18 gins brasileiros 

QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Círculo traçado

mariacevada

O gin Arapuru é produzido no interior de São Paulo e traz como destaque dos seus botânicos, o caju. Botânicos: zimbro, sementes de coentro, raiz de angélica, imbiriba (canela brasileira do Nordeste), puxuri (uma ‘noz-moscada’ da Amazônia), pacová (‘cardamomo’ brasileiro), bergamota, limão cravo, aroeira (pimenta rosa), louro e um hibisco brasileiro.

mariacevada

GIN ION

mariacevada

Nasce o primeiro gin da família Noi, já conhecida por suas cervejas artesanais nascidas. O Gin ION utilizou em sua produção zimbro, cardamomo, coentro, lavanda, angélica, lírio fiorentino, capim limão, folhas de limão kaffir e cascas de cítricos. 

mariacevada

mariacevada

O gin YvY tem uma proposta de trazer ingredientes nativos em seus gins. É produzido na região de Nova Lima, nos arredores de Belo Horizonte, desde 2017. Curiosidade: é possível comprar uma garrafa reutilizável da marca e abastecer com refis em lata mais baratos que as garrafas de vidro. Está disponível em 3 versões.

mariacevada

Produzido pela primeira destilaria de Teresópolis, o Gin Folivora está disponível nas versões london dry e floral. Seus botânicos incluem além do zimbro, sementes de coentro, raiz de angélica, nibs de cacau, cascas de limão taiti e tangerina, cardamomo e pimenta rosa. Curiosidade: o nome Folivora é a subordem dos mamíferos conhecidos como bicho-preguiças

mariacevada

O gin Apogee é o único gin nacional que utiliza álcool zero hidrocarboneto em sua base. Suas notas mais fortes são de pimenta rosa e anis, presentes em seus botânicos: zimbro, semente de coentro, Pimenta Rosa, Anis, Mandarim, Raiz de Angélica, , casca de limão e casca de laranja.

mariacevada

Thanks Books

Seoul

mariacevada

Produzido no Paraná, o Gin Sunset Fresh faz jus ao seu nome trazendo botânicos refrescantes em sua composição. Seus botânicos são eucalipto, menta, coentro, raiz de angélica, erva-mate, capim limão e frutas cítricas. A embalagem e identidade visual é um show à parte trazendo sofisticação e elegância em uma garrafa que parece um item de decoração.

mariacevada

GIN MUTATIS Seus botânicos destacam especiarias. São eles: zimbro, sementes de coentro, raiz de angélica, casca de limões taiti, siciliano e cravo, canela, cardamomo, alcaçuz, folha de laranjeira e avelã. Curiosidade: o nome é referência à “Mutatis Mutandis” que significa “mudando o que tem de ser mudado”. O camaleão complementa o conceito.

mariacevada

Já conhecida por suas cachaças com mais de 100 prêmios mundiais, a Weber Haus se inspirou em ingredientes gaúchos para produzir gins.  Eles levam em seus botânicos folhas da cana, erva-mate gaúcha e gengibre. Curiosidade: 48 é o nome do lote em que a família Weber se estabeleceu quando chegou da Alemanha em Ivoti.

mariacevada

mariacevada

O gin Zim ficou bastante conhecido por suas versões Magic Fusion e Mystic Fusion que mudam de cor quando servidos com gelo (do azul para o lilás e do verde para o amarelo, respectivamente). A destilaria tem diversas opções com botânicos e ingredientes diferentes, inclusive uma versão com flocos de ouro 23k.

mariacevada

O 4Beer já era conhecido pelos seus rótulos de cerveja artesanal e um taplist gigantesco. Com a criação do Gin 4D, eles se tornaram a primeira brewstillery de POA. Botânicos são: zimbro, coentro, gengibre, cravo, alecrim, cardamono, canela, pimenta rosa, hortelã, casca de laranja, casca de limão, manjericão, limão siciliano, laranja e pimenta da jamaica.

mariacevada

VITÓRIA RÉGIA O gin Vitória Régia foi um dos primeiros gins brasileiros do mercado, começando a sua produção em 2017. É um gin orgânico que já faturou algumas medalhas do World Gin Awards. Curiosidade: o histórico do expertise etilico de seus produtores vem de outra bebida – a cachaça Yaguara – também premiada. 

mariacevada

mariacevada

A destilaria BEG é de Campinas e acumula diversos prêmios com suas criações. Disponível em 3 versões. Botânicos: zimbro, semente de coentro e raiz de angélica, folhas de pitangueira e sabugueiro-do-brasil, cardamomo, canela, capim santo, cascas de limão taiti, mexerica e laranja lima.

mariacevada

A cervejaria Ouropretana também lançou a sua versão de London Dry. Nos botânicos: anis estrelado, canela em pau, cardamomo, coentro, hibisco, pimenta Jamaica, zimbro, funcho, casca de limão siciliano, angélica raiz, casca de limão capeta.

mariacevada

GALAXY GIN Assim como o Mutatis, é criação da destilaria Alkimia. Seu preço é bem acessível apesar da produção artesanal. A garrafa também é um show à parte. Seus botânicos são: zimbro, sementes de coentro, raiz de angélica, casca de laranja, casca de tangerina e castanha do Pará.

mariacevada

mariacevada

A Dengo, marca de cacau e chocolates, lançou seu próprio gin com uma combinação de zimbro, cacau, semente de coentro e outros botânicos.  Ele tem 44% de álcool.

mariacevada

JAM A cervejaria Verace, de Nova Lima, Minas Gerais, lançou sua própria marca de gins. O gin Jam possui 14 especiarias e está disponível em 3 cores de garrafa colecionáveis. Entre seus botânicos estão zimbro, coentro, angélica, toranja, limão siciliano, capim limão, alcaçuz, baru, pimenta rosa, lírio fiorentino, macadâmia, lavanda, jasmim e cardamomo.

mariacevada

GIN ATLANTIS Com inspiração inglesa, além de zimbro e raiz de angélica, o in traz toques de alcaçuz, tomilho e casca de limão tahiti em seus botânicos. A produção é comandada pelo Master Destiller da Atlantis – César Griffo

mariacevada

AMÁZZONI O gin Amázzoni é uma das marcas brasileiras de gin mais conhecidas da atualidade. Além do zimbro, se inspira em botânicos brasileiros em seru herbário. Seus ingredientes são: zimbro, louro, limão, coentro, mexerica, aroeira, cacau, castanha-do-pará, maxixe e cipó-cravo. 

mariacevada