Bauernfest, vale a pena ir? 8 dicas para curtir o evento

Todos os anos Petrópolis recebe uma grande festa regada à tradição, cultura e cerveja. A Bauernfest acontece nos arredores do Palácio de Cristal e já está na sua 28ª edição. Esse ano, a expectativa é que a festa atraia mais de 320 mil pessoas durante os 10 dias de evento.

Aliás, ainda dá tempo de curtir já que a Bauernfest – a Festa do Colono Alemão – vai de 23 de junho (sexta) até o dia 2 de julho. A entrada é franca, a comida é farta e vários rótulos de cerveja da cidade estão disponíveis nos quiosques do evento, pagos separadamente.

Mas será que vale a pena ir? Pra facilitar a sua decisão preparamos algumas dicas e um vídeo rapidinho de três minutos sobre o evento do ano passado, confere aí:

Dicas:

• Se você decidiu ir a Bauernfest exatamente agora, já não dá mais tempo de reservar hotel barato. Essa é maior festa da cidade e as vagas esgotam bem rapidinho. Segundo a organização 95% da rede hoteleira está ocupada. Prefira um bate-volta ou uma amizade sincera com casa lá.
• Pela-mor-de-Baco, planeje sua ida e sua volta: se você for de ônibus, planeje sua viagem de volta! Não deixe para o segundo tempo pois a rodoviária fica bem lotada. É praticamente impossível adiantar passagem e há filas esperando desistências. Então, não perca o horário! Para aqueles que contam com anjos em suas vidas chamados motoristas da rodada, ame essa pessoa e ajude a alegrar o caminho engarrafado.
• Na minha opinião as barraquinhas de cerveja que ficam dentro da praça do Palácio de Cristal são melhores. Há mais chance de encontrar o chope da festa por lá (assista no vídeo). Lá também você vai encontrar outros rótulos da cidade além das cervejas da Bohemia.
• Para comer é justamente o contrário: para conseguir lugar para sentar e pedir comida com mais tranquilidade, é melhor optar pelas ruas antes da entrada do palácio.
• Leve agasalhos!!!
• Os concursos de chope acontecem dentro do Palácio de Cristal. Se quiser disputar chope a metro, procure alguém da organização se informe sobre o horário de início das inscrições. As vagas acabam bem rapidinho.
Paciência, cervejeiro! O último fim de semana da Bauernfest é o mais cheio. Vá zen.
Prestigie as tradições. Não deixe de conferir as dancinhas típicas no palco principal, na praça do Palácio de Cristal. As danças infantis são fofas e as adultas são  muito empolgantes. Vamos viver também a cultura que a festa celebra. 🙂

Dica extra: se você não curte eventos muito cheios, prefira ir pela manhã/tarde.

A Bohemia patrocina o evento e está presente nos maiores quiosques. Esse ano o destaque vai para a linha nova de chopes artesanais com a 838 Pale Ale, 14-Weiss e Aura Lager (Vienna). 
Para a ocasião a Bohemia costuma apresentar uma receita diferenciada comemorativa, comercializada apenas no período da festa. Esse ano a festa conta com o Marzen/Oktoberfest e o Schwarzbier, ambos da Bohemia, que terá exclusividade na festa. 
Para quem quiser aproveitar a viagem e fazer um tour cervejeiro, a fábrica da Bohemia fica aberta durante todo o evento, logo ao lado da bagunça da Bauernfest. Lá é possível aproveitar o Biergarten, restaurante e fazer o tour cervejeiro em um museu interativo, referência do estilo no Brasil.

Bauernfest 2016
Palácio de Cristal 
Petrópolis/RJ

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *