Degustação: kit setembro do CluBeer!

Por Amanda Henriques 




Esse mês recebemos o kit do CluBeer*, clube de assinatura de cervejas que envia mensalmente seleções especiais com a curadoria de sommeliers. Degustamos o kit Gambrinus e agora você confere o que achamos!
O que vem no kit:
Além das cervejas, gostei muito dos cards que trazem informações sobre as selecionadas do kit de forma simples e didática. Os mesmos cards trazem no verso dicas de harmonização, serviço, além de curiosidades sobre as cervejas. Eles vêm em um formato bem pensado para agrupá-los com cards dos kits seguintes.
Para os colecionadores de plantão, o CluBeer tem o cuidado de sempre mandar porta-copos em suas seleções.

Quem assina o CluBeer pode optar pelos kit Gambrinus (4 rótulos diferentes, sendo 2 nacionais e 2 estrangeiras) ou pelo kit Ninkasi (2 rótulos considerados ainda mais especiais).

Klein Pilsen



Há várias formas de começar a gostar de cerveja artesanal, seja no susto de uma IPA lupulada que pode encantar com seu amargor, seja numa trajetória mais suave passando por Weizens e belgas adocicadas. Uma outra forma é tentar conquistar por uma suposta semelhança que vai se mostrar uma experiência nova! A Klein Pilsen é uma cerveja leve com aroma proeminente de malte que deixa até um certo adocicado no ar. A moça pode te ajudar a convencer um amigo que tenha resistência a gostar de cervejas especiais, mas que vai notar as diferenças que uma puro malte com retrogosto doce e levemente seco tem pra mostrar. Ao decorrer da degustação esse sabor é somado deixando um gostinho de pão. 

Klein Pilsen
Uma pilsen com aroma adocicado, leve e retrogosto também doce que somado lembra pão. Harmoniza bem com carnes e comidas leves e harmoniza “de coração” com petiscos de boteco.
Teor alcoólico: 4,6%
Adnams Ghost Ship



A pale ale da Adnams foi uma experiência bem interessante. Ela tem coloração acobreada e espuma de baixa duração bem puxada para o branco. Fica uma linha fininha durante toda a sua degustação. O aroma é herbal/cítrico e moderado. Uma cerveja de corpo leve e um amargor persistente quase levando a uma salinidade.
Fiquei imaginando o porquê do nome dessa cerveja e a resposta veio em forma de sabor. Depois de beber a cerveja, o amargor vai se acentuando aos poucos até se mostrar bem intenso e persistente. É essa sensação que você deve prestar mais atenção. Ele está ali, chegando, aumentando, se apresentando como um navio fantasma, mesmo sem que você esteja degustando a cerveja no momento. 
Os amantes do amargor impactante logo nos primeiros goles podem se frustrar com a leveza da Ghost Ship, mas podem amar esse amargor crescente do final.
Adnams Ghost Ship
Um retrogosto que cresce aos poucos e se intensifica com corpo leve e aroma herbal moderado.
Harmoniza bem com hambúrguer e comidas levemente apimentadas.
Teor alcoólico: 4,5%
Usterbacher Dunkle-Weisse


Foi a cerveja mais aromática do kit com notas de caramelo e malte tostado intensos. Há também uma sensação frutada ao fundo lembrando frutas secas, mas o aroma mais marcante é esse “meladinho”. Ela tem um final seco, ou pelo menos assim parece até que o retrogosto complete a experiência com um tostado que lembra de forma sutil nozes e coquinhos como avelã.

Para essa cerveja seguimos uma dica dos cards que acompanham o kit do CluBeer e experimentamos com chocolate! Foi delicioso sentir a doçura do chocolate completando essa leve secura e o sabor dos coquinhos. O chocolate ao leite se transformou em chocolate com avelã na boca. Uma experiência interessante para uma Dunkel!
Usterbacher Dunkelweizen
Uma cerveja com aroma de caramelo e malte tostado, retrogosto seco que lembra “coquinhos”. 
Harmoniza bem com chocolate e carnes vermelhas.
Teor Alcoólico: 5,3%
Schornstein Weiss

A Schornstein Weiss é uma cerveja com aroma bem leve capaz de seduzir até aqueles que não curtem muito o aroma de cervejas de trigo. Nela aparecem mais as frutras cítricas, notas herbáceas e frutas brancas como banana e pera. É uma cerveja que provoca intensa salivação e devolve uma leve doçura no retrogosto. Seu corpo é médio e é pouco amarga. No geral, tem características menos intensas para o estilo.
Schornstein Weiss
Uma cerveja de trigo com aromas e corpo médio que provoca uma intensa salivação.
Teor Alcoólico: 5%



Quer saber mais sobre o CluBeer?

Acesse www.clubeer.com.br

* Esse post é uma parceria com o CluBeer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *