Últimas Notícias

Turismo Cervejeiro: Belo Horizonte – Parte1

Por Anderson Senne

No final de 2013 tirei alguns dias de recesso e resolvi dar um pulo em Belo Horizonte. Logo que comuniquei minha decisão para os amigos, fui bombardeado com várias perguntas e afirmações do tipo: “Sério? BH? Mas lá não tem quase nada pra fazer...”; “Mas Belo Horizonte dá pra conhecer em 2 dias apenas”.
E para todos respondi a mesma coisa: “Gente, acho muito difícil não ter nada para fazer lá e, além do mais, estou indo fazer turismo cervejeiro.”

A Cidade

Não vou falar muito sobre a cidade, pois a intenção é dar dicas de bares e locais para os amigos cervejeiros, mas aqui vão algumas dicas rápidas:
*”Beagá” é uma cidade planejada e tudo é relativamente perto. Ou seja, se você não se importar em caminhar um pouco, dá para ir andando para vários lugares. Mas prepare-se para enfrentar muitas ladeiras;
*Como na maioria das cidades, o centro fica bem deserto a noite. Vale a pena se hospedar mais próximo dos bares que você pretende visitar, pois você poderá ir andando ou utilizar o transporte público, que funciona muito bem.

Bom, e agora vamos ao que interessa: Bares e Cervejas. Como a lista é grande, resolvi quebrar a matéria em duas partes para que ela ficasse mais completa, sem ser cansativa.

Stadt Jever PUB

O Pub é um dos mais antigos da cidade, com mais de 30 anos de existência. Sua decoração é um pouco rústica e com estilo de um pub europeu. O jukebox é um dos charmes do local e deixa a trilha sonora da noite a cargo dos clientes. Em 2012, a choperia passou a pertencer à Cervejaria Wäls, uma das mais conhecidas de Minas Gerais. Com isso, a casa passou a contar com diversos chopes desta premiada cervejaria. E para comer, fica a dica do Joelho de porco com batatas.



Endereço: Av. Contorno, 5771 - Belo Horizonte - MG, 30110-035
Telefone : (31) 3223-5056

Cervejaria Wäls – Tasting Room

“A Tasting Room da Wäls - Cervejas Especiais é o espaço dedicado aos verdadeiros amantes de uma boa cerveja. A ideia é que todos os visitantes conheçam nossos produtos e vejam de perto como eles são produzidos.” (fonte: http://www.wals.com.br/institucional/visita/)


Este bar, aberto no final de 2013, é localizado na própria fábrica da cervejaria. Lá você terá a oportunidade de degustar diversos rótulos de cervejas, alguns tendo sido produzidos lá mesmo. Além disso, nas torneiras você poderá tomar 9 chopes: Cristal, Jever, Bohemia Pilsen, Witte, Saison de Caipira, Dubbel, Trippel, Quadruppell e Petroleum.

Ainda não tive oportunidade de ir lá, mas já li muitas coisas boas a respeito. E como é na própria sede da cervejaria, você poderá fazer um tour pela fábrica na companhia do próprio Mestre-Cervejeiro e acompanhar como é a produção dessas deliciosas cervejas.

Endereço: Padre Leopoldo Mertens, 1460 - São Francisco (região da Pampulha)
Telefone: (31) 3443.2811
Mais informações no próprio site da cervejaria: http://www.wals.com.br/institucional/visita/

Café com Música

Inaugurada recentemente, esta cafeteria conta com uma decoração bem retrô, com fotos e imagens de artistas clássicos, mesas estilizadas e com diversos itens dos anos 70, 80 e 90. 



A trilha sonora também reflete a decoração, com clássicos do rock de várias épocas. Além disso, a carta de cervejas possui vários rótulos de diferentes países, incluindo brasileiras, e foi desenvolvida pelo próprio dono do local, André, um grande entendedor e estudioso da cultura da cervejeira. Para comer indico a kafta no palito.



Endereço: Av. Afonso Pena, 2382 - Funcionários, Belo Horizonte (esquina com Rua Gonçalves Dias)
Telefone: (31) 8904-1469

Café com Letras Savassi

É um ótimo lugar para almoçar. Possui pratos leves e muito saborosos, além de música ambiente, alguns livros para ler enquanto estiver no local e exposições. E apesar de não ter uma vasta carta de cervejas, o Café com Letras possui chopes da Cervejaria Küd, uma cervejaria de Nova Lima (MG), fundada em 2010.


Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 781
Telefone: (31) 3225 9973

Haus Munchen

Este restaurante alemão, inaugurado em 1966, é um dos mais tradicionais na capital mineira. Possui uma carta com mais de 200 tipos de cervejas nacionais (incluindo várias cervejas mineiras) e importadas, além de chopes de micro-cervejarias da região, que são trocados constantemente.



Os pratos da culinária germânica são o carro chefe do restaurante, mas o local também produz seus próprios embutidos e conta com uma grande diversidade de condimentos.




Endereço: Rua Juiz de Fora, 1257 - Belo Horizonte, MG
Telefone: (31) 3291-6900

Esta foi a primeira parte desta matéria. Em alguns dias postaremos a segunda parte, com mais dicas não só de bares e cervejarias.

3 comentários:

  1. Muito bacana as indicações, gostei de ver o Batalho do Apocalipse ali em destaque vai chamar atenção do pessoal da Confraria de Cerveja Skynerd la no facebook, aonde vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei pra caramba das indicações! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Começou pelos lugares certos. Mas como eu sou daqui de BH, não poderia deixar de sugerir alguma coisa tão boa quanto o Stadt Jever e Haus Munchen. O lugar que eu costumava mais gostar de ir era o Duke'n'Duke, um pub inglês/irlandês que tem a cerveja própria (Duke Pale Ale, fabricado pela Taberna do Vale) e sanduiches muito bons. Lá é muito bom, mas fica superlotado entre quinta e sábado, o que me lembra de outra sugestão: Der Famous, a apenas 100m (ou menos) de lá. É só atravessar a Av. Contorno! Lá temos outras opções de chopes artesanais e alguns pratos muito bons!

    Minha última indicação é meio irresponsável, pois nunca fui, mas ouvi falar muito bem. É bvem perto dos dois citados anteriormente: Grandpa's Attic Pub. Espero que a indicação não seja um erro! Rs.

    ResponderExcluir