Últimas Notícias

Turismo Cervejeiro: Belo Horizonte – Parte1

No final de 2013 tirei alguns dias de recesso e resolvi dar um pulo em Belo Horizonte. Logo que comuniquei minha decisão para os amigos, fui bombardeado com várias perguntas e afirmações do tipo: “Sério? BH? Mas lá não tem quase nada pra fazer...”; “Mas Belo Horizonte dá pra conhecer em 2 dias apenas”.
E para todos respondi a mesma coisa: “Gente, acho muito difícil não ter nada para fazer lá e, além do mais, estou indo fazer turismo cervejeiro.”

A Cidade

Não vou falar muito sobre a cidade, pois a intenção é dar dicas de bares e locais para os amigos cervejeiros, mas aqui vão algumas dicas rápidas:
*”Beagá” é uma cidade planejada e tudo é relativamente perto. Ou seja, se você não se importar em caminhar um pouco, dá para ir andando para vários lugares. Mas prepare-se para enfrentar muitas ladeiras;
*Como na maioria das cidades, o centro fica bem deserto a noite. Vale a pena se hospedar mais próximo dos bares que você pretende visitar, pois você poderá ir andando ou utilizar o transporte público, que funciona muito bem.

Bom, e agora vamos ao que interessa: Bares e Cervejas. Como a lista é grande, resolvi quebrar a matéria em duas partes para que ela ficasse mais completa, sem ser cansativa.

Stadt Jever PUB

O Pub é um dos mais antigos da cidade, com mais de 30 anos de existência. Sua decoração é um pouco rústica e com estilo de um pub europeu. O jukebox é um dos charmes do local e deixa a trilha sonora da noite a cargo dos clientes. Em 2012, a choperia passou a pertencer à Cervejaria Wäls, uma das mais conhecidas de Minas Gerais. Com isso, a casa passou a contar com diversos chopes desta premiada cervejaria. E para comer, fica a dica do Joelho de porco com batatas.



Endereço: Av. Contorno, 5771 - Belo Horizonte - MG, 30110-035
Telefone : (31) 3223-5056

Cervejaria Wäls – Tasting Room

“A Tasting Room da Wäls - Cervejas Especiais é o espaço dedicado aos verdadeiros amantes de uma boa cerveja. A ideia é que todos os visitantes conheçam nossos produtos e vejam de perto como eles são produzidos.” (fonte: http://www.wals.com.br/institucional/visita/)


Este bar, aberto no final de 2013, é localizado na própria fábrica da cervejaria. Lá você terá a oportunidade de degustar diversos rótulos de cervejas, alguns tendo sido produzidos lá mesmo. Além disso, nas torneiras você poderá tomar 9 chopes: Cristal, Jever, Bohemia Pilsen, Witte, Saison de Caipira, Dubbel, Trippel, Quadruppell e Petroleum.

Ainda não tive oportunidade de ir lá, mas já li muitas coisas boas a respeito. E como é na própria sede da cervejaria, você poderá fazer um tour pela fábrica na companhia do próprio Mestre-Cervejeiro e acompanhar como é a produção dessas deliciosas cervejas.

Endereço: Padre Leopoldo Mertens, 1460 - São Francisco (região da Pampulha)
Telefone: (31) 3443.2811
Mais informações no próprio site da cervejaria: http://www.wals.com.br/institucional/visita/

Café com Música

Inaugurada recentemente, esta cafeteria conta com uma decoração bem retrô, com fotos e imagens de artistas clássicos, mesas estilizadas e com diversos itens dos anos 70, 80 e 90. 



A trilha sonora também reflete a decoração, com clássicos do rock de várias épocas. Além disso, a carta de cervejas possui vários rótulos de diferentes países, incluindo brasileiras, e foi desenvolvida pelo próprio dono do local, André, um grande entendedor e estudioso da cultura da cervejeira. Para comer indico a kafta no palito.



Endereço: Av. Afonso Pena, 2382 - Funcionários, Belo Horizonte (esquina com Rua Gonçalves Dias)
Telefone: (31) 8904-1469

Café com Letras Savassi

É um ótimo lugar para almoçar. Possui pratos leves e muito saborosos, além de música ambiente, alguns livros para ler enquanto estiver no local e exposições. E apesar de não ter uma vasta carta de cervejas, o Café com Letras possui chopes da Cervejaria Küd, uma cervejaria de Nova Lima (MG), fundada em 2010.


Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 781
Telefone: (31) 3225 9973

Haus Munchen

Este restaurante alemão, inaugurado em 1966, é um dos mais tradicionais na capital mineira. Possui uma carta com mais de 200 tipos de cervejas nacionais (incluindo várias cervejas mineiras) e importadas, além de chopes de micro-cervejarias da região, que são trocados constantemente.



Os pratos da culinária germânica são o carro chefe do restaurante, mas o local também produz seus próprios embutidos e conta com uma grande diversidade de condimentos.




Endereço: Rua Juiz de Fora, 1257 - Belo Horizonte, MG
Telefone: (31) 3291-6900

Esta foi a primeira parte desta matéria. Em alguns dias postaremos a segunda parte, com mais dicas não só de bares e cervejarias.

Um comentário:

  1. Você poderá ir tb na comunidade da serra no bar do Zé pretinho. É bom de almoçar.

    ResponderExcluir