Melhores Bares e Cervejarias de Berlim

Dicas de Bares e Cervejarias numa das cidades mais importantes da Alemanha.

Em outubro desse ano, fizemos um tour cervejeiro pela Alemanha e Repúbica Tcheca e, como sempre, preparamos algumas dicas para os cervejeiros que também curtem buscar cervejas ao redor do mundo. Quem acompanha a gente no nosso Instagram (@mariacevada) já viu todas essas dicas, mas a gente vai detalhar melhor para vocês. 🙂

Cervejas da BRLO Brwhouse.


Antes das dicas cervejeiras de Berlim, algumas dicas e informações extras:
1) Berlim é uma cidade GIGANTE e repleta de história por todos os lugares. Então, se você tiver tempo, vale estruturar seu passeio para conhecer a cidade.
2) O transporte público de Berlim é uma maravilha, com opções de metrô, trem, bonde e ônibus. Então, o deslocamento é bem tranquilo, mas para facilitar, você pode se hospedar próximo de alguma estação ou praça mais central. Nós ficamos num hotel próximo da Alexander Platz, uma das praças mais famosas de Berlim e um ponto em que passam diversas opções de transporte.
3) O Ticket Diário (Day Ticket ou Tageskarte) vale muito a pena se você quiser conhecer vários bares num mesmo dia. Ele permite que você use todos os meios de transporte da cidade, quantas vezes quiser, por apenas 7 euros (mas é válido apenas até 3h da manhã).

Reichstag (Palácio onde está localizado o Parlamento Alemão)

Agora, vamos falar de cerveja!
A cidade ainda possui muitos lugares com as cervejas e cervejarias clássicas, mas o movimento artesanal está crescendo cada vez mais.

Brauhaus Lemke
A Brauhaus Lemke é a uma das cervejarias artesanais mais antigas de Berlim. Atualmente ela funciona em 3 locais diferentes. Nós estivemos apenas na Brauhaus Lemke am Hackescher Markt, que fica em baixo da estação S-Bahn Berlin Hackescher Markt.

Cervejas da Casa:
Bohemian Pilsner
030 Berlin Pale Ale
Wheat Ale (German Wheat Ale)
Original (Viennese Lager)
India Pale Ale
HopfenWeisse (Weizenbock – IPA)
Imperial IPA
Imperial Stout


Vale muito a pena pedir a régua de degustação deles, que vem com 6 das suas 8 cervejas.

Régua de degustação de cervejas.

Brauhaus Lemke am Hakeschen Markt
Endereço: Dircksenstrasse, S-Bahnbogen, 143 – 10178 Berlim-Mitte, Alemanha
Site: http://www.lemke.berlin/home/device.desktop/lang.en/
Telefone: +49 (0)30 247 287 27
Horários: Segunda-feira a Domingo, de 12h à 0h.

Brauhaus Lemke am Schloss
Fica próxima ao Palácio Charlottenburg, um dos pontos turísticos mais famosos de Berlim.
Endereço: Luisenplatz 1 – 10585 – Berlim-Charlottenburg, Alemanha
Site: http://www.lemke.berlin/home/device.desktop/lang.en/
Telefone: +49 (0)30 308 789 79
Horários: Segunda-feira a Domingo, de 11h à 0h.

Brauhaus Lemke am Alex
Fica próxima a Alexander Platz.
Endereço: Karl-Liebknecht-strasse 13 – 10178 – Berlim, Alemanha
Site: http://www.lemke.berlin/home/device.desktop/lang.en/
Telefone: +49 (0)30 30 87 89 89
Horários: Segunda-feira a Domingo, de 12h à 0h.

BRLO Brwhouse
Cervejaria bem nova em Berlim, mas com muita criatividade nas produções e uma curiosidade legal: eles recentemente contrataram uma cervejeira brasileira para trabalhar com eles.

Algumas cervejas da BRLO

Cervejas da Casa:
BRLO Helles
BRLO Pale Ale
BRLO German IPA
BRLO Porter
BRLO Weisse

Por muito tempo eles só funcionavam com o Biergarten em meio a vários containers. Contudo, a partir do final de 2016, vai ser dentro desses containers que vai funcionar a cervejaria e o restaurante.
O Biergarten só deverá abrir novamente na primavera.

Biergarten da BRLO.

Endereço: Schöneberger Str. 16, 10963 Berlim, Alemanha.
Site: www.brlo.de/en
www.brlo-brwhouse.de/
Telefone: +49 30 55577606
Horários:
Seg a Sex – 14h à 01h
Sábado – 12h às 02h
Domingo – 12h à 00h

Heiden Peters
O Heiden Peters fica no Markt Halle Neun, um dos mais tradicionais mercados de Berlim. Eles não possuem comidas, mas você terá todas as opções de comidinhas do mercado para acompanhar as cervejas. Vale muito a pena conhecer!

😱🍻🇩🇪 Bares imperdíveis de Berlim! Fomos em busca dos bares de cervejas artesanais frequentados pelos berlinenses. Primeira parada: Heidenpeters! Com cervejas próprias e escondidinho do Markthalle Neun – um mercadão com opções de comidinhas bacanas perto do East Side Gallery. Aqui em Berlim é comum que os bares não ofereçam comida, mas permitam que você leve ou encomende algo. Nesse ponto o Heidenpeters se torna uma opção maravilhosa, porque há uma infinidade de barracas com opções de massas, pães, queijos, embutidos, tudo o que você possa imaginar. Você pode sentar em uma das grandes mesas do mercado com sua cervejinha artesanal e total liberdade de escolher seu cardápio. Amei isso. As cervejas são bem boas com direito a Session IPA, Pale Ale e Black IPA próprias. On tap, 5 opções no dia que fomos. Eles têm linha em garrafa. #mariacevada #cerveja #cervejaartesanal #beer #craftbeer #breja #cervejabrasileira #great #bebamenosbebamelhor #beerme #beerselfie #beerlovers #instabeer #cervejaespecial #chopp #chope #cerva #brejadodia #confraria27 #beergirl #beertrip #alemanha #berlim #bar #bars #ilovebeer #pivo #birra #bier #biere
Uma foto publicada por Maria Cevada – Cerveja 🔞 (@mariacevada) em



Endereço: Markthalle, Markthalle Neun, Eisenbahnstraße 42-43, 10997 Berlim, Alemanha
Site: http://heidenpeters.de/
Telefone: +49 176 22291688
Horários:
Terça-feira, de 14h às 20h
Quinta-feira, de 17h às 22h
Sexta-feira, de 14h às 20h
Sábado, de 12h às 20h
Não abre Segunda, Quarta e Domingo.

Stone Brewing Berlim
A filial de Berlim da Stone Brewing é um pouco afastada do centro de Berlim, mas não é difícil de chegar usando alguns dos transportes públicos.
Possuem um restaurante muito bonito e chique, com direito até a mesa com água corrente no meio (isso mesmo, passava um rio no meio da mesa). Nos fundos do restaurante, você consegue ver a estrutura da cervejara, seus tanques e tudo mais.

O espaço do restaurante na Stone Brewing Berlim é enorme.

Lista de Cervejas:
A Stone Brewing Berlim tem 65 taps de cerveja, sendo a maioria de cervejas próprias, mas eles também recebem chopes convidados. A lista completa dos taps varia constantemente e você pode conferir  aqui: http://www.stonebrewing.eu/visit/bistros/berlin/draft-beer-menu

Endereço: Im Marienpark 23, 12107 Berlim, Alemanha
Site: www.stonebrewing.eu/
Telefone: +49 30 21 23 430
Horários: Segunda a Domingo – 12h às 00h
OBS: De Domingo a Quinta-feira, a cozinha funciona até 22h.
Sexta e Sábado, a cozinha funciona até 23h.


HofbräuHaus Berlim
Filial de uma das cervejarias mais conhecidas do mundo. O restaurante é bem grande, com várias daquelas mesas grandes dos biergartens e com uma banda alemã que toca músicas antigas.
Peça o Mass (caneca de 1L), brinde com os berlinenses batendo as canecas e gritando “Ein Prosit” e peça um belo joelho de porco.

HofbräuHaus Berlim lotada.

Endereço: Karl-Liebknecht-Str. 30, 10178 Berlim, Alemanha
Site: http://www.hofbraeu-wirtshaus.de/berlin/
Telefone: +49 30 679665520
Horários:
Domingo a Quinta-feira, de 10h à 01h
Sexta-feira e Sábado, de 10h às 02h

Weihenstephaner Berlim
A filial de Berlim da cervejaria Weihenstephaner, é um pouco mais tradicional e comportada. Com mesas para poucas pessoas e sem a gritaria e o falatório dos cervejeiros.

Endereço: Neue Promenade 5, 10178 Berlim, Alemanha
Site: http://www.weihenstephaner-berlin.de/?lang=en
Telefone: +49 30 84710760
Horários: Segunda-feira a Domingo, de 11h à 01h.

Vagabund Brauerei
Possuem poucos taps, mas com opções de cervejas próprias e, também, uma boa variedade de garrafas. Como vários dos bares de cerveja artesanal da cidade, eles não servem comida no bar, mas você pode comprar em restaurantes e pizzarias próximas e levar para lá.

Cerveja muito bem servida.

Endereço: Antwerpener Str. 3, 13353 Berlim, Alemanha
Site: http://www.vagabundbrauerei.com/the-taproom
Telefone: +49 30 52667668
Horários:
Segunda a Sexta-feira, a partir de 17h (sem hora pra fechar)
Sábado e Domingo, a partir de 13h (Sem hora pra fechar)

Eschenbräu
Não se assuste se você demorar a encontrar a entrada da cervejaria, principalmente se for a noite. Ela fica num subsolo, descendo uma escadinha. Eles também permitem que você traga sua própria comida, mas se você quiser praticidade, eles tem a opção de pizzas congeladas.

Endereço: Triftstraße 67, 13353 Berlim, Alemanha
Site: www.eschenbraeu.de
Telefone: +49 162 4931915
Horários:  Segunda-feira a Domingo, de 17h às 02h.

Hops & Barley
Mais um dos bares que não servem comida, mas que você pode pedir nos restaurantes próprios. Eles possuem poucas opções de cerveja.
Papo da Maria: É um lugar que é muito frequentado por turistas, pois é um dos bares mais bem avaliados nos sites cervejeiros! Mas, sinceramente, não achamos nada de excepcional nele.

Endereço: Wühlischstraße 22/23, 10245 Berlin, Alemanha
Site: www.hopsandbarley-berlin.de
Telefone: +49 30 29367534
Horários:
Segunda a Sexta-feira, de 17h à 00h
Sábado e Domingo, de 15h à 00h

Hopfenreich
Eles tem 22 Taps de cerveja e o atendimento da equipe é ótimo, explicando sobre as cervejas e indicando qual a mais adequada para o seu paladar! Mas o mais legal é o porco espinho que fica em cima da chopeira! Ah, e eles também não servem comida.

🇩🇪🌍🍻 Dica em Berlim! Olá de novo Alemanha! Estou aqui batendo um papo com meu amigo porco-espinho no Horpfenreich. Há uma seleção interessantíssima de cervejas no tap: tomamos uma Red “oat” Ale que leva aveia e uma Russian Imperial Stout deliciosa. E continuem acompanhando pois daremos dicas de outros bares e cervejarias por aqui. Ah! Nesse período a Alexanderplatz, uma das principais praças de Berlim é tomada por uma Oktoberfest! A gente sai de Munique, mas Munique não sai de nós! Vai até dia 16 de outubro. 😉🍻 #mariacevada #cerveja #cervejaartesanal #beer #craftbeer #breja #cervejabrasileira #great #bebamenosbebamelhor #beerme #beerselfie #beerlovers #instabeer #beerporn #beergeek #germany #alemanha #trip #viagem #hopfenreich #hedgehog #berlim #cervejaespecial #chope #gelada #chopp
Uma foto publicada por Maria Cevada – Cerveja 🔞 (@mariacevada) em



Endereço: Sorauer Str. 31, 10997 Berlim, Alemanha
Site: www.hopfenreich.de
Telefone: +49 30 88061080
Horários: Segunda-feira a Domingo, de 16h às 02h

Kaschk
Bar com boas opções de cervejas OnTap e também em garrafas.

Endereço: Linienstraße 40, 10178 Berlim, Alemanha
Site: http://kaschk.de/

Horários:
Segunda a Quinta-feira: de 08h às 02h
Sexta-feira: de 08h às 03h
Sábado: de 10h às 03h
Domingo: de 10h às 02h


Hopfingerbräu im Palais
O Hopfingerbräu, se localiza na Ebertstraße 24, entre o Portão de Brandemburgo e o Reichstag (Palácio onde está localizado o Parlamento Alemão). Pode ser uma opção para quem está no meio do passeio pelos monumentos históricos da região e resolve tomar uma cerveja e petiscar.
Mas saibam que é um bar no meio dos pontos turísticos, ou seja, o preço é mais alto e as opções de cerveja são bem reduzidas.

Endereço: Ebertstraße 24, 10117 Berlim, Alemanha
Site: www.bier-genuss.berlin
Telefone: +49 30 20458637
Horários:
Abril a Outubro: Segunda a Domingo, de 10h à 00h
Novembro a Março: Segunda a Domingo, de 10h às 23h.





Se você curtiu a ideia de viajar e conhecer mais sobre cerveja, a Maria Cevada tem uma dica para você. O Science of Beer está preparando um projeto especial chamado Viagens de Estudos Cervejeiros que irá explorar a Bélgica e uma série de outros lugares na Alemanha e na República Tcheca. Você vai viajar com um pessoal que ama cerveja tanto quanto você, acompanhado de sommeliers reconhecidos no mercado e nem vai precisar se preocupar em organizar hotéis, passagens e deslocamentos. Curtiu? Então mande um e-mail para viagemcervejeira@scienceofbeer.com.br falando que você viu essa dica na Maria Cevada e saiba mais!  A viagem acontecerá em setembro de 2017, passando inclusive pela Oktoberfest – o maior evento cervejeiro do mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *