Os lançamentos do Festival Brasileiro da Cerveja

Por Amanda Henriques

O Festival Brasileiro da Cerveja começa amanhã (12)! São mais de 400 rótulos para degustar, mas você está preparado para não deixar as grandes oportunidades escaparem?

Pois a Maria Cevada preparou a lista dos lançamentos que vão estar lá para que você possa provar em primeira mão e traçar sua rota da felicidade por entre os vááários estandes. Pronto pra jornada, cervejeiro? Lá vai:

Wäls Session Citra a Session da Wäls será lançada em breve no Pub Escondido, mas você vai poder provar quase em primeira mão (já saiu no Tasting Room da Wäls em MG) no Festival da Cerveja. Feita com lúpulo Citra [dã], tem 3,9% ABV e 30 IBU’s. É pra beber MUITAS!

Provamos a Therezópolis IPA clandestinamente, mas agora é a sua vez! A bonita vai estar no estande da Sankt Gallen.

– A Mistura Clássica vai lançar três novos estilos: Cacau IPA, Black IPA e Saison

– “Seria este o café mais lupuladamente refrescante? Ou a cerveja mais cafeinadamente aromática?”. A Morada Cia. Etílica encarnou o Gato de Alice para anunciar a Morada Hop Arábica no festival. É uma American Blonde Ale com adição de café, feita em parceria com a Lucca Café. (estande Liga das Cervejas Extraordinárias)

– A F#%*ING Beer vai lançar uma Saison. (estande Liga das Cervejas Extraordinárias)

– A DUM apresenta a Grand Cru, uma wit Specialty Beer com muita casca de laranja baia (estande Liga das Cervejas Extraordinárias). No site da DUM: “A ideia da Grand Cru surgiu desenvolvendo uma cerveja belga de trigo, com mais corpo e álcool que uma wit, quase uma weisenbock belga. Usando o fermento clássico das belgas de trigo, fermentamos seus quase 9% de álcool, tendo como base a receita da nossa wit caseira. Logo o estilo só podia ser um, Double Wit. O coentro está escondido atrás dos aromas das cascas de laranja baia, que estão presentes em grande quantidade nessa cerveja”

– A WayBeer lança a linha Sour Me Not com três sabores: graviola, morango e acerola. “Os três sabores são marcantes e com perfis distintos: a de acerola é mais cítrica, a de morango, de ‘aroma e sabor inconfundível’, e a de graviola, com cheiro de fruta madura.”

Todas são cervejas secas, de baixo teor alcoólico (3,5%) e com certa acidez

– A Bodebrown vai levar suas cervejas envelhecidas em barris. [Atualizado 11/3 8h15 com infos do Samuel Cavalcanti da Bodebrown] Que tal Wee Heavy em Bourbon Barrel, Wee Heavy em French Barrel, Wee Heavy destilada 46% colocada em barril American Oak deixado por 70 dias recolhido e colocado a Wee Heavy novamente por 12 meses, ou 4 Bles em French Oak, temos ainda uma Rússia Imperial Stout em French Oak, Double Imperial IPA com 15.1%… FA-LE-CI!

Leva com cuidado moço, pelamor!

– Witbier pra que te quero: Bierland lança a witbier Oceânica (receita vencedora do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland 2013, dos cervejeiros Rafael de Carvalho e Caio Delgaudio, de Niterói), Schornstein lança wit campeã (2º Concurso Estadual de cervejas caseiras da Acerva Catarinense) e a Júpiter pretende levar uma witbier de tangerina para o festival (na torcida!).

A dupla da Bierland Oceânica que batizou a cerveja assim por causa de Niterói.

– Uma cerveja escura para quem não gosta de cerveja escura:  a Seasons vai vir com uma Session Stout (ousadia e alegria) com 3,6% de teor alcoólico: “a Limbo é leve, porém rica em sabores e aromas que lembram chocolate e torrados”, palavras do Leonardo Sewald

Seasons Limbo

– A Dama Bier vai pegar pesado com a Imperial Coffee IPA: são 9% de álcool e 90 IBUS. “O Café utilizado é daqui do Estado e deu um toque “apimentado” muito interessante”, adianta a cervejaria

– Cervejaria Abadessa traz sua experiência: a Abadessa Eisbock [Emigrator Doppelbock + (-21° C + 8 h ) = 17,5 % Abadessa Eisbock] e a primeira GOSE produzida no Brasil com malte de cevada e trigo, lúpulo, coentro, sal e ácido lático.

– A Cervejaria Baldhead lança a sua Kojak IPA com 6,8% ABV e 62 IBUs, a danada ainda tem dry hopping com Columbus.

– A Cervejaria Faixa Preta vai lançar uma pale ale chamada Traíra Aprendiz (achei fofo o nome =3 ) estilo americano com 5,2% de álcool.

– A Cervejaria Basement apresenta sua Weiss Bier sexy: Flor de Lótus

[ATUALIZADO 12/3] As grandes exibem novidades: Baden Baden vai lançar a sua witbier e Eisenbahn sua IPA: a Eisenbahn Frosty Bison




Sabe de outra novidade? COMENTA pra ajudar os amigos!
Cervejarias e assessorias, caso tenham novidades entrem em contato com a gente:
contato@mariacevada.com.br

Essa matéria foi realizada com o apoio do Ulisses Malacrida, da lista colaborativa do Rafael Bertges, da coluna do Marco Zimmermann e do chato do Daniel Conde Perez que não me deixou dormir.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *