O estilo Gose :: Maria Cevada Degusta #1

xii, um dos takes ficou fora de sync 🙁 mas vamos melhorar no próximo vídeo ;D

Clique aqui para assinar o nosso canal do Youtube com degustações, eventos e novidades sobre o mundo da cerveja artesanal

Um pouco mais sobre as Gose


As Gose são cervejas claras muito populares no norte da Alemanha em cidades como Jena, Leipzig e Goslar. Elas começaram a ser produzidas no século 16 na cidade de Goslar, mas hoje são mais lembradas como cervejas de Leipzig. Elas são produzidas com malte de cevada e de trigo e têm entre 4 e 5% de álcool. São cervejas de alta fermentação que levam sal e coentro em sua fabricação. Os  exemplares antigos passavam pelo processo de fermentação espontânea e suas garrafas com bocas longelíneas eram seladas naturalmente graças à matéria orgânica da ação das leveduras. Hoje é comum usar bactérias lácticas para a produção das goses modernas.

foto:hopystheria



A Liberdade Criativa x Lei da Pureza Alemã
Costumamos nos referir à Reinheitsgebot como a Lei da Pureza Alemã, mas essa simplificação nos induz ao erro. A lei da pureza “alemã” foi decretada em 1516 e determinava que as cervejas deveriam ter apenas água, malte e lúpulo nas receitas. No século 19, as leveduras foram descobertas e acrescentadas ao decreto. Acontece que a lei não é “alemã”, é “bávara” e naquela época algumas cidades alemãs não pertenciam à Baviera. Isso deixou o caminho livre para a produção de estilos como as Gose, as Berliner Weisse e as lichtenhainer.

O Resgate
No último ano, houve uma espécie de movimento natural de resgate das Gose. Algumas cervejarias americanas reviveram o interesse nesse estilo histórico e como resultado dessas experimentações, os grandes guias de estilo de cerveja resolveram contemplar as Gose. O BJCP inclui agora uma subcategoria para elas e o Brewers Association (2015 Beer Style Guidelines) adicionou o estilo Contemporary Gose.

Gose disponíveis no Brasil: Anderson Valley e Abadessa


 

Cerveja carioca salgada: Rio de Colônia – 2Cabeças





Espero que tenham gostado do vídeo! Não deixe de assinar o nosso canal: youtube.com/MariaCevadaBR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *