Cervejas para a Ceia de Natal

Dicas de cervejas para acompanhar sua noite de Natal.

Está chegando o Natal! Época de amizade, amor e muita comida!

E quando começo a pensar nos pratos, imediatamente imagino quais cervejas ficariam melhor para acompanha-los.
crédito: tachick.com.br

Com isso na cabeça, resolvemos preparar umas dicas rápidas de harmonização para sua ceia de Natal.
Vejam e comentem depois se concordam ou não:
Nozes e Avelãs
Esses “coquinhos” possuem uma grande quantidade de óleo, que normalmente pedem cervejas mais alcoólicas, como Belgian Dark Ales ou até Barley wines. Mas para não começar a noite com uma cerveja tão forte, vale tentar harmonizar com uma Brown Ale ou, quem sabe, com uma Session Porter, para explorar os sabores maltados e tostados das cervejas, mas sem exagerar no teor alcoólico.
Crédito: pixabay.com – mupfel80
Salpicão
O salpicão tem muitos elementos: cenoura, cereja, uva passa, maionese, batata palha, frango (ou peru), etc. Com tantas variações de sabores em um só prato, é melhor não buscar muita complexidade nos sabores. Vale harmonizar com uma boa Pilsner, com uma American Pale Ale ou, se você for adepto das amargas, uma IPA pode cair bem.
Bacalhau
O bacalhau é um peixe salgado e um pouco mais seco, mas com um sabor bem marcante. Suas receitas costumam levar bastante azeite, então algumas cervejas mais alcoólicas e com sabores complexos podem agradar, como Belgian Strong Ales e Strong Ales em geral. Mas como o calor está de matar, uma Witbier pode dar uma refrescada e também complementar os sabores do seu prato.
Crédito: viverbem.eu




Arroz de Champagne
É uma receita bem típica da data e o uso da bebida no preparo realça sabores não muito comuns, Vale testar com uma Berliner Weisse, por conta da acidez do estilo, ou com uma Pilsner, pela simplicidade.
Chester e Peru
São aves bem presentes nas ceias de Natal, e suas características não são tão diferentes assim. Ambas harmonizam bem com cervejas mais alcoólicas e maltadas, como as Belgian Strong Ales, Bocks ou Brown Ales. Mas como o chester tem uma carne com um pouco menos de gordura, vale testar com uma Session IPA, que tem amargor e é mais leve.

Tender
O tender é uma carne mais gordurosa, rica e com sabores complexos, e que, geralmente, leva um molho de frutas como abacaxi, pera, manga. Para harmonizar, uma Dubbel é uma boa escolha, pelo alto teor alcoólico e pelas características de frutas passas que vão complementar o sabor do prato.
Crédito: disneybabble.uol.com.br

Pernil
Por ser uma carne forte e gordurosa, o mais seguro é harmonizar com uma cerveja belga com alto teor alcoólico, com uma Belgian Strong Golden Ale, pois as características adocicadas e alcoólicas do estilo vão contribuir para o sabor. Eu sugiro testar também uma IPA ou uma Double IPA, pois são cervejas igualmente alcoólicas e o lúpulo ajuda a limpar o paladar de uma comida gordurosa.
Rabanada, Panetone e Chocotone
Essas são 3 opções bem clássicas do natal. Para uma rabanada, uma Golden Ale pode ser uma boa pedida, mas acredito com uma cerveja com um dulçor leve e um sabor de pão pode ser interessante, como uma Irish Red Ale. Vale também explorar as cervejas que levam especiarias como a canela, pois elas vão complementar o sabor da rabanada (seguindo uma dica do amigo Daniel Bode, do site cervejahenrikboden.com.br).

Crédito: cybercook.com.br

Já para panetones, uma Dubbel ou Trippel pode realçar o sabor das frutas cristalizadas.
O caso dos chocotones é mais tranquilo. Uma boa Stout, pode dar um contraste legal do tostado dos maltes, com o doce do chocolate. Uma Porter também cai bem, pois tem o tostado, mas com um pouco mais de características que lembram chocolate. Outra opção é uma Brown Ale, com ou sem adição de cacau na receita. Elas são um pouco mais leves no tostado que as Porters e Stouts, mas possuem um amargor moderado que fica legal com chocolates.

Essas foram nossas dicas de harmonização para a ceia de natal, mas não se esqueçam que o paladar varia de pessoa para pessoa e nem toda harmonização precisa ser seguida a risca. Não tem alguma das cervejas das dicas, então é só com outro estilo e contar para a gente como ficou.

E não deixem de conferir todas as nossas Dicas de Harmonização.

Saúde e Feliz Natal.

Bibliografia de apoio: Larousse da Cerveja.

Um comentário para “Cervejas para a Ceia de Natal

  • Fui tão acostumado harmonizar a noite de Natal com vinho que tenho dificuldades para essa mudança. Já o almoço do dia 25 vai uma cerveja pra lá de especial =D

    Feliz Natal!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *