Curso de Cerveja Caseira com Leonardo Botto

E aí, já está pensando no presente de Natal que você vai dar para o seu amigo cervejeiro? Que tal dar um curso de cerveja caseira? Esse é um presente extremanente inteligente já que a partir de então, cerveja não vai faltar na roda de amigos! Haha!

Crédito: Rio Show 


Curtiu a ideia? Então, se liga na dica:

Dia 10 de dezembro, Leonardo Botto, um dos principais mestres cervejeiros do Rio de Janeiro vai ministrar mais uma edição do seu curso de cerveja caseira.


Confira como é o curso e assine nosso canal no Youtube!



O curso é bem bacana e há algumas semanas tive a oportunidade de participar. É intenso: 12 horas de história, teoria e prática, onde uma cerveja é produzida com ajuda dos alunos e degustada depois da maturação no Botto Bar na Praça da Bandeira. Você já sai com noções de quais equipamentos e insumos comprar e como preparar a sua primeira receita de cerveja!

Depois do curso, os alunos contam com uma consultoria do Leonardo Botto para produção dos seus primeiros rótulos caseiros. A turma troca ideia e dúvidas por um grupo fechado no Whats App até o dia da reunião no Botto Bar para provar a cerveja da turma. No nosso curso, produzimos uma tripel com sementes de coentro. Estou ansiosa para experimentar.


Mais informações:
Investimento: R$ 430.
Local: Casa da Vizinha – Botafogo
Duração: 12 horas (9h às 21h)
Inclui apostila online, coffee break, almoço, lanche e degustação das produções artesanais do Botto. É comum a brassagem contar com outras cervejas oferecidas por algumas distribuidoras.
Programa do curso: História da Cerveja, Estilos, Matérias primas e equipamentos (orientações sobre como adquiri-los ou produzi-los), limpeza e sanitização e processo cervejeito.
Na parte prática os alunos produzem uma cerveja desde o processo de moagem ideal dos grãos, passando pela brassagem ou cozimento dos maltes, filtragem, fervura, lupulagem, resfriamento e inoculação do fermento.

Anota aí porque essa é uma foto histórica. Foi o dia em que a Maria Cevada começou aprender a fazer cerveja na prática. Pessoal, não sei nem como descrever a sensação depois de tanta expectativa, estou fazendo o curso do @leonardobotto de cerveja caseira, vocês podem acompanhar pelo Instagram Stories e depois vai ter vídeo no YouTube… Gente, eu vou fazer cerveja!!! Vocês estão entendendo? Haha, desculpa, tô muito ansiosa… 🙊🙊🙊 Anderson, se prepara! A gente vai ter que dividir panela, geladeira e fogão. Já era! 😊 🍻❤️ Cerveja? Vai lá e faz! ❤️🍻 #mariacevada #cerveja #cervejaartesanal #beer #craftbeer #breja #cervejabrasileira #great #bebamenosbebamelhor #beerme #beerselfie #beerlovers #instabeer #cool #drink #beernerd #beergeek #beerporn #birra #bier #cervejacaseira #beerme #beerselfie #chope #chopinho #best #homebrew #craft #confraria27
Uma foto publicada por Maria Cevada – Cerveja 🔞 (@mariacevada) em

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *