Turismo Cervejeiro em Blumenau

O Festival Brasileiro da Cerveja está chegando! Programe-se para aproveitar ao máximo uma das principais regiões cervejeiras do país

Fotos e matéria por Anderson Senne / Maria Cevada

Fomos convidados pela Expedia a postar uma matéria sobre turismo cervejeiro. Uma das partes mais difíceis da missão foi escolher um lugar específico, já que o Brasil está se tornando um verdadeiro paraíso para quem ama cerveja artesanal (e viagens!). Como o Festival Brasileiro da Cerveja já está chegando (acontece agora em março, corre gente!), decidimos falar sobre Blumenau, município de Santa Catarina.

Amanda Henriques – a Maria Cevada em pessoa


Blumenau é conhecida por sediar uma das maiores Oktoberfests do mundo e é chamada por muitos de capital da cerveja.
E, além dos lindos pavilhões da Vila Germânica, onde acontecem a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, o município possui diversas cervejarias artesanais nas redondezas.

Confira o vídeo da Maria Cevada sobre o Festival Brasileiro da Cerveja do ano passado:



Cervejaria Zehn Bier


Sabendo disso, nossa primeira parada foi na Cervejaria Zehn Bier, em Brusque, fundada em 2003 por uma família da cidade. Lá, participamos de um tour guiado pela própria cervejaria, aprendendo sobre os ingredientes, tomando as cervejas direto dos tanques de fermentação e maturação, provando a bebida em seus diferentes estágios de produção. Nela são produzidas as cervejas do estilo Pilsen, Heller Bock, Pilsen Extra, Porter e Weizen.

Degustação de uma cerveja direto do tanque

O tour custa R$ 20, mas você ganha de brinde a taça para degustar as cervejas na visita e ainda recebe um certificado de degustador de cervejas no final.

Zehn Bier
Benjamin Constant, 26 – Bairro São Luiz – Brusque/SC
Telefone: (47) 3351-6685 (para agendar a visitação)
www.zehnbier.com.br

Cervejaria Schornstein


Nossa próxima dica é de uma cervejaria que gostamos muito: A Cervejaria Schornstein.
Ela fica em Pomerode, cidade que se diz a mais alemã de todo o Brasil. A sede da cervejaria é tombada pelo patrimônio histórico e possui uma chaminé de 30 metros de altura, que dá origem ao nome da cervejaria (“Schornstein” em alemão significa “Chaminé”).

Sede da Cervejaria Schornstein

A cervejaria fica situada na avenida principal de Pomerode e tem em seu interior um restaurante com excelentes pratos da culinária alemã. A Schornstein produz os estilos IPA (uma das melhores do Brasil), Bock, Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Weiss, Witbier e Imperial Stout. E, obviamente, lá você poderá tomar as cervejas da Schornstein bem fresquinhas.

Cervejaria Schornstein
Rua Hermann Weege, 60 Centro – 89107-000 – Pomerode – Santa Catarina
Fone: (47) 3387-0532
E-mail: atendimentobar@schornstein.com.br
schornstein.com.br

OBS: A Cervejaria Schornstein também possui uma fábrica em Holambra (SP), mas isso é papo para uma outra viagem.

Cervejaria Bierland

Bar da Cervejaria Bierland

Ainda nos arredores de Blumenau, fomos conhecer a Cervejaria Bierland, uma das cervejarias mais conhecidas da região.
Ela foi fundada em 2003, produzindo apenas 2 tipos de chope, mas agora já possui mais de 12 cervejas diferentes no mercado e ainda cria edições limitadas, para deixar malucos os apreciadores de uma boa cerveja.



Cervejaria Bierland
Rua Gustavo Zimmermann, 5361
Itoupava Central – Blumenau – SC
Telefone: (47) 3337-3100
bierland.com.br


DasBier Cervejaria


Localizada em Belchior Alto, em Gaspar, a DasBier é um local que merece ser visitado pela família toda. O Motivo: a cervejaria fica num terreno que possui um pesque e pague, além de uma grande área verde e diversas lagoas.

Além de muita beleza natural, a DasBier também possui um ótimo restaurante, que serve várias opções de petiscos, pratos típicos e peixes (que você pode pescar direto no pesque e pague). Tudo isso acompanhado de muita cerveja boa.

DasBier Cervejaria
Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto – Gaspar/SC
Telefone: (47) 3397-8600
dasbier.com.br

Cervejaria Eisenbahn


Próximo do centro de Blumenau, também existem opções muito legais de Cervejarias. Um exemplo é a famosa Cervejaria Eisenbahn, que surgiu graças a paixão de uma família que não se contentava com a pequena variedade de cervejas artesanais disponíveis no Brasil.

Anderson Senne – Editor da Maria Cevada

A cervejaria está instalada ao lado de uma antiga linha de trem de Blumenau (“Eisenbahn”, em alemão, significa “Ferrovia”) e possui um bar acoplado à Fábrica, com direito a uma parede de vidro que permite que os clientes acompanhem o movimento dentro da fábrica.

Visão da Fábrica da Eisenbahn

Cervejaria Eisenbahn e Bar da Fábrica
Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach – Blumenau (SC)
Telefone: 47 3488-7307
www.eisenbahn.com.br

Bier Vila


Na Parque Vila Germânica, espaço de eventos e exposições de Blumenau está o Bier Vila, ponto de encontro de muitos cervejeiros.
O bar possui uma carta de cervejas com mais de 400 rótulos e vale destacar que eles possuem várias opções de cervejas artesanais do Vale do Itajaí, além de rótulos importados e de outros locais do Brasil.

Bier Vila
Rua Alberto Stein, 199 – Velha – Parque Vila Germânica
Telefone: (47) 3329-0808
biervila.com.br

Festival Brasileiro da Cerveja


Não poderíamos deixar de falar de um dos melhores eventos de cerveja artesanal do Brasil: O Festival Brasileiro da Cerveja.
O evento reúne as principais cervejarias do país, os melhores profissionais do ramo, especialistas, cervejeiros caseiros, e apreciadores de cerveja de todos os cantos do Brasil, em busca dos mais de 600 rótulos de cerveja disponíveis. Além disso, o festival tem diversas palestras, uma ótima programação artística e cultural, e muita comida boa.

A próxima edição do Festival Brasileiro da Cerveja acontece entre os dias 09 e 12 de março, na Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Festival Brasileiro da Cerveja 2016
De 9 a 12 de março de 2016
Parque Vila Germânica, Blumenau – SC
festivaldacerveja.com

Vai ficar mais que 3 dias em Blumenau? Então, confira as dicas de roteiro da Expedia.com.br.
E aí? O que você está esperando para desbravar as ótimas cervejas de Blumenau?

2 comentários para “Turismo Cervejeiro em Blumenau

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *