Bruges: 4 locais imperdíveis para o seu roteiro cervejeiro

Por Amanda Henriques

Bruges é uma das cidades mais românticas do mundo. Ela preserva o seu estilo medieval e presenteia os visitantes com jardins, lagos, canais e suas pontes espalhados por toda a cidade. Agora, dá pausa no audioguia da excursão e vamos falar do que interessa: cerveja.

Se você é cervejeiro e sonha em ir à Bélgica, considere sair da capital e explorar também a pequenina Bruges. A cidade é linda e tem bares interessantes com cervejas próprias e até uma microcervejaria aberta à visitação. Aqui, vamos falar de quatro programas cervejeiros que você não pode perder. A nossa visita à cidade durou aproximadamente um dia e meio e garanto: dá para fazer o roteiro turístico padrão – com passeio de barco e tudo – e curtir esses lugares incríveis. É só ter disposição!

1. De Halve Maan




Não tem jeito. Se você pretende fazer um roteiro cervejeiro em Bruges, a De Halve Maan é parada obrigatória: ela é a única cervejaria ainda ativa no centro de Bruges e sua história começa em 1856 com as produções dos primeiros rótulos. Hoje, ela produz quatro estilos: a Brugse Zot (Belgian Pale Ale), a Brugse Zot Dubbel e seus dois rótulos mais fortes – Straffe Hendrik Tripel e Quadrupel – cujos nomes significam “Forte Henry” em homenagem aos Henri I, II, III e IV (haja Henri!) que fundaram a cervejaria.

O TOUR: nos surpreendemos positivamente com o tour da cervejaria. Eles apresentam a história da cervejaria com muito carinho e bom humor. É um lugar fantástico para aprender não só sobre a De Halve Maan, mas também sobre cerveja belga em geral.

De toda a viagem (além Bruges), foi o passeio mais didático e divertido que acompanhamos. Eles fazem várias provocações divertidas a outros locais e estilos afirmando a superioridade da cerveja belga o que torna o clima muito descontraído. O passeio custa €7,50 e demora cerca de 45 minutos e ao final você poderá degustar uma taça da Brugse Zot não-filtrada que você só encontra no tap deles.

Como reservar: você pode reservar o seu tour lá mesmo de segunda a sexta. Para o tour de sábado e domingo é preciso agendar por e-mail, consulte o site. Na nossa visita (dia de semana) foi bem fácil conseguir lugar para a próxima hora cheia. Enquanto espera, você pode dar uma volta pela cidade ou ficar por ali no restaurante ou ao ar livre já experimentando os rótulos da cervejaria.

Dica da Maria: precisa de ajuda para convencer alguém a topar ir com você no tour? Use esses argumentos:
– A torre da cervejaria é um dos pontos mais altos da cidade. Significa que em determinada parte do passeio será possível ter uma visão panorâmica da cidade e tirar fotos incríveis.
– Eles mantém um bar-réplica no interior da cervejaria mostrando como era o ambiente nos primórdios da cervejaria. É uma visita ao passado e suas referências em rótulos, garrafas, móveis e instrumentos antigos. Nesse bar você poderá, por uma portinha, ficar pertinho de um dos canais que passa perto da cervejaria.
– Uma cerveja inclusa, a comida de lá é boa (há carne de caça e fricassés em simpáticas panelinhas) e deixa de ser chato.

De Halve Maan
http://www.halvemaan.be/
Huisbrouwerij De Halve Maan
Walplein 26
B – 8000 Bruges

Consulte os horários dos tours e funcionamento no site

2. De Garre

Antes de entrar no De Garre você já vive uma aventura. Isso porque o barzinho é bem difícil de encontrar. De manhã, o beco estreito entre duas lojinhas nunca denuncia o local. À noite, uma plaquinha modesta indica o caminho. A verdade é que o bar não precisa de divulgação para estar sempre cheio de apreciadores de cerveja e há quem solte o verbo por eles terem, na maioria das noites, apenas um garçom.

Está vendo essa alma na escuridão? Está saindo do beco que abriga o De Garre.

Não se desespere, pois ele dá conta. Seja simpático e tente aproveitar a dica de ficar no segundo andar. A pia, os copos e os petisquinhos ficam aqui, logo, é onde o garçom passa mais tempo. – aquelas malandragens. A cerveja popstar de lá é a tripel De Garre, a tripel exclusiva do bar, disponível no tap, e que está em praticamente todas as mesas sempre.

No tap estavam a Celis White, uma witbier e a De Garre

A carta de cerveja é repleta de opções e o que mais chamou a atenção foi a preocupação de servir os rótulos em seus copos originais. E não há custo adicional por isso. Quando percebemos esse cuidado, aproveitamos: pedimos a La Corne no seu tradicional copo de chifre e a Kwak no copo ampulheta. Quer mais amor? A cada rodada de cervejinha, você ganha uma pequena porção de queijos de cortesia.

De Garre
http://www.degarre.be/
De Garre 1  8000 Brugge

domingo a quinta: 12 à 0h
sexta: 12h à 1h
sábado: 11h à 1h



3. Cambrinus


Bebe-se bem, come-se bem. O Cambrinus contraria a máxima (às vezes desesperadora) dos bares e cervejarias da Europa que costumam servir amendoins, tábua de queijos, embutidos e… só. Por isso, esse bar e restaurante com mais de 400 OPÇÕES de cervejas artesanais é uma boa pedida para forrar o estômago com um belo almoço com carnes, massas e entradas quentes.

No cardápio do Cambrinus, vários pratos levam cerveja na receita. Uma opção para quem quer provar alguns deles é optar pelo menu cervejeiro (Menu van de Brouwer €26,95). No dia, contava com entrada de croquete de queijo trapista, costeletas à Gulden Draak com compota de maçã e de sobremesa crème brûlée aromatizado com a cerveja Ename Dubbel.

Na carta-de-cerveja-livro (esquerda) você vai encontrar rótulos como a Pannepot, uma
Belgian Quadrupel da “De Struise Brouwers” (direita)

Quer mais um motivo para ir? Eles têm rótulos próprios: a Cambrivinus Blonde Huisbier e Cambrivinus Bruin Huisbier.

Cambrinus
http://www.cambrinus.eu/
Bierbrasserie Cambrinus
Philipstockstraat 19, 8000 Brugge
Dias de semana: 11h às 23h
Fins de semana: 11h atéééé tarde.

4. Struise Biershop




Bem no centro de Bruges, ao lado da Heilig Bloed Basiliek (a Basílica do Sangue Sagrado é um dos principais pontos turísticos) você vai encontrar o Struise Biershop. É uma loja muito discreta, dentro de uma galeria comercial chamada Brug 15. Infelizmente, eles só abrem quinta, sexta e sábado de 12 às 18h e não tivemos a sorte de pegar a lojinha aberta. De qualquer forma, lá você vai poder provar os rótulos fantásticos da Struise em garrafa ou nos 3 taps disponíveis.

Struise Biershop
http://struise.com/
Burg 15 (nome da galeria)
8000 Brugge
De quinta à sabado de 12h às 18h

Esperamos que tenham gostado das dicas!
Declaramos aberto o espaço democrático dos comentários para mais dicas ;D
Boa viagem, cervejeiros!

Quer mais dicas? Acesse a seção de TURISMO CERVEJEIRO

4 comentários para “Bruges: 4 locais imperdíveis para o seu roteiro cervejeiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *