Últimas Notícias

Teste de Iodo na Cerveja Caseira

Uma etapa rápida para você aperfeiçoar ainda mais seu processo cervejeiro.

A produção de cervejas em casa possui diversas etapas e principalmente quando estamos começando a insegurança acaba deixando você um pouco mais tenso e com medo de não completar alguma dessas etapas corretamente.
No nosso caso, sempre tínhamos dúvida se a etapa de cozimento dos maltes tinha sido bem feita. Ou seja, se todas as enzimas tinham convertido os amidos dos grãos nos tão desejados açúcares para a fermentação.

Uma forma de ter essa certeza é realizando o teste de iodo.

Crédito: Cerveja Artesanal Luques

Como assim?
O teste de iodo vai confirmar para você se todo o amido disponível na mostura foi convertido em açúcares.

Para fazer o teste, você vai precisar de:
- Tintura de Iodo
- 1 Pipeta conta-gotas
- Uma superfície branca (pode ser um pires, um prato ou uma placa de toque)

Crédito: Concerveja.com.br
Agora, basta você pingar algumas gotas da tintura de iodo em algumas gotas de mosto (em temperatura ambiente) e comparar a coloração destas amostras.
Importante: Evite pegar cascas ou grãos dos maltes da panela, pois eles vão reagir com o iodo e podem mascarar a coloração do seu teste.

Caso a coloração da mistura de iodo e mosto fique preta ou azul escura, isso significa que ainda existe amido para ser convertido no seu mosto.

Contudo, caso a amostra fique com uma coloração próxima do iodo (algo entre o avermelhado e o laranja escuro), isso quer dizer que todo o amido já foi convertido em açúcares e você já pode elevar a temperatura para a inativação das enzimas (Mash Out).

Crédito: Cerveja Cordel

E vocês, costumam fazer o teste de iodo? Contem aqui para a gente!

Saúde e boas cervejas!

Nenhum comentário