Degustação: Shipyard e Sea Dog

No último fim de semana tivemos uma tarefa chãããta demais: provar alguns rótulos da Shipyard Brewing Co. e da Sea Dog Brewing, essas duas cervejarias parceiras que são delícias do Maine. Foram India Pale Ale’s, fruit beers, exemplares de Stout e Pale Ale, enfim… Uma verdadeira festa proporcionada pela Puro Malte Cervejas Especiais, loja online onde você vai encontrar essas belezas.

Você confere o que achamos de cada uma aí embaixo e, no fim da matéria, quais foram os destaques da degustação.

Por Amanda Henriques

Começamos pela Shipyard Export que carrega a responsabilidade de levar o símbolo da cervejaria no rótulo. É uma Golden Ale bem gostosa, corpo amarelo-escuro-dourado e 5,1% ABV. Ela começa com um sabor adocicado, mas entrega com sutileza um leve amargor dos lúpulos Cascade, Willamette e Tettnang. Uma blonde agradável!

A Chamberlain Pale Ale é uma Pale Ale  muito parecida com seu rótulo: traz o estilo tradicional inglês, meio seco e com um leve toque herbal no final. Ela tem 4,9% ABV e 10 IBU. Bem equilibrada, leva Cascade, Fuggles e Tettnang e tende a harmonizar com carnes brancas, massas com molhos brancos e cremosos e queijos de sabores mais neutros e tenros como muzzarela de búfala, queijo de cabra, etc.

Levinha, levinha, a India Pale da Sea Dog pode ser um caminho bacana para quem não entende esses hopheads malucos que gostam de cervejas amargas. Ela é bem equilibrada e não tão agressiva: é uma English IPA com 5,7% que equilibra o amargor com o malte adocicado. Pesquisei por aí e vi que o IBU da cerveja gira em torno de 50-70. Não se sente. No entanto o equilíbrio da cerveja é uma experiência bem interessante.

A Shipyard Monkey Fist foi a surpresa da noite. É uma IPA com 65 IBU e 6,9% ABV agressiva. Ela leva os lúpulos Glacier, Warrior e Cascade e o resultado no sabor são duas porradas que vêm em ondas: primeiro você sente todo o amargor com predominância do Cascade; depois de amenizado, uma sensação picante toma conta da boca fazendo salivar muito! É uma cerveja suculenta que vai suportar pratos bem pesados na harmonização como carnes vermelhas, pratos defumados, bacon…

A Fuggles IPA da Shipyard é uma single hop com 5,8% ABV. A IPA é leve e embora tenha 50 IBUs predomina o equilíbrio com os maltes e um aroma herbal e levemente adocicado (especiarias). Uma cerveja um pouco mais forte que uma session, mas que atende ao nosso clima sendo refrescante e bem gostosinha.

Já a Shipyard XXXX IPA (Pugsley’s Signature Series) é uma American IPA com álcool bem aparente. São 9,25% ABV que chega a sobressair perante o amargor dos lúpulos Cascade, Warrior, Summit, Glacier. Ela tem 70 IBU e foi prata no United States Open Beer Championships e no Stockolm Beer & Whiskey Festival.

Sabe quando você morde um bombom recheado? Um desses tipo Serenata de Amor, Sonho de Valsa… É o cheiro daquele biscoitinho misturado com o recheio que compõe o aroma dessa cerveja. Fiquei alucinada! É como uma sobremesa de biscoito e avelã, uma experiência muito inusitada da Hazelnut Porter da Sea Dog. Com seus 5,6% ABV, ela tem um corpo levemente cremoso e marrom escuro avermelhado.

Também provamos a Blue Fin Stout da Shipyard, uma irish dry stout com 4,7% ABV. Sobressaem os maltes bem torrados e um muito leve chocolate amargo ao fim. É bonita ao servir com muita formação de espuma entre o cobre e cobre claro que rapidamente se dissipa em uma fina camada mais clara. Confesso ter uma certa dificuldade em curtir esse estilo e são raros os rótulos que realmente curto, mas é uma boa pedida para os fãs das Dry Stouts.

Para os fãs de fruit beers, a Shipyard e a Sea Dog possuem rótulos com blueberries. A semelhança entre as duas cervejas está no cheiro forte e doce das frutinhas, mas no corpo e sabor são bem diferentes.

A Sea Dog resolveu pregar uma peça com a Wild Bluberry. A fruit beer é uma cerveja divertida que apresenta um corpo amarelo claro, muita carbonatação e é extremamente leve. Para completar essa sensação confusa de estar bebendo uma cerveja ou um refrigerante exótico, a cervejaria ainda disponibiliza uma versão de latinha que é uma graça! Mas a brincadeira para por aí, pois na categoria fruit beer, a bonita com 4,6% de álcool já foi três vezes bronze no Australian Brewer’s Festival, prata no World Beer Championship (2007), primeiro lugar no California Brewer’s Festival (2007) e também ouro no San Diego County Fair (2008). É fruta, mas respeita.

A Shipyard Smashed Blueberry (Pugsley’s Signature Series) avisa em seu rótulo que você pode esperar uma cerveja entre uma Scotch Ale e uma Porter. Seu corpo tende a um marrom escuro e é possível perceber sabores semelhantes a chocolate amargo. Ela tem 9,0% de álcool e, como a Sea Dog Wild Blueberry, possui o aroma característico das frutinhas muito intenso.

E depois de provar tanta coisa boa, quais foram os destaques?
As minhas preferidas foram a Sea Dog Hazelnut Porter com seu aroma de biscoito de bombom e a agressividade da Shipyard Monkey Fist IPA! Se não der para provar todos, tente pelo menos esses e depois conte pra gente como foi a experiência!

Para conferir as notas dessa degustação, me adiciona no Untappd!
Para comprar os rótulos, acesse www.puromalte.com.br

Abraços e até a próxima degustação.

*essa matéria é um publieditorial

Um comentário para “Degustação: Shipyard e Sea Dog

  • eu e mais um casal de amigos provamos quase todas em Blumenau, nossas preferidas foram a Monkey Fist IPA e, disparado, a melhor foi a Smashed Blueberry! complexa e ao mesmo tempo muito agradável por conta do mirtilo! 🙂

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *