Os Melhores Blogs de Cerveja Artesanal do Brasil

Para informar é preciso estar informado. Por isso, resolvemos compartilhar com vocês a lista dos 10 blogs que mais acompanhamos. Confira.

Por Amanda Henriques

1. Bebendo Bem
Curiosidades e informações descontraídas. O Bebendo Bem é escrito pelo Fabian Ponzi com uma boa dose de polêmica e conta com a colaboração da Mariana Schneider, a amável troglodita do meio cervejeiro que relata suas aventuras pelo mundo.

2. Goronah
Além de trazer novidades do universo cervejeiro, o Goronah é o Google dos cervejeiros caseiros. Os vídeos do Nicholas Bittencourt são sempre bem acessados por quem está começando a produzir cerveja na panela.

3. Henrik Boden
Outro guru da cerveja de panela. O Daniel “Bode” Barros compartilha receitas e dicas em seu blog. Há tempos também oferece cursos para cervejeiros que querem começar a produzir em casa. A coisa deu tão certo que agora o Boden é portal.

4. Dois dedos de Colarinho
Informações pautadas em História, estatísticas e panoramas do mercado. Tanto que o blog faz parte da seção de economia d’O Globo. É escrito pelo Márcio Beck.

5. Homini Lúpulo
O Bernardo Couto é apaixonado por cervejas, comanda a 2cabeças – superquerida pelos cariocas – dá curso para cervejeiros na sua própria cozinha e ainda escreve pro HominiLúpulo, um dos veteranos no mundo dos blogs de cerveja

6. Lupulento
Moçada jovem, hype, que está fazendo bonito no Nordeste pra levar a cultura das cervejas artesanais. As informações são simples e descoladas, muito boas de ler. Sérgio Teophilo, Felipe Vitoriano, José Martins e Mario Soares estão explorando o mundo das artesanais e aprendendo com os próprios posts.

7. O Cru e o Maltado
Se depender do Alexandre Marcussi cerveja não é um assunto superficial. Historiador e pesquisador, ele leva sua experiência no ramo para seus posts que possuem um nível espetacular de informação e detalhe. Adoro.

8. Factóide
Está sem tempo? O Factóide traz o resumão da semana da cerveja pra você. Quebra o galho naquela semana agitada que não deu pra acompanhar o que rolou no mundo da cerveja artesanal.

9. All Beers
O Raphael Rodrigues é um dos caras mais engajados em trazer as melhores informações do mundo cervejeiro no site All Beers. Um dos maiores méritos é a frequência de atualizações impecável, um trabalho respeitado realizado desde 2009. Parabéns, curtimos muito o seu trabalho, Rapha!

10. Viajante Cervejeiro
O Edson Carvalho Jr. largou tudo para viver uma aventura cervejeira pelo mundo e esse ano vai explorar o Brasil. Ele vai em busca dos melhores roteiros para curtir uma boa cerveja e de carona em carona, de curso em curso, de palestra em palestra, vai divulgando a revolução artesanal.

11. Maria Cevada
Não resisti.
Mas esse número 11 aqui é muito mais pra agradecer aos votos que recebemos na enquete Melhores do Ano da Cerveja, do Roberto Fonseca. A enquete ainda não acabou, mas fomos citados 2 vezes. Acha pouco? Pois saiba que selecionar só 10 blogs pra essa matéria foi um sufoco, viu? Estamos felizes da vida por conseguir despontar por lá com menos de dois anos de trabalho.

Obrigada a todos vocês.

4 comentários para “Os Melhores Blogs de Cerveja Artesanal do Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *