5 harmonizações de cerveja e chocolate

Chocolate e cerveja. Essa é uma combinação que funciona muito bem, especialmente faltando poucas semanas para a Páscoa. Taiga Cazarine, beer huntress da WBeer indica opções de rótulos para harmonizar com diferentes tipos de chocolate.

Chocolate Branco – Brown Ale






O rótulo To Øl Jæmes Braun é uma intensa Brown Ale produzida com maltes e aveia em flocos. O alto teor alcoólico da cerveja ajuda a limpar a sensação de untuosidade presente no chocolate branco e equilibra os sabores no paladar. “Esse exemplar tem aroma de chocolate e toffee que funcionam com os sabores do chocolate branco”, afirma Taiga.

Chocolate ao leite – Lambic Fruit




Esse tipo de chocolate costuma ser mais doce e levando essa característica em consideração a sugestão foi o rótulo 3 Fonteinen Oude Kriek. Este exemplar Belga é feito com cerejas, que dão uma coloração avermelhada à bebida e o frescor das frutas vermelhas. Taiga explica que a acidez desta Lambic Fruit ajuda a limpar a alta intensidade de gordura do chocolate ao leite.

80 % Cacau – Berliner Weisse



Para as cervejas com maior porcentagem de cacau, a dica da Taiga é uma cerveja do estilo alemão Berliner Weisse.  “A To Øl Braziller Weisse passa por fermentação láctea, além disso, foi fabricada com adição de melancia, que confere um sabor frutado e refrescante para essa cerveja”, diz. De acordo com a Beer Hunter, o amargor deste delicado chocolate se equilibra com a acidez e “azedinho” da cerveja de trigo. “O frutado e condimentado complementa o tostado do chocolate”, explica.

Chocolate com Nuts – Amber Ale

Para harmonizar um chocolate que possui adição de castanhas, Taiga aposta na Dortmund Red Rose, uma cerveja com notas toffee e caramelo. Essa é uma cerveja com sabor e amargor equilibrado que faz toda a diferença no paladar quando degustada com pedaços dessa sobremesa. “O sabor combina com a sensação caramelada e levemente tostada da cerveja”, diz.

                       
Chocolate meio amargo – Saison


Se a preferência é um chocolate com mais amargor, a Beer Hunter selecionou o rótulo Le Trou du Diable La Saison Du Tracteur, uma saison canadense com notas cítricas de maracujá. “Esse é um exemplar complexo e refrescante, de coloração amarela, tem sabor floral, leve amargor e acidez marcante que se equilibra com o chocolate”, avalia Taiga. Por ser meio amargo. A Beer Hunter explica que a ideia é o equilibro entre o teor de gordura mediano e médio amargor com essa saison canadense que possui teor alcóolico equilibrado e faz o balanço entre os sabores.

Confira no site do WBeer mais sugestões de cervejas para harmonizar com chocolates

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *