Dono de Cervejaria é preso por crime ambiental

Fonte: Extra

Uma operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizada nesta quarta-feira, em Petrópolis, resultou na prisão de sete pessoas. Segundo a Polícia Civil, caminhões estavam despejando detritos oriundos de uma obra da cervejaria Cidade Imperial, sediada no município da Região Serrana, em áreas de proteção ambiental. Entre os detidos, está Cléber da Silva Faria, sócio-proprietário da cervejaria.

Foto: Extra

Durante a ação, agentes da DPMA, em viaturas descaracterizadas, se posicionaram em frente à obra e seguiram os caminhões até o local onde estava sendo feito o descarte do material. Ainda de acordo com informações fornecidas pela especializada, os policiais acabaram encontrando duas imensas áreas de florestas devastadas e até mesmo um rio soterrado.

Foram perseguidos e presos em flagrante três motoristas dos caminhões, bem como um operador de retroescavadeira que desmatava um dos pontos. A DPMA também identificou e prendeu em flagrante o proprietário do terreno devastado, Vander Cunha, e o engenheiro responsável pela obra. Encaminhados à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, todos — incluindo Cléber Faria — foram liberados após pagamento de fiança.

Segundo a polícia, área foi desmatada de maneira irregular | Foto: Extra

Todos os envolvidos foram autuados pelos crimes de destruir ou danificar floresta de preservação permanente e de construir ou fazer funcionar estabelecimento ou obras potencialmente poluidores, contrariando normas legais. Na delegacia, Cléber Faria alegou que contratou uma empresa terceirizada para fazer o descarte adequado do material proveniente da obra.

A Cidade Imperial, fundada por descendentes da família imperial brasileira, foi adquirida em junho de 2015 pelo Grupo Irmãos Faria, do qual Cléber faz parte. A cervejaria está construindo uma nova sede no bairro Bingen, em Petrópolis. Cléber é ainda ex-acionista do Grupo Petrópolis, dono das marcas Itaipava, Crystal, Lokal e Petra, entre outras. Atualmente, a empresa é gerida por Walter Faria, tio de Cléber.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *