Como Fazer Cerveja em Casa na Panela Automática

Um equipamento automático compacto para facilitar e acelerar a sua produção de cerveja em casa.

Como muitos de vocês já sabem, e já acompanharam diversas vezes nas nossas redes, somos cervejeiros caseiros e adoramos fazer uma cervejinha em casa de tempos em tempos. Já usamos diferentes panelas e processos de produção, e adoramos fazer nossas cervejinhas, mas costuma demorar de 8 a 10 horas um dia de produção.

Só que recentemente utilizamos um equipamento muito legal e que ajudou muito na produção: O Biermaker.

O Biermaker foi desenvolvido pelo pessoal do Cerveja da Casa, uma loja de produtos e insumos cervejeiros. Ele é um equipamento conhecido como Single Vessel, ou seja, em uma peça única e compacta, você tem os itens necessários para a mostura, recirculação, lavagem dos grãos, e fervura, fazendo com que você economize muito espaço na hora da produção da sua cerveja.

Compacto, econômico e eficiente, o Biermaker foi pensado, estudado e aperfeiçoado por 3 anos pela equipe do Cerveja da Casa, até chegar na sua estrutura atual, que conta com caldeirões em inox; resistência elétrica para aquecimento na mostura e fervura; fundo falso, para filtragem dos grãos; bomba de recirculação alimentícia; software de controle profissional, que já vem com receitas pré-configuradas, mas que também permite que você configure suas próprias receitas do seu jeito.

Utilizamos o Biermaker de 20 litros para a produção de uma Belgian Blond Ale e você pode conferir como foi a experiência neste vídeo:


Além do Biermaker de 20 litros, eles também possuem equipamentos para 30, 50 e até 75 litros, sendo que nesses 2 últimos, você não precisa tirar o cesto com os grãos utilizando as mãos, pois o equipamento já vem com uma estrutura de roldanas para você não ter trabalho.

Diferenciais do Biermaker

Os flanges de encaixe são desenvolvidos exclusivamente para o sistema, permitindo o acoplamento do cesto de mostura à panela de fervura. Além disso, com o encaixe rápido ¼ de volta, você não precisa apertar porcas nem conexões: encaixou, usou! (exclusividade BierMaker).

O aquecimento é feito através de resistência elétrica de baixa densidade (2500w de potência) e a medição da temperatura é diretamente no cesto de mostura. Isso faz com que o controlador possa aferir e corrigir a temperatura com mais precisão.

Ele possui um sistema completamente integrado, sem ligações externas, sem mangueiras para recirculação e sem necessidade de nenhuma montagem, apenas acoplar as duas tinas através do mecanismo do Biermaker, e faz uso do controlador BeerMax, um software de controle profissional, permite controlar todas as etapas da produção de cerveja com precisão. No vídeo que está aqui em cima, mostramos detalhadamente o BeerMax, como programar sua receita e quais as receitas/estilos que já vem pre-definidos.

A recirculação é feita por meio de furos em toda a borda superior do cesto de mostura, evitando a canais preferenciais no malte. (exclusividade BierMaker).

O equipamento vem com um suporte (garfo) para apoio do cesto em cima da tina de fervura, para o momento em que você for lavar os grãos.

A fervura pode ser feita de modo automático, configurando o tempo direto no BeerMax, e ela vai te avisar os momentos exatos de colocar os lúpulos, para que sua cerveja fique do jeito que você quer.

‘Mas Maria, e o quando acaba a fervura, ela avisa?’
Avisa sim! E, além disso, é a própria panela que faz o Whirlpool, que é aquele redemoinho que a gente faz no final da fervura para concentrar o resto dos lúpulos e das proteínas coaguladas no centro da panela, tendo assim uma cerveja mais límpida. Tudo isso sem precisar conectar nenhuma outra mangueira ou usar uma pá.
E se vocês olharem com cuidado no vídeo, o mosto saiu realmente muito clarinho após o resfriamento.

Ou seja, o Biermaker foi todo desenvolvido e pensado para que o cervejeiro tenha mais praticidade na hora de fazer sua tão amada cerveja, sem correr riscos de passar da temperatura de mostura, ou perder uns minutos na adição dos lúpulos, ou ter que fazer esforço mexendo os maltes na hora do cozimento.

Na cerveja que fizemos com o Biermaker, o tempo total de produção, considerando a lavagem pré e pós do equipamento, foi cerca de 5 horas, um recorde para a gente.

Conversamos com o Afonso Dolabella, cervejeiro da RockBird, e ele nos deu a sua opinião sobre o uso de panelas automáticas na produção de cervejas caseiras:

“O equipamento elétrico tem sido um grande diferencial para a produção de cervejas caseiras.
Esses equipamentos tem a vantagem de deixar o trabalho mais focado no conceito da cerveja ali produzida, nos mínimos detalhes sobre a produção. Quando não se usa um equipamento automatizado, o número de tarefas aumenta consideravelmente durante o processo, pois todo o controle será manual: acionamento da fonte de calor, controle de temperatura, homogeneização do mosto, recirculação e lavagem, enfim, todas as etapas que competem na fabricação de cervejas em casa.

No equipamento automatizado, todo esse trabalho fica por conta do maquinário, deixando o cervejeiro livre e concentrado nas nuances da receita, no conceito geral do projeto. Não que o equipamento manual não permita que se realize os tópicos acima, mas com o processo manual, o trabalho se concentra na maioria das vezes na realização de tarefas com o máximo controle e ajustes, onde no processo automático a máquina realiza as programações pré ajustadas, e o cervejeiro fica livre para olhar minuciosamente o processo e focar nas questões mais conceituais do trabalho.”

Afonso comenta ainda que é importante para o cervejeiro entender as ‘tarefas’ executadas pelo controlador do equipamento automático, então, vale a pena estudar bem o processo de produção de cervejas.

O Biermaker é bem útil para quem está começando e, também, para os cervejeiros mais experientes, pois ele tem capacidade para armazenar até 15 receitas diferentes no BeerMax – 5 configuráveis e 10 já  cadastradas: Premium American Lager, Witbier, IPA, Irish Red Ale, American Stout, American Wheat Beer, Cream Ale, Belgian Pale Ale, Weiss e Belgian Blond Ale. Ou seja, você pode adaptar sua cerveja da forma que quiser ou aproveitar uma das receitas já programadas e só adicionar os insumos.

Como falamos no vídeo, o Biermaker possui um kit complementar, voltado para quem ainda não possui os equipamentos necessários para produção de cervejas em casa. Ele pode ser adquirido junto com o Biermaker, mas se você já tem esses equipamentos em casa, como mangueiras, moinho de rolos, pás, balde fermentador, etc, basta comprar o Biermaker clicando aqui.

E se liga na dica: quem comprar o Biermaker usando o cupom MARIACEVADABIERMAKER ganha um presente especial da loja.

No site do Cerveja Da Casa, tem muito mais informações, equipamentos e insumos para ajudar na produção de cerveja em casa. Os caras sempre dão ajuda para os cervejeiros e nos kits um dos itens que vale falar é a apostila, sempre muito detalhada e com todas as instruções para facilitar a vida do cervejeiro.

Então, o que você está esperando para fazer sua cerveja em casa?
Acessa o site do CervejaDaCasa.com e comece a fazer sua própria cerveja!

Saúde!

Essa matéria é uma parceria com o Cerveja da Casa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *