Gadgets de Cerveja 145: O Copo Snifter

Dicas de copos de cerveja para aqueles cervejeiros colecionadores.

Tem muitos cervejeiros que, além de ficar caçando cervejas novas, se amarram em ter diversos copos diferentes para cada tipo de cerveja. Como a gente sabe disso? Pois somos exatamente esse tipo de cervejeiros! Adoramos copos diferentes para tomar cerveja e, vou te falar, eles realmente fazem sentido na hora de degustar e apreciar as características desse líquido sagrado.

Por isso, a partir de hoje, vamos começar falar um pouco dos diferentes copos de cerveja, suas características principais e como eles podem auxiliar na hora da degustação.

Hoje vamos falar do copo Snifter!

 Copo Snifter Mort Subite + Wäls Petroleum


O nome é realmente estranho e faz menção ao ato de inalar a cerveja enquanto você bebe, mas ele mais conhecido como taça de conhaque e também pode ser chamado de Napoleón. São copos mais gordinhos na parte de baixo e que se estreitam perto da boca, para que eles possam reter os aromas das cervejas que são servidas nele.

Além disso, como algumas das cervejas que são servidas nele tendem a ser mais alcoólicas, complexas e encorpadas, como  Barley Wines, Belgian Strong Dark Ales, Russian Imperial Stouts, o design do copo permite que você o segure por baixo, com a palma da mão, para que possa aquecer a cerveja e ir liberando alguns aromas e sabores que não aparecem quando o líquido está muito gelado. Afinal, são estilos que possuem um belo buquê de aromas, que podem ter notas de café, frutas, chocolate, caramelo e muitas outras características que aparecem mais com o uso desse copo.

Snifter Beer Planet + Snifter Cervejaria Therezópolis + Snifter Cervejaria Tupiniquim

São copos bem legais para ter em casa, pois eles realmente fazer diferença na hora de tomar as cervejas mais alcoólicas e encorpadas.

No Brasil, algumas cervejarias, como Therezópolis, Tupiniquim, Wäls, já possuem seus próprios copos Snifter, mas você também pode encontrar de outras cervejarias em lojas online de produtos cervejeiros.

O snifter que abriu essa matéria é da cervejaria belga Mort Subite:

Ele é parte do Kit BeerFlakes #007, voltado para a escola cervejeira belga, que veio com a taça da Mort Subite, uma camisa temática, uma cerveja La Corne du Bois des Pendus Black, um energético puro malte e chocolates lupulados (isso mesmo, lupulados!).

Kit BeerFlakes #007 – Escola Belga

Para quem ainda não conhece, o BeerFlakes é um clube de assinatura de produtos cervejeiros bem interessante! A cada mês, eles criam edições temáticas e enviam para os assinantes de 4 a 6 produtos cervejeiros. O legal é que você só sabe o que vai receber naquele mês quando abre a caixa! Ou seja,  você sempre fica naquela expectativa para descobrir o que tem na caixa. Podem ser camisas, taças, gadgets de cerveja, pôsters, molhos, sabonetes e, é claro, cervejas.

O período de assinatura para a próxima edição já está aberto no site e vai até dia 15 de abril. O tema do BeerFlakes #009 também já está definido: será WoodWork, com foco na madeira, matéria prima de diversos acessórios cervejeiros e também utilizada na própria produção de cervejas.

Então, se você já curte nossas dicas de Gadgets de Cerveja e quer passar a receber todo mês diferentes produtos cervejeiros em sua casa, é só assinar o BeerFlakes!

E se você conhece mais algum Gadget de Cerveja interessante, manda aqui pra gente! Sua dica pode virar uma matéria em breve! Pode ser pelos comentários aqui no site, pela fanpage da Maria Cevada no facebook, pelo nosso e-mail (contato@mariacevada.com.br), etc.

Saúde!

A Maria Cevada é parceira de mídia do BeerFlakes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *