiro: Ernesto Gomes Tonante – Rofer Cervejaria Artesanal

Suplente 1º Conselheiro: Renato Marquetti Junior – Sauber Beer

2º Conselheiro: Marcos De Oliveira – Representando Br Tecnologia Em Bebidas

Suplente 2º Conselheiro: Fabio Ignácio Antônio – SP 330

3º Conselheiro: Dalva Ignês Pavarina Ali Mere – Cervejaria Lund

Suplente 3º Conselheiro: José Virgilio Braghetto Neto – Cervejaria Artesanal Pratinha




FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *