Como fazer o priming na sua cerveja

Dicas rápidas para você gerar gás carbônico na sua cerveja caseira.

Uma das dúvidas que sempre nos perguntam quando falamos que produzimos cervejas em casa é: “mas como vocês colocam o gás na garrafa?”

Bom, a explicação detalhada é longa, então vamos dar uma resumida e abordar os pontos mais importantes para que você entenda como o gás vai parar dentro da sua cerveja.

Crédito: Pinterest Jbrooke91011

Depois que sua cerveja terminou a etapa fria, composta basicamente pela fermentação e pela maturação, é hora de você tirar esse tão esperado líquido do balde e prepará-lo para o consumo.

Este líquido, que você já pode chamar de cerveja, não terá a carbonatação esperada para uma cerveja, e para conseguir essa carbonatação, você terá duas opções: embarrilhar, passando o líquido para um barril ou post mix, ou engarrafa-la.
Caso decida utilizar um barril, a carbonatação da sua cerveja será feita de forma forçada, com a utilização de um cilindro de CO2, mas isso é papo para outro momento.

A outra opção é fazer um priming, que consiste em adicionar uma calda açucarada na sua cerveja antes dela ir para a garrafa.

Crédito: Youtube Daniel Muller

Ao final da maturação, grande parte das leveduras já terão decantado, fazendo uma “lama” de fermento no fundo do balde. Contudo, o líquido clarificado ainda terá alguma pequena quantidade de leveduras em suspensão e essa calda açucarada servirá de alimento para essas leveduras.

Ao consumirem esses nutrientes, elas vão gerar cerca de mais 0,2% de teor alcoólico para sua cerveja e, também, gás carbônico. Só que dessa vez, como a garrafa estará tampada, esse CO2 ficará retido dentro da garrafa, carbonatando sua cerveja.


Calculando seu priming

O priming pode ser feito com açúcar de cana (esse que usamos no dia a dia), açúcar mascavo, mel ou com o próprio mosto e cada um dará um resultado diferente, mas tenham em mente que a quantidade de açúcares é diferente em cada um deles.

Aqui usamos o açúcar normal para fazer o priming, sempre tendo em mente que é prudente usar entre 6g e 9g de açúcar por litro de cerveja na hora desta conta. Se usar abaixo de 6g, sua cerveja pode não carbonatar direito. Usar acima de 9g por litro é arriscado, pois sua garrafa pode explodir.
Você pode fazer de duas formas: direto na garrafa ou no balde antes de engarrafar.

Direto no balde
Essa é a forma que sempre fizemos e que sentimos mais segurança.
Você vai passar a cerveja do balde de maturação para um outro balde previamente sanitizado. Quando trasfegar todo o líquido, meça a quantidade de cerveja no balde e defina qual a quantidade de açúcar vai usar por litro, lembrando de usar entre 6g a 9g por litro de cerveja. Depois, vamos misturar esse açúcar com cerca de 3 a 4 vezes a quantidade de água e vamos ferver essa mistura por 5 minutos. Após esse tempo, basta resfriar este líquido até cerca de 20° C, adicioná-lo ao balde, misturar (com uma colher sanitizada) e colocar nas garrafas.
Agora é só manter as garrafas na temperatura de fermentação ou em temperatura ambiente, desde que a temperatura ambiente não seja muito alta, e em cerca de 10 dias sua cerveja estará pronta para beber.

Direto na garrafa
Para fazer dessa forma, é muito importante ter uma seringa comum em casa.
Vamos usar o exemplo do passo-a-passo da apostila de produção de cervejas do CervejaDaCasa.com, que faz o processo com Açúcar Invertido:

Crédito: Bahia Malte

Para esta conta, vamos considerar um priming com 7g de açúcar por litro de cerveja:
– Pese 300g de açúcar e coloque em uma panela;
– Dose 150ml de água filtrada e coloque na mesma panela em que estiver o açúcar;
– Adicione algumas gotas de suco de limão (3 ou 4 gotas);

Quando esta solução esfriar, colocamos numa jarra graduada para medirmos quantos ml de líquido temos na solução.

Exemplo de cálculo:
– Caso você tenha um total de 300ml de priming, e sabendo que em 300ml temos 300g de açúcar, isso significa que a cada ml da solução do priming, temos 1g de açúcar.

Sendo assim, como vamos usar 7g de açúcar por litro de cerveja, basta fazer uma regra de 3 para chegar na quantidade de priming teremos em cada garrafa:
– Para garrafas de 1 litro, utilizar 7ml da solução de priming;
– Para garrafas de 600ml, utilizar 4,2ml da solução de priming;
– Para garrafas de 300ml, utilizar 2,1ml da solução de priming.

Agora é só colocar essas quantidades nas garrafas vazias (e sanitizadas) antes de colocar a cerveja. Após isso, usar o arrolhador para fechar sua garrafa e depois de cerca de 10 dias, sua cerveja estará pronta para beber.

Crédito: CervejadaCasa.com

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Então, deixe aqui nos comentários.
E se você tem alguma outra dica legal, manda aqui pra gente!

Saúde e boas cervejas.

Um comentário para “Como fazer o priming na sua cerveja

  • Olá, a minha cidade Belém do Pará é quente, eu posso deixar a cerveja já engarrafada com o açúcar, os 10 dias, em temperatura ambiente entre 27 e 30 Graus ??
    Obrigado.
    Augusto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *