Últimas Notícias

5 cervejas com pimenta - e a escala de Scoville

Vocês repararam no doodle de hoje?


A intervenção do Google homenageia o americano Wilbur Lincoln Scoville, químico e farmacêutico que criou o Teste Organoléptico de Scoville que organizou em uma escala, a pungência das pimentas. Hoje, ele teria 151 anos.

A Escala de Scoville conseguiu mapear o grau de 'ardência' de vários tipos de pimenta, medindo a concentração da capsaicina em cada uma delas.

Assim como o IBU é uma importante escala para identificarmos o amargor das cervejas, a escala de Scoville é um parâmetro confiável para determinar se as pimentas são ideais para dar um 'tchan' na sua receita ou matar a sua avó.

Para brincarmos um pouco com essa ideia (da pimenta, não da avó), organizamos 5 cervejas que levam pimenta de acordo com o seu grau de pungência. É bom avisar: para essa lista consideramos apenas a ardência das pimentas utilizadas, mas isso não determina a ardência das cervejas. A interação com os demais ingredientes altera totalmente essa característica!

Vamos nessa:

Júpiter Chipotle
Cervejaria: Júpiter
País: Brasil
Estilo: Porter/Specialty Beer |  Teor Alcoólico: 6%



Apesar do nome da cerveja ser Chipotle, o sabor é obtido combinando pimentas jalapeños às notas defumadas do malte. Faz parte da linha colaborativa da De Cabrón que trouxe as pimentas para as receitas da Júpiter.

Jalapeño - Ardência 5 de 10
(2,5-8 mil unidades Scoville)



Rogue Chipotle Ale
Cervejaria: Rogue
País: EUA
Estilo: Spice, Herb, or Vegetable Beer | Teor Alcoólico: 7%







O rótulo da cerveja homenageia Juan de la Cueva, escritor espanhol que em 1575 escreveu sobre um prato mexicano que combinava chipotles e cerveja. Levemente defumada, promete aromas caramelados e final apimentado.

Chipotle- Ardência 5 de 10
(3,5-8 mil unidades Scoville)



Green Flash Dia de Los Serranos
Cervejaria: Green Flash
País: EUA
Estilo: Imperial Stout/Specialty Beer| Teor Alcoólico: 8,8%




A Green Flash Dia de Los Serranos chega ao mercado em fevereiro desse ano. É uma Imperial Stout com nuances de pimenta - mais precisamente Serrano Peppers - e possui 8,8% de álcool e 45 IBU.

Segundo a cervejaria, ela possui de malte torrado, café e chocolate com um leve toque apimentado. As Serrano Peppers são pimentas mais picantes que jalapeño e menos picantes que as habanero.

Serrano Peppers - Ardência 6 de 10
(10-23mil unidades Scoville)


Coruja Labareda
Cervejaria: Coruja
País: Brasil

Estilo: Kellerbier/Specialty Beer | Teor Alcoólico: 5,9%




A Coruja Labareda possui sabor apimentado e defumado. A "pungência" acompanha toda degustação, bem presente no retrogosto. 


Capsicum frutescens (Tabasco) - Ardência 6 de 10
(30-50mil unidades Scoville)


Júpiter Habanero
Cervejaria: Júpiter
País: Brasil
Estilo: Belgian Dubbel/Specialty |  Teor Alcoólico: 6,5%




Com receita base de Belgian Dubbel, ela mistura os sabores adocicados do malte e da rapadura com um retrogosto extremamente apimentado. Nos aromas, frutas secas, especiarias e caramelo.


Habanero - Ardência 8 de 10
(100-500 mil unidades Scoville)


Para quem quiser dar uma espiada na Escala de Scoville:



Nenhum comentário