Cervejas Trapistas – Atualizado 2021

Antes de ler sobre a matéria, uma introdução é válida: trapista não é um estilo de cerveja. As cervejas trapistas são cervejas feitas de acordo com as premissas religiosas dos monges beneditinos da Ordem Cisterciense da Estrita Observância ou, de forma mais simples, Ordem Trapista. Ao proferir os votos de obediência, pobreza e castidade, o monge trapista passa a dividir seu tempo entre orações, obrigações religiosas e afazeres que sustentem o mosteiro – que será seu lar até o fim da vida.

Imagem BeerShop

Os monges podem produzir itens diversos para comercializar e garantir o sustento do mosteiro: pão, queijo, doces, carnes e até mesmo… Cerveja! Essas cervejas precisam ser fabricadas pelos monges, dentro do mosteiro (importante!), e sua proposta deve ser filantrópica: o dinheiro que não for usado para sustento do mosteiro, deve ser usado para causas sociais. 

Atendendo a esses requisitos, as cervejas podem enfim exibir com orgulho o selo “Authentic Trappist Product” em seus rótulos.

Atualmente existem apenas 14 cervejas produzidas em mosteiros trapistas no mundo. Dentre elas, apenas 11 recebem o selo “Authentic Trappist Product”.

Recebem o selo:

✅ La Trappe – Holanda
✅ Chimay – Bélgica
✅ Rochefort – Bélgica
✅ Westmalle – Bélgica
✅ Westvleteren – Bélgica
✅ Zundert – Holanda
✅ Stift Engelszell – Áustria
✅ Spencer – EUA
✅ Mount St. Bernard / Tynt Meadow – Inglaterra
✅ Orval – Bélgica
✅ Tre Fontane – Itália

Não recebem o selo:

✖ Cardeña – Espanha – Seus produtos não são feitos dentro do mosteiro.
✖ Mont des Cats – França – A cerveja é feita na Chimay. Os queijos, no entanto, recebem o selo.
✖ Achel – Bélgica – Há algum tempo não há mais uma comunidade monástica em Achel. Os (dois) monges da Achel agora moram em Westmalle (onde ainda há 27). A Achel continua sendo produzida com a mesma qualidade, sendo fiel à receita, mas suas cervejas deixaram de atender aos requisitos de um “autêntico produto trapista”.

Esse caráter raro faz com que as trapistas sejam consideradas por muitos as melhores cervejas. Em especial, as trapistas da Abadia Saint-Sixtus que produz os rótulos Westvleteren.

Quer saber mais sobre as melhores cervejas do mundo? Nós fomos até Poperinge, no norte da Bélgica provar as Westvleteren! Confere aí a matéria: http://www.mariacevada.com.br/2014/04/westvleteren-as-melhores-cervejas-do.html

Degustando uma trapista! Chimay Blue

2 comentários para “Cervejas Trapistas – Atualizado 2021

  • Boa iniciativa, entretanto algumas informações "falhas"… Não existe "corpo turvo" nem "corpo escuro"… O corpo da cerveja tem a ver com a sua densidade e textura e não com a aparência … Como este canal é para orientar e despertar o interesse em iniciantes, achei por bem fazer esta correção.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *