Receitas com Cerveja #1: Risoto com Witbier e Filé Mignon na Doppelbock

Hoje começamos uma nova coluna aqui no Maria Cevada: Receitas com Cerveja! Isso mesmo!
São receitas que terão a cerveja com parte do preparo do prato e que vão garantir novos sabores e experiências para suas aventuras culinárias.

As cervejas de hoje são a Jeffrey Ninã, uma Witbier que leva raspas de limão siciliano e coentro; e a Paulaner Salvator, uma DoppelBock com 7,9% de teor alcoólico e bem maltada.

Bom, vamos às receitas:

Risoto de Limão Siciliano com Jeffrey Ninã
Risoto é uma receita que pode assustar algumas pessoas, mas se você tiver paciência, vai acertar de primeira!

Ingredientes:
300g de arroz arbóreo
100g de manteiga
1 cebola bem picada
1 litro de caldo de legumes
1 garrafa de 300 ml de Jeffrey Ninã
1 limão siciliano
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Derreta 2/3 da manteiga em fogo baixo e refogue a cebola até que ela fique dourada. Enquanto isso, ferva 1 litro de água e dissolva o caldo de legumes.
Com a cebola dourada, coloque o arroz na panela e refogue um pouco, mas não deixe ele dourar. Adicione um pouco mais da metade da cerveja na panela e continue mexendo. Assim que o arroz começar a secar, adicione uma concha do caldo de legumes e repita essa operação até o arroz ficar “al dente” (ou seja, um pouco mole, mas sem ficar mole demais).
Quando chegar nesse ponto, adicione o restante da cerveja, mexa um pouco e prove. Caso queira um sabor mais forte de limão siciliano, raspe parte da casca do limão (sem chegar na parte branca) e mexa um pouco.
Apague o fogo, tempere com sal e pimenta a gosto, adicione o restante da manteiga, o queijo parmesão, tampe a panela e deixe o arroz descansar por uns 3 minutos.
Agora é só servir!

Filé Mignon marinado na DoppelBock
Pegue o filé e corte em fatias com a largura de 1 dedo e coloque dentro de um pote (ou saco plastico).
Abra a cerveja e coloque no pote uma quantidade suficiente para cobrir todas as fatias. Se sobrar cerveja na garrafa, guarde! Coloque um pouco de sal e pimenta no pote, dê uma mexida, tampe o pote e coloque na geladeira para marinar.
Quanto mais tempo a carne ficar em contato com a cerveja, mais ela vai absorver suas características e mais macia ficará. Eu sugiro umas 12 horas.
Após esse tempo, derreta um pouco de manteiga numa frigideira em fogo baixo. Retire a carne do pote, tempere com um pouco mais de sal e pimenta (bem pouco) e coloque na frigideira até que atinja o ponto desejado. Quanto mais tempo ela ficar na frigideira, mais líquido (cerveja) ela perderá. Quando a carne estiver quase pronta, você pode colocar o restante da cerveja que ficou na garrafa para fazer o molho (não use o caldo da marinada, não fica legal… eu tentei…).

O resultado é esse aqui:

E para acompanhar seu prato, é claro, uma boa cerveja. Pode ser uma belga um pouco mais alcoólica, como uma Dubbel ou Trippel; uma BarleyWine; ou uma cerveja com características mais torradas, para contrastar com o cítrico do limão siciliano. Ou você ainda pode optar por uma das cerveja que você utilizou na receita.
Nós escolhemos a Therezópolis Ebenholz, uma Dunkel com 5,5% de teor alcoólico.

E aí? Gostaram da receita?

Então, contem aqui e mandem suas fotos para a gente! Podem usar, também, a #MariaCevada no Instagram quando forem postar as fotos do prato.
Saúde e bom apetite.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *