Guia do Mondial de la Bière 2015

Todos os anos divulgamos a lista das novidades e cervejas imperdíveis do Mondial de la Bière. Taí minha gente! Salvem esse link e consultem até o início do evento pois vamos atualizar até quinta-feira com mais informações. Cervejeiros e cervejarias, se vocês não estão por aqui, mandem um email para contato@mariacevada.com.br. 


O Mondial de la Bière acontece de 19 a 22 de novembro no Pier Mauá.

GUIA DO MONDIAL:



[ATUALIZADO] A Bodebrown divulgou seu taplist completo que contará com 26 chopes. Confira:

A Hocus Pocus lança uma IPA chamada Interstellar. Ela leva o dobro de lúpulos da já conhecida APA Cadabra, utilizando 5 diferentes variações que incluem o lúpulo Azacca.
Eles farão uma experimentação com a Hush (Amber Ale) maturada em café – a Coffee Hush – que pretende ganhar uma versão engarrafada em breve. Quem estiver no Mondial vai poder provar uma versão especial da APA Cadabra (American Pale Ale) com um blend de cascas de limão tahiti, galego e siciliano. Os chopes tradicionais Magic Trap (Belgian Strong Golden Ale), Hush e APA Cadabra estarão plugados também.

A Gaspar Family Brew estreia no Mondial já com novidades! Além da American Pale Ale que lançou a cervejaria carioca, eles estarão com a Red Ale que venceu uma das competições do programa de TV Cervejantes do +Globosat.

A Three Monkeys vai levar a sua colaborativa com o Brownie do Luiz. É uma brownie ale com adição de cacau.

A Penedon vai levar a sua colaborativa com 2cabeças e outras novidades. Confira o taplist completo:

1- Casa de Pedra – Wood Aged (Carvalho e whisky) Strong Ale – 7% ABV
2- [NOVIDADE] Penedon Suklaata – Wood Aged – Chocolate Imperial  Stout – 9% ABV – Produzida com adição de chocolate belga e envelhecida com chips de carvalho e rum.
3- Penedon Suklaata Original – Chocolate Imperial Stout – 9%
4- [NOVIDADE] Penedon 1929 – Rye Specialty Ale com cedrinho – 6,8% ABV – Feita com maltes de cevada e centeio com adição de cedrinho
5- Chili Red Ale – Chili Pepper Beer com pimenta dedo de moça – 5% ABV
6- Bauréti Smoked Lager – Rauchbier – 4,8% ABV
7- Debrownismo – Robust Brown Ale – 6,1% ABV
8- Honey Bock – 7,2% ABV
9- Penedon Irish Red Ale – 5,0% ABV
10- Penedon Serra da Índia – 6,3% ABV
11- Savustettu Olut – Smoked Hell – 5,1% ABV
12- Penedon Natur Helles – 5,0% ABV

As Japas estarão no Mondial de la Bière comemorando o início de sua produção regular na Invicta. Elas relançam a Wasabiru, uma American Pale Ale com wasabi de 4,5% de álcool e 45IBU.

A Cervejaria Treze estreia no Mondial com dois rótulos promissores: IPA de Quatro Grãos (6,5% vol – 70IBU), uma American IPA que leva aveia, centeio e trigo, além da cevada. E a Brazilian Wood, cerveja colaborativa com a venerada cervejaria holandesa De Molen. É uma brown saison que leva caldo de cana, maturada em Cabreúva e Sassafrás, madeiras utilizadas no envelhecimento da cachaça. Ela tem 7,5% de álcool e 30IBU.

A 2Cabeças vai matar as saudades da carambola e estará com a Caramba! plugada por lá marcando seu retorno definitivo ao portfólio da cervejaria. A Saison com carambola tem 6% de álcool e 15IBU.

Leonardo Botto estreia sua marca de cervejas – Beertoon – em parceria com o cartunista Ique e o empresário Léo Cerqueira. Eles estarão em uma kombi grafitada com os rótulos Alquimia #1 (Imperial IPA), Mimosa (Irish Red Ale), Pedra Bonita (Helles), Bola nas Costas (Session IPA) e o polêmico Delação Premiada (India Pale Lager).

A Júpiter estará presente no estande da Pilot Beer. Quem passar por lá vai poder tomar a Talismã, uma IPA maturada com carvalho.

Consagrada como melhor cervejaria do South Beer Cup e do Festival Brasileiro da Cerveja, a Tupiniquim investiu agressivamente no visual do seu cantinho no Mondial. Serão 23 (VINTE E TRÊS, GENTE) torneiras em um monster truck azul. Confira o taplist completo:

– Tornado Triple IPA
– Weiss Maracujá
– Saison au Vin – Envelhecida em barril de vinho do porto
– Monjolo Bourbon BA – Envelhecida Barril Bourbon
– Espresso Imperial Stout – Imperial Stout com Café Demais
– Polimango DIPA
– Citrus Bomb IPA
– Extra Fancy IPA
– O Grande Encontro
– Tchin Tchin
– Monjolo Imperial Porter
– Monjolo Floresta Negra
– Saison de Caju
– Tirana Sour Ale
– Chocolate
– Evil Twin Brazil Big Bang Lager
– Evil Twin Brazil Metro Man
– Evil Twin Brazil Ich Bin Ein Berliner Maracujá
– Evil Twin Brazil Easy Come Easy go IPA
– Pilsen
– Weiss
– Red Ale
– Pale Ale

[ATUALIZADO] A Jeffrey vai lançar sua nova cerveja no Mondial. É uma RedPilsen com 5% de teor alcoólico e que custará R$ 8 por 200 ml. (Fonte: O Globo)
Além do lançamento da nova cerveja, a Jeffrey ainda vai levar 3 chefs consagrados para o evento: Roberta Sudbrack, Thomas Troigros e Pedro Artagão. E sua primeira cerveja, a Jeffrey Ninã, que levou o título de melhor cerveja pelo voto popular na última edição do Mondial, virá com novo rótulo.

A Mistura Clássica vai lançar suas latas de 1 litro! Quem passar por lá vai conferir também as novas receitas. A Verolme (American Wheat), batizada em homenagem ao local onde será construída a nova fábrica da Mistura em Angra, a Hop Rio (Session IPA) e a Euforia (Saison), comemorativa da Copa do Mundo, está de volta repaginada.

A Brassaria Ampolis vai lançar seu novo rótulo no Mondial: vem aí a Ditriguis, uma witbier com 4,5% de álcool. Ela leva zest de laranja e pimenta-da-jamaica em sua receita.

O Grupo Petrópolis leva à feira onze variedades de cervejas especiais de suas tradicionais marcas Black Princess, Petra e Weltenburger Kloster. Em um espaço de 60 m² dividido em dois pavimentos, mostra ao público o universo por trás de cada estilo de seu portfólio.

A Seasons invade o Rio de Janeiro com Green Cow IPA, Holy Cow #2, Pacific Extra Pale Ale, Funhouse Belgian Blond, Basilicow Witibier com Manjericão, Wallace Evolution Amber Ale e X-Bacon Rauchbock! Lembrando que a Basilicow levou o prêmio de melhor cerveja do Festival Brasileiro de 2015. 

A Röter preparou uma versão sour de sua Belgian Dubbel para o Mondial desse ano.

A Cervejaria Mea Culpa estreia no Mondial com seus rótulos inspirados nos pecados capitais: IRA (Blonde Ale), Gula (Imperial IPA), Vaidade (American Pale Ale). O lançamento fica por conta da “Preguiça”, uma witbier “deboas” com  adição de camomila e dry hopping de Sorachi Ace

[ATUALIZADO] A Barco vai levar para o Mondial a Gans Double Pilsner, a Thai Weiss com Gengibre, a Ça Va Saison e a Kings Strong Pale Ale. Além do restante do portfólio e das novidades San Diego APA e Sexy Session IPA em garrafas.

[ATUALIZADO] A Fraga vai levar uma tripel chamada Fraga Santão (9% de álcool) em homenagem póstuma ao Jorge de Azevedo Litowsky, um dos fundadores da cervejaria.

[ATUALIZADO] A Cervejaria 3Cariocas estará no Mondial cheia de ousadia com seis chopes plugados: uma Belgo-Indian Strong Dark Ale (Belgian Imperial Black IPA – 10%, 113 IBU), a Session IPAnema (4,8% – 42IBU), a Saison du Leblon (saison com manga de 6,9% de álcool e 26IBU), a 061114 que é uma versão envelhecida em barril de whisky da Belgo-Indian, a #SQN (American Wheat Wine com 9.8% e 83IBU) e a cOPAcabana – uma Oatmeal Pale Ale de 6% de álcool e 33IBU.

[ATUALIZADO] No estande da Brasil Kirin, os destaques serão a Baden Baden Witbier, eleita a melhor cerveja do mundo no International Beer Challenge 2015; a Eisenbahn Ventura, receita vencedora do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn de 2014; e o chope Red Ale Envelhecida em Barril de Carvalho, da Baden Baden.

[ATUALIZADO] O Cerveja na Caixa, e-commerce e clube de assinaturas especializado em cervejas artesanais brasileiras, participa pela primeira vez do Mondial de La Bière com 6 torneiras de chope. Os cervejeiros poderão apreciar o lançamento das cervejas: Candanga American Pale Ale (Cervejaria Candanga), DR Witbier (Bierteria), APAputaquepareu (Aqueles Caras), Bohemian Pilsner (Malte Carioca), Marquês Imperial Red Ale (Cervejaria Valenciana), além da já conhecida Cuesta.

[ATUALIZADO] A Cervejaria Therezópolis lançará uma American Pale Ale chamada Cooper. Ela tem 5,2% de álcool e 25 IBU. A marca também vai contar com a Kombi Beer Truck, que ficará posicionada no meio do stand. Equipada com quatro chopeiras duplas, a Kombi tem capacidade para armazenar 10 barris de chopp ao longo de sua extensão.

[ATUALIZADO]  Como prometido no ano passado (confira o vídeo aqui), a Noi virá com a Bárbara, uma Wood Aged Barley Wine. O envelhecimento da cerveja foi em barril de vinho do porto e a blogueira que cá vos fala, recomenda parcimônia ao degustá-la! Ela tem 12,8% de álcool e serão apenas 50 litros dessa novidade.
Outra novidade da Cervejaria de Niterói será a uma versão da Noi Chiocolato envelhecida em barris de Whisky.

[ATUALIZADO] A Krug vai lançar a Altbier da banda Skank. Ela tem 4,8% de álcool. Eles estarão no Beertruck Contrabando.

[ATUALIZADO] A Confraria do Marquês, um dos cursos mais tradicionais de produção de cerveja caseira do Rio de Janeiro celebra o sucesso dos seus alunos. A cada dia uma cerveja comercial dos discípulos estará plugada. As opções incluem Valenciana, Bierteria, Gaspar Family Brew, Malte Carioca, Candanga, Madá Brit e Hija de Punta. Além disso, o chope Hopium, uma APA feita em parceria com o Pub Escondido e Colarinho estará por lá.

[ATUALIZADO] Buda Beer, primeiro brew pub de Petrópolis, estará com três, dos seus sete estilos de cervejas artesanais. No Mondial, poderão ser degustadas a Prahna Viena, uma Viena Lager de cor âmbar acobreada, refrescante, notas de malte e um leve torrado. Teor alcoólico 5.3% e 23 de IBU. Amon Tripel. Uma cerveja que traz a força do álcool e de leveduras belgas, resultando em um conjunto complexo de sabores e aromas bem frutados com 9% de teor alcoólico. A Hildgard IPA é uma American India Pale Ale, com 55 de IBU, traz aromas e sabores frutados típicos do lúpulo americano Cascade. De coloração ambar e teor alcoólico 6.4%.


[ATUALIZADO] A Weird Barrel estará no Mondial cheia de novidades. Confira:
Kapitän Klaus: uma Abbey Weiss – Com base de Hefeweizen, mas com levedura belga e dry hopping de Sorachi Ace.
Hard TACK: Summer Ale com dry hopping de Citra.
Fancy BURP: India Pale Ale com dry hopping diferente a cada lote. Para o Mondial os escolhidos foram Equinox e Ella.
Young PIRATOR: A Doppelbock dos piratas

Além das cervejas que já estavam presentes em outros festivais: Pirate’s FLIP (Session IPA com gengibre), Royal NAVY (ESB), Naughty GROG (Black IPA envelhecida em barris de rum) e Bad LUCK (Fruit beer com amora, framboesa, morango e pitanga)

[ATUALIZADO] A BeerManiacs é a representante da Brooklyn Brewery no Brasil e apresenta no Mondial a American Ale.  uma “easy-drinking” Pale Ale com maltes levemente caramelizados e intenso frescor com 4,5% de teor alcoólico. O aroma floral e frutado vem do processo de dry-hopping com o lúpulo Amarillo.


[ATUALIZADO] O Contrabando Beer Truck chega ao Mondial com sua carreta carregada de cerveja boa. Todos os chopes custarão R$12. Confira o taplist:

1 – Cerva Madá – Cerveja Madá Brit (English Pale Ale) 6,5%
2 – Cervejaria Dannemann Brewery – Cerveja Muzenza (India Pale Ale) 5,5%
3 – Marmota Brewery – Cerveja Marmota IPA (India Pale Ale) 6,0%
4 – Cervejaria Verve – Cerveja Verve Spiritus (WitIpa) 6,7%
5 – Cervejaria Oceânica – Cerveja Slow Down (Session IPA) 4,5% e Cerveja Easy Dive (Witbier) 5,0%


[ATUALIZADO] Prussia Bier estreia no Mondial: Idealizada em 2014, pelos amigos e empreendedores Fernando Cota, Railton Vidal, Douglas Vidal e Matheus Braga, a cervejaria inaugurou sua fábrica em fevereiro de 2015, na pequena cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, a cerca de 80 Km de Belo Horizonte. Para o Mondial, a Prussia Bier traz, além de barris de chope, rótulos de suas três primeiras marcas engarrafadas: a Pilsen, a Bohemian e a Weiss.


[ATUALIZADO] A Bohemia traz a Bohemia Reserva 2013, segunda edição da Barley Wine lançada ano passado. Os visitantes poderão degustar também a Oito e Um, a Travessia (colaborativa com a Therezópolis) e duas cervejas inéditas: Vienna Lager e Pale Ale
Além disso, quem passar por lá terá  a oportunidade de  provar as recém lançadas  Mostardas Cervejeiras, feitas de ingredientes da cerveja inspiradas em 3 estilos clássicos (Witbier, Stout e Pale Ale).


[ATUALIZADO] A Extrema é uma cervejaria cigana do Rio de Janeiro criada  por um casal de cervejeiros. Eles estarão no Mondial com a Extrema IPA, lançada em Setembro deste ano, com 57 IBU’s, 6,3% ABV, adição de lúpulo Polaris e dry hopping de Amarillo. Além disso, é a estreia da Black Soul, uma black IPA com 7,1% ABV e 65IBU, que estará em edição limitada e será disponibilizada ao público em alguns intervalos ao longo dos 4 dias de evento.

Por enquanto é isso! Mas volte aqui no site até quinta-feira, vamos sinalizar as informações atualizadas na matéria até lá.

Para adquirir seu ingresso e mais informações, acesse: https://www.facebook.com/MondialDeLaBiereRio/

2 comentários para “Guia do Mondial de la Bière 2015

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *