Turismo Cervejeiro: Penedo pra fugir do calor!

Por Amanda Henriques

O Rio de Janeiro está fervendo! E não é só pela quantidade de turistas que resolveu passar o réveillon por essas bandas e esticar por aqui. Nããão, a coisa tá literal!
Na última sexta-feira a sensação térmica da minha cidade chegou a 50 graus!  Para você ter uma ideia, os detectores de incêndio de um shopping da Zona Sul dispararam SOZINHOS nesse dia.

E eu, que não sou muito fã do calor, fui procurar um cantinho mais ameno pra passar o fim de ano. E claro, esse lugar não poderia deixar de ter cervejinhas bacanas. Pois bem, eu e o digníssimo Anderson Senne partimos para a serra fluminense. Destino: Penedo.

Chegando lá, aquele clima ameno de montanha… Montanha de areia do deserto do Saara! Ainda que o clima não estivesse a la 50 graus, estava um calor intenso. Felizmente Penedo é uma cidadezinha conhecida por ser uma colônia finlandesa, mas também pelas suas cachoeiras.

E a cerveja? Em Penedo visitamos dois lugares bacanas com cervejinhas diferentes: a Casa do Fritz, tradicional restaurante e cervejaria de Penedo e o Penedon Brew Pub. O Penedon já andou por aqui na Maria Cevada quando comentamos o lançamento da X-Imperial Lager, a Lager com inusitados 75IBU que surgiu da parceria com a 2Cabeças.

Casa do Fritz

É um restaurante bem simpático com pratos no estilo alemão/finlandês. É um bom lugar para levar a família, mesmo que não gostem de cervejas especiais. O chopp Pilsen é bom e vai agradar todos os gostos e os pratos são bem bacanas.

Mas como nem só de Pilsen vive o homem (e a mulher no caso, pq né?), lá você vai encontrar 8 rótulos da casa: Pilsen, Weizen, Amber, Red Ale, Vienna, Lager-Hopfen (uma lager lupulada) e mais dois rótulos especiais – um com centeio e uma Baltic Porter com cacau.
Ainda não tomei a de centeio e a Porter (foram trazidas pro Rio em garrafa para beber depois), mas das que já tomei, posso dizer que a Lager-Hopfen se destaca. A Amber também merece ser mencionada pois tem o malte torrado acentuado no retrogosto bem bacana.

Casa do Fritz 
Avenida das Mangueiras, 518

Dica: Se for pedir um kit de cervejas para levar pra casa, fique atento: os garçons costumam pegar as garrafas de uma estante que fica BEM exposta ao calor e ao sol, na porta do restaurante. “Olha, ninguém nunca reclamou não, senhor. Mas se quiser eu pego as garrafas lá de dentro“. Pois, queira.

Penedon Brew Pub

O Penedon Brew Pub é um charme. No salão do bar você divide o espaço com os tanques de maturação da cervejinha e tem seis torneiras para se divertir. Uma coisa que eu amo são as réguas de degustação e lá tem. Você vai poder provar 150ml de cada rótulo num precinho camarada.

O cardápio é gigante com muita carne, costela, salsicha, aquela festa gastronômica alemã com um quê de steak house.

Os rótulos da casa são: Penedon Natur Helles, Penedon Red Ale, Penedon Serra da Índia (English IPA digna!), Penedon Agulha Negra Stout (A MELHOR!) e Penedon Honey Bock (não ressalta o mel, não curti tanto).

Você pode clicar e ampliar para ler sobre cada cerveja Penedon

Ah, e além das 6 cervejas, você encontra a própria X-Imperial Lager da parceria com a 2Cabeças. A lupulagem deve assustar os bebedores desavisados, mas faz a alegria dos hopheads.

Parrilla Restaurante e Bar (o pub é anexo)
Av. Casa das Pedras, 942

Dica 1: o Google Maps marca o endereço do Penedon em Itatiaia, o que deve causar a maior confusão pros turistas cervejeiros. Ele fica na mesma rua principal de Penedo, mais pro início, em frente à Casa dos Cristais. Não se engane.

Dica 2: Vai marcar o local no Untappd? Procure por Parrilla Restaurante e Microcervejaria. No site o nome é Parrilla Penedo, no Facebook é Penedon Brew Pub e em todos as outras referências na Internet é Parrilla Restaurante e Bar. Crise de identidade à parte é um bom lugar pra bebericar.

Outros locais e rótulos

Alguns lugares de Penedo servem cerveja Serra Gelada que é de Visconde de Mauá, cidade bem próxima. A Dourada é puro malte e agradável. A cervejaria também tem uma versão defumada (provaremos em breve) que está disponível em algumas lojas e mercadinhos e uma sazonal de pinhão que não tivemos sorte de encontrar. Ela é produzida entre março/maio.

Curtiu? Em dois dias dá pra fazer muita coisa em Penedo. Então, se você topar uma pocket trip no fim de semana, fica a dica!

3 comentários para “Turismo Cervejeiro: Penedo pra fugir do calor!

  • Gustavo Guedes says:

    Parabéns pelo post. Ja fiz uma visita a Penedo e realmente vale a pens, tem cervejas interessantes. A red ale da cada do fritz leva beterraba e tem uma cor linda. Subindo a serra, em maromba tem a lija da Serra Gelada que da pra beber on tap. Tem também um quiosque da Dona Mathilde Bier, que tbm tem tábua de degustação. Destaque p a strong gold ale, mto boa. Abraços

  • Se vierem a Visconde de Maua será um prazer recebe-los na nossa humilde e dedicada fabrica a Serra Gelada!
    Grande Abraço;
    André Luiz Bento;
    Microcervejaria Serra Gelada,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *