Na teoria: India Pale Ale

Por Amanda Henriques




[Parcerias do Cervejando]



Produção: AfronteTV (http://www.youtube.com/AfronteTV)


Parceria: World of Beers (http://www.worldofbeers.com.br)


Para assinar o canal, clique aqui



Opa, hoje é dia de falar de um dos meus estilos preferidos! As India Pale Ale, cervejas bem amargas pois levam muito lúpulo em suas receitas. Essa variação foi criada lá no século XVIII para que as cervejas aguentassem a longa viagem da Inglaterra à Índia, sujeita a grandes mudanças de temperatura e condições de armazenamento pouco adequadas, já que as cervejas do estilo Porter ficavam intragáveis ao desembarcar. A grande quantidade de lúpulo e o teor alcoólico mais alto ajudavam a preservar a cerveja durante o trajeto e seu destino terminou batizando o estilo. A outra versão da história é que a própria viagem em condições difíceis e o contato do líquido com os barris teria originado uma variação de cerveja amarga, alcoólica que caiu no gosto da população e passou a ser reproduzida.

A escala de amargor das cervejas  vai de 0 a 120 (e de 100 a 120 as diferenças de amargor já se tornam imperceptíveis de tão extremas). Pois bem, as IPAs brincam no topo dessa escala variando de 40 ao nível máximo. Não é só o teor alcoólico que torna as cervejas fortes!

As India Pale Ale são divididas em três subestilos, sempre acima dos 5% de álcool:

English IPA [14A]
Teor alcoólico: 5% a 7,5%
Amargor (0-120): de 40 a 60


É a IPA menos lupulada, mas que possui uma característica marcante: seu aroma é bem evidente! Em geral são usados lúpulos e leveduras inglesas e eventualmente maltes ingleses. Essas moças cheirosas podem ir do âmbar ao cobre-claro e quase não possuem espuma. É normal ver uma fina camada que persiste até o final da degustação. É normal sentir o malte sobressair um pouco. A maioria dos exemplares que provei tem um final mais seco.

A Brooklyn East India Pale Ale é uma English IPA

American IPA [14B]
Teor alcoólico: 5,5% a 7,5%
Amargor (0-120): de 40 a 70

É a versão americana da India Pale Ale que, devido aos lúpulos do nosso continente, possuem receitas ainda mais amargas que os exemplares ingleses. O cítrico e o floral aparece muito no aroma da cerveja. É macia no gole e possui uma espuma mais evidente que as English IPA que deve permanecer.

A Founders Centennial IPA é uma American IPA pela qual tenho muito carinho.
Foi a 1ª IPA pela qual me apaixonei e a partir daí passei a venerar o estilo

Imperial IPA [14C]
Teor alcoólico: 7,5% a 10%
Amargor (0-120): de 60 a 120


Seguuuuura a pancada. Não satisfeitos com o amargor das American IPA, esse povo cervejeiro de deus critou a Imperial India Pale Ale, nada mais, nada menos que o estilo mais amargo que existe, que chega a 120 na escala de amargor. Foi criado pelos americanos e é um estilo caçula com atitude de gente grande: elas podem chegar a 10% de teor alcoólico, com aromas e sabores de grande complexidade.

A Invicta Imperial IPA é um bom exemplar de Imperial IPA

E você? O que acha das India Pale Ales?
Até o próximo episódio do Cervejando!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *