Dia da Cerveja Impura

2cabeças realiza evento contrário à Lei de Pureza Alemã, que comemora 500 anos em 2016.

Prestes a completar meio milênio de existência, no dia 23 de abril, as comemorações pela Reinheitsgebot, ou Lei de Pureza Alemã, darão lugar ao Dia da Cerveja Impura. A data será festejada em diversas cidades brasileiras, inclusive no Rio de Janeiro, com um evento organizado pela cervejaria carioca 2cabeças, que inclui o lançamento da anti-cerveja, sem água, lúpulo nem malte de cevada.

O casarão Ameno Resedá será o palco deste evento regado a muita cerveja com diversos cereais, frutas, especiarias e maturação em madeira, com degustação liberada. Serão mais de 15 rótulos disponíveis de nomes como 2cabeças, Penedon, Invicta, 3cariocas, Morada, Freigeist, Treze, Three Monkeys e Hocus Pocus, que rasgaram a Reinheitsgebot e abusaram da criatividade e ingredientes inusitados na criação de suas receitas. Para acompanhar, haverá diversas opções gastronômicas.

“É um dia para celebrar a diversidade e a criatividade sem limites. Contamos com a participação de diversas excelentes cervejarias para juntar uma seleção incrível de rótulos impuros”, comenta Maíra Kimura, da 2cabeças.





O destaque do dia é o lançamento da Bizarro, a anti-cerveja, com 6,2% de teor alcoólico. Ela foi desenvolvida pela cervejaria curitibana Morada, pela 2cabeças e a alemã Freigeist para desafiar os limites. No lugar da água, foram utilizados chimarrão, água de coco e sidra de maçã. O lúpulo foi substituído por semente de coentro, artemísia e zimbro. Em vez de malte de cevada, os cervejeiros utilizaram maltes de arroz e aveia. Na finalização, um pouco de mel para ajudar a fermentação com levedura French Saison e Brettanomyces.


De acordo com a Reinheitsgebot, promulgada pelo duque da Baviera em 1516, os ingredientes utilizados na cerveja deveriam se limitar a malte de cevada, lúpulo e água. Ainda hoje, muitos acreditam que a Lei serve como referência de qualidade para as cervejarias, embora isso não tenha qualquer fundamento histórico. “Sempre buscamos usar os ingredientes que imaginamos fazer a cerveja ficar melhor. Não faz sentido valorizar e se prender a uma diretriz que nunca se destinou a preservar a qualidade. O próprio Sebastian, cervejeiro da Freigeist, relata a dificuldade que é para o alemão aceitar estas inovações, o que é uma luta diária dele por lá”, afirma Bernardo Couto, da 2cabeças.


23/04, das 14h às 20h
Casarão Ameno Resedá – Rua Pedro Américo, 277. Catete
Ingressos: R$ 130 (primeiro lote)
Venda: https://www.bilheteriadigital.com/dia-da-cerveja-impura-23-de-abril
Degustação liberada, convite dá direito a um copo da 2cabeças

2cabeças
Facebook.com/2cabeças
Twitter.com/2cabeças

Instagram.com/2cabeças



Um comentário para “Dia da Cerveja Impura

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *