Sushi Bar investe em cerveja própria

Por Amanda Henriques

Quem disse que cerveja não combina com comida japonesa? Tanto combina que o sushi bar Pe’Ahi resolveu criar os seus próprios rótulos para acompanhar seus pratos.

São duas cervejas, a Pe’Ahi Blonde Ale (com uma pegada lupulada) e a Amber Ale, mais maltada e complexa que a primeira. O mote da Pe’Ahi é “A cerveja da onda”, tudo a ver com a “vibe” dos restaurantes inspirados na atmosfera do surf.

Foi uma grata surpresa encontrar as cervejas no restaurante. Ficamos tão curiosos que fomos atrás do criador das receitas. Confira a nossa entrevista com o Pedro Bevilaqua de Lucca.





Maria Cevada: Pedro, como surgiu essa oportunidade de criar receitas para o Pe’Ahi?

Pedro Bevilaqua: A ideia surgiu no começo do ano passado quando, recém chegado da Alemanha, onde me formei e trabalhei nas cervejarias da Paulaner e Hacker-Pschorr, encontrei com Eraldo Gueiros, um dos sócios do restaurante, no Supermercado Zona Sul comprando umas Duvel. Ele me disse estar interessado em importar uma cerveja tahitiana para disponibilizar no restaurante e eu dei a ideia de ele ter a própria cerveja em vez disso. A partir daí conheci os outros sócios, Felipe Gama e Alexandre Serrado, também surfistas, e deu-se início ao processo criativo.



Maria Cevada: Como vocês decidiram pelos estilos ideais?

Pedro Bevilaqua: A primeira cerveja criada foi a Amber Ale, lançada em outubro do ano passado. Pensando na harmonização com os pratos mais condimentados da culinária oriental, como yakisobas, pratos com molhos fortes ou qualquer coisa que vá na panela wok e sofra caramelização. Uma cerveja avermelhada com espuma abundante e cremosa, aromas nítidos de caramelo, malte e notas cítricas dos lúpulos americanos, sabor marcante com um amargor pronunciado e agradável. Uma cerveja forte, de 6% de álcool.

Maria Cevada: E a blonde surgiu de uma necessidade por uma cerveja mais leve? Achei bem lupulada para uma blonde, o pessoal aceitou a ousadia tranquilamente?

Pedro Bevilaqua: A Blonde Ale foi desenvolvida pro verão! Lançada em fevereiro desse ano, foi um sucesso unânime desde o primeiro dia de venda. Leve, refrescante, mas muito saborosa. A ideia foi criar uma cerveja que harmonizasse perfeitamente com os pratos mais delicados da casa, como os sushis, sashimis, temakis… Uma cerveja clara, turva, por não ser filtrada, com espuma branca e cremosa, aromas florais e cítricos conferem à cerveja uma refrescância agradável, perfeita pro fim do expediente ou após um belo dia de sol na praia.

Maria Cevada: E como foi a experiência no fim das contas?

Pedro Bevilaqua: Criar a cerveja pra eles foi um grande prazer! Somos todos de uma mesma vibe, todos surfistas, moramos todos no mesmo bairro, frequentamos a mesma praia (Postinho) e ondas… Assim, foi fácil chegarmos a um consenso e criarmos algo juntos.

Maria Cevada: Onde as pessoas podem encontrar outras criações suas? Quais são os seus próximos projetos?

O ‘lab’ do Pedro

Pedro Bevilaqua: Estou sempre em processo de novas criações e projetos, cada um diferente do anterior, alguns bem peculiares… Infelizmente ainda não dá para encontrar outras criações fora do meu lab, mas estou desenvolvendo para 3 novos clientes e em breve novidades aparecerão!

Onde encontrar:

Pe’ahi Gávea
Rua José Roberto Macedo Soares, 5 – loja B, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2512-2668

Pe’ahi Barra
Av Pepe, 780 – lj-A – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
(21) 2492-1286

Pe’ahi Tijuca
Av. Maracanã, 987 Piso L3 – Shopping Tijuca
(21) 2568-4932

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *