Pink Boots promove maior brassagem coletiva do mundo

Olá pessoal, hoje é dia de divulgar esse projeto pelo qual sou apaixonada, afinal está chegando o grande dia.

Como já divulgamos na coluna Saideira d’O Globo, no próximo sábado, dia 5 de março, o núcleo do Rio de Janeiro da Pink Boots Society irá se reunir na Cervejaria Noi em Niterói para brassar uma receita para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

A Pink Boots é uma organização internacional que une as mulheres do mercado cervejeiro e oferece oportunidades de desenvolvimento como bolsas de estudos e descontos em cursos, tudo isso gratuitamente como uma forma de empoderar essas profissionais da indústria cervejeira.

A International Women’s Collaboration Brew Day é a maior brassagem coletiva do mundo e é a principal ação da Pink Boots Society todos anos contando com a participação de diversos países e estados do Brasil. A cada ano um estilo de cerveja é escolhido como receita base e cada núcleo pode usar ingredientes regionais na criação de sua cerveja. As cervejas são registradas e comercializadas posteriormente e parte do lucro é revertido para a organização patrocinar novas oportunidades para mulheres ao redor do mundo.

No Rio de Janeiro, eu (Amanda Henriques, da Maria Cevada) sou responsável pelo núcleo. Esse ano o evento será fechado, e é a primeira vez que o grupo do Rio de Janeiro se reúne para produzir uma cerveja, começamos o núcleo em setembro do ano passado. Vamos produzir 50 litros de uma Gose com 4,5% de álcool, receita desenvolvida pela cervejeira Maíra Kimura da cervejaria carioca 2cabeças. As cervejas do estilo alemão Gose são levemente ácidas e salgadas e na interpretação carioca da receita levará cajá, além do uso tradicional de sementes de coentro, lactobacilos e maltes de cevada e trigo.

Em breve nosso grupo organizará um evento para venda das cervejas com ações especiais para arrecadar dindin para o nosso projeto.

Para a ação nosso grupo contou com a ajuda de todas as integrantes desde a captação de insumos até a busca de parcerias para o evento. A brassagem teve o apoio da Noi no fornecimento de insumos e disponibilidade de espaço e equipamentos, uma parceria articulada pela Bárbara Buzin da Noi, também integrante da PBS.

Confira as integrantes da PBS que estão promovendo a ação no Rio de Janeiro:
Amanda Henriques, Bárbara Buzin, Bianca Buzin, Lívia Bravin, Livia Moore, Maíra Kimura, Stephany Grey, Isabella Corrêa, Paula Pampillón, Fernanda de Freitas, Illyana Gurgel, Clarissa Guedes e Helena D’Ottenfels.

Meninas, obrigada pela força! Vamos nessa!

Brassagem em outros estados

No interior de São Paulo, a Lamas Brew Shop novamente patrocinará a produção – que terá a renda de sua comercialização inteiramente revertida para a Pink Boots Society Brasil – e convoca a todas as mulheres a participarem da brassagem coletiva que acontecerá no dia 6 de março, na cervejaria Blondine, em Itupeva, interior de São Paulo. Serão produzidos 100 litros na brassagem especial.

Outras confrarias menores também se organizaram para produzir em São Paulo. As produções acontecem nos estabelecimentos Água Benta Lupulada e no Armazém 77 em parceria com Quintal da Vó.

Em Recife a Confraria Maria Bonita produzirá a receita com sal do himalaia e mangaba. Gabriela Ramos, Patricia Sanches, Manuela Kirzner e Beatriz Navarro contam com o apoio de Lucy Cavalcante, Nadhine França e Thayanne Duarte para produzir 20 litros da receita.

Pink Boots no Brasil 
A cervejeira Alex Iunes, na época  conheceu a cervejeira da Three Weavers e integrante da Pink Boots Alex Nowell em um evento cervejeiro internacional. Do encontro surgiu uma linha de cervejas da Backer chamada Las Mafiosas e o início do núcleo brasileiro da Pink Boots.


Pink Boots no mundo 
A cervejeira Teri Fahrendorf criou o projeto Road Brewer e ao longo de 139 dias visitou 71 cervejarias e brassou em 38 delas. Nessas fábricas ela encontrou cervejeiras que sempre a perguntavam quantas profissionais cervejeiras existiam pelo mundo. Teri criou uma lista de contatos que viria a se tornar um site e uma rede de networking global que daria nício à Pink Boots Society.

Mais informações:
pinkbootssociety.org

Como se cadastrar:
Bastar ter alguma renda relacionada à cerveja e realizar o seu cadastro através do formulário de inscrição no site da Pink Boots.
Depois, basta procurar o núcleo no seu estado. Mais informações na fanpage: https://www.facebook.com/pinkbootssocietybrasil/?fref=ts

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *