Vai Ter Cerveja em Marte!

Pesquisadores e cientistas fazem testes para a produção de cevada e lúpulo em solo marciano.

Foto por Wil Stewart/Unsplash, NASA. / Ilustração por Lisa Larson-Walker

Não sabemos quando a raça humana chegará em Marte, mas se tudo der certo, vai ter cerveja por lá!
É isso mesmo!

Alunos do curso de astrobiologia da universidade de Villanova, na Pensilvânia (EUA), decidiram testar o crescimento de diversas plantas e vegetais em um solo que se assemelha ao solo do planeta vermelho.

Alunos cultivam lúpulo em “solo” marciano – Crédito: Villanova University

Dentre esses teste, alguns alunos resolveram tentar cultivar lúpulos, um dos ingredientes base da cerveja e que são responsáveis pelo amargor, pelo sabor e pelo aroma das cervejas. Para a surpresa do Professor Edward F. Guinan, que teve a ideia do projeto, e dos alunos, o resultado do crescimento do lúpulo neste solo e em condições que semelhantes à de Marte (os estudantes usaram uma estufa especial que reduzia a temperatura e a exposição solar das plantas) foram muito positivos.

 A avaliação foi feita de setembro a dezembro de 2017, e os resultados do projeto piloto foram apresentados na Reunião de Inverno da Sociedade Astronômica Americana, em janeiro de 2018.

Esta não é a primeira vez que cientistas fazem testes de cultivo de ingredientes da cerveja em uma terra semelhante à de Marte.

Em 2016, o ecologista Wieger Wamelink fez um teste de cultivo de vegetais e cereais, dentre eles a cevada.

Ecologista Wieger Wamelink e sua plantação em “solo” marciano – Crédito: Joep Frissel – University of Wageningen / AFP

Estes resultados notáveis são muito promissores. Podemos realmente comer rabanetes, ervilhas, cevada e tomates, e estou ansioso para descobrir o sabor que têm“, declarou o ecologista Wieger Wamelink em comunicado.

Segundo o pesquisador, os alimentos cultivados não apresentaram traços de metais pesados, que seriam mortais para os seres humanos, e podem ser “consumidas sem riscos“.

Agora é só descongelar o gelo do planeta vermelho e levar as leveduras.

Enquanto a primeira cerveja marciana não surge, a cervejaria Bell’s, de Michigan (EUA), lançou em 2014 a Mars – The Bringer Of War, uma Double IPA com 10,10% de teor alcoólico, a primeira da série de cervejas que recebeu o nome dos 8 planetas do sistema solar (é, galera, Plutão não é mais planeta).

Crédito: Carson Matthews Photography

E vocês, o que acham de termos cerveja em marte quando os humanos chegarem lá?
Comentem aqui!

Fontes: The New York Times, Portal G1, Vix.com e meiobit.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *