8 curiosidades sobre a Duvel

Você sabe por que a tulipa possui um “D” em alto relevo? Sabia que a Duvel Tripel Hop nasceu de uma aposta? Essas e outras curiosidades nesse post.

Foto Cerveja Duvel e Seu Copo Tulipa



Por Amanda Henriques

A Duvel é uma Belgian Strong Golden Ale considerada uma das mais fiéis ao estilo. Possui aromas cítricos que remetem à pera, maçã, laranja e também um toque floral e levemente condimentado. Ela tem 8,5% de álcool equilibrados graças à sua complexidade.

Além de ser uma ótima cerveja para quem está começando a gostar de cervejas diferentes, a Duvel tem muita história pra contar. Separamos 8 curiosidades sobre ela:



1. O primeiro nome da Duvel

A primeira receita da Duvel foi lançada em 1923 para comemorar o fim da Primeira Guerra. Foi chamada “Victory Ale”.


2. Leveduras Escocesas


A Primeira Guerra Mundial difundiu as ales inglesas na Bélgica. Foi então que Albert, um dos filhos de Jan-Leonard Moortgat decidiu criar uma receita inspirada no modelo inglês. Ele partiu para o Reino Unido em busca de um tipo específico de levedura.  Finalmente, ele voltou à Bélgica com amostras de leveduras de uma cervejaria escocesa que até hoje fazem parte da receita da Duvel.

3. Duvel significa Diabo em flamengo

Em 1923, em uma degustação para as pessoas mais importantes da região, o fabricante de sapatos Mr. Van De Wouwer exclamou “This is a real Duvel”!  / É um verdadeiro diabo! A empolgação foi por conta dos aromas potentes da cerveja.
O nome pegou e teve a ideia replicada por muitas outras cervejarias. Hoje é comum encontrar Belgian Strong Pale Ale com nomes “satânicos” – também uma referência à delicadeza das cervejas, as cores claras e o equilíbrio que ajudam a mascarar o alto teor alcoólico.
4. A inscrição no muro da fábrica


O muro da Cervejaria Moortgat é uma das imagens mais icônicas da visita. “Ssst… hier rijpt den Duvel” – Silêncio, o diabo está amadurecendo aqui.
5. A primeira tulipa de cerveja

Para evitar o mal entedido, vamos esclarecer que os copos chamados de tulipa nada tem a ver com as tulipas de chope tradicionalmente usadas em bares. A tulipa do seu chope na verdade é um copo “Pilsner”. Tulipas de verdade são taças com esse formato que remetem de fato à flor tulipa:
Nesse quesito, a Duvel foi pioneira.
A terceira geração da família Moortgat chegou à conclusão que uma cerveja única merecia também um copo único. Foi então que em 1960 a tulipa da Duvel foi desenvolvida para abrigar todo o conteúdo de 330 ml das garrafinhas. Até então não havia registros de copos nesse formato para cervejas.
6. O ‘D’ no fundo da tulipa

Você já reparou que no fundo da tulipa de Duvel há um “D” em alto relevo? Além de enfeitar a taça, ele faz com que as bolhas da cerveja partam do centro da tulipa provocando também um redemoinho. O efeito é bem bonito.
7. As edições anuais da Duvel Tripel Hop começaram graças a uma aposta

Michel Moortgat, CEO da Duvel (esq.) e Johan Wanne Madalijns
Em 2010, Johan ‘Wanne’ Madalijns, líder da organização sem fins lucrativos Lambiekstoempers (que apoia a cultura cervejeira do Vale do Senne e Pajottenland) desafiou o Diretor de Marketing da Duvel Johan Van Dijck: se conseguisse 10.000 fãs para a fanpage “Wij willen Duvel Tripel Hop” (Nós gostamos da Duvel Tripel Hop) a empresa teria que voltar a produzir a receita lupulada lançada em edição limitada em 2007. 
Em menos de um mês o número já tinha sido ultrapassado e a Duvel passou a produzir anualmente, versões da receita original – que leva os lúpulos Saaz e Styrian Golding – sempre com a adição de um terceiro lúpulo diferente. Na versão de 2010/2011 o Amarillo foi o escolhido, American Citra foi o lúpulo de 2012, Sorachi Ace em 2013 e Mosaic em 2014.

8. Existe uma Duvel verde






A Duvel na versão tradicional passa por uma segunda fermentação na garrafa. A Duvel Green (Duvel Draft é o nome original) é uma cerveja mais leve e menos alcoólica por não passar por esse segundo processo. E não gente, ela não é verde de verdade, por favor.


CURIOSIDADES SOBRE A DUVEL | A Duvel é uma das cervejas Belgas mais conhecidas do mundo, e é o tipo da cerveja que costuma agradar a todos. Ela é uma Belgian Strong Golden Ale, com 8,5% de teor alcoólico, considerada uma das mais fiéis ao estilo. Possui aromas cítricos que remetem à pera, maçã, laranja e também um toque floral e levemente condimentado. Além de ser uma ótima cerveja para quem está começando a gostar de cervejas diferentes, a Duvel tem muita história pra contar. Separamos 5 curiosidades sobre essa cerveja maravilhosa: 1 – A primeira receita da Duvel foi lançada em 1923 para comemorar o fim da Primeira Guerra. Foi chamada “Victory Ale”. ◽ 2 – Duvel significa Diabo em flamengo. Em 1923, em uma degustação para as pessoas mais importantes da região, o fabricante de sapatos Mr. Van De Wouwer exclamou ‘This is a real Duvel’! (‘É um verdadeiro diabo’!) O nome pegou e diversas outras cervejas do estilo usam nomes “satânicos” em suas cervejas. ◽ 3 – A primeira tulipa de cerveja. A terceira geração da família Moortgat, fabricante da Duvel, chegou à conclusão que uma cerveja única merecia também um copo único. Em 1960, a tulipa da Duvel foi desenvolvida para abrigar todo o conteúdo de 330 ml das garrafinhas. Até então não havia registros de copos nesse formato para cervejas. ◽ 4 – O ‘D’ no fundo da tulipa. Você já reparou que no fundo da tulipa de Duvel há um “D” em alto relevo? Além de enfeitar a taça, ele faz com que as bolhas da cerveja partam do centro da tulipa provocando também um redemoinho. O efeito é bem bonito. (Passe as fotos para o lado para ver). ◽ 5 – Existe uma Duvel verde! A Duvel na versão tradicional passa por uma segunda fermentação na garrafa. A Duvel Green (Duvel Draft é o nome original) é uma cerveja mais leve e menos alcoólica, por não passar por esse segundo processo. E não gente, ela não é verde de verdade. Curtiram as curiosidades? Então, passa lá no MariaCevada.com.br para conferir mais algumas. E vocês, também gostam da Duvel? Saúde! 🍻🍻 #beer #bier #cerveja #mariacevada #CervejaArtesanal #Curiosidade #Duvel
Uma publicação compartilhada por Maria Cevada – Cerveja 🔞 (@mariacevada) em




Curtiram as curiosidades?
Se souber mais alguma comenta aí.


7 comentários para “8 curiosidades sobre a Duvel

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *