Últimas Notícias

Visita ao mosteiro da La Trappe

Por Amanda Henriques

Em abril, a Maria Cevada completou o seu primeiro ano de existência e resolvemos comemorar com uma viagem cervejeira pela Holanda, Bélgica e França. Já falamos sobre Amsterdã, Paris, Bruges, sobre a ida à Westvleteren, mas ainda tem muita coisa pra dividir com vocês.


A matéria de hoje é sobre a visita à Koningshoeven, cervejaria e mosteiro que produz as cervejas La Trappe desde 1884. As cervejas La Trappe são cervejas trapistas, ou seja, cervejas que atendem aos requisitos de produção no interior de um mosteiro e que não possuem fins lucrativos. Os monges devem produzir e vender as cervejas (e outros produtos trapistas) apenas para sustento do próprio mosteiro. O que sobrar deve ser destinado à caridade.


Atualmente existem apenas 10 mosteiros no mundo que são reconhecidos como fabricantes de cervejas trapistas: La Trappe e Zundert (Holanda), Achel, Westmalle, Chimay, Orval, Rochefort e Saint-Sixtus (Bélgica), Spencer (EUA) e Stift Engelszell (Áustria).

Na nossa viagem visitamos alguns desses mosteiros e decidimos que o Koningshoeven estaria no roteiro. O mosteiro da La Trappe fica no sul da Holanda, na cidadezinha de Tilburg, bem longe de Amsterdã, então prepare-se para escolher uma cidade-base se quiser fazer sua visita.

Planejando a sua viagem



Na matéria sobre a nossa visita ao mosteiro de Saint-Sixtus já avisamos: visitar os mosteiros trapistas não é uma tarefa muito fácil. Geralmente eles são afastados dos grandes centros, em áreas mais rurais ou cidades pequenas. O que faz total sentido já que o modo de vida dos monges é simples e requer reclusão e meditação. Bem, cervejeiros não desanimam com as primeiras dificuldades e encaram os destinos mais inusitados para conhecer os templos de suas paixões! Mesmo que você tenha que passar uma noite na...

Antuérpia.

O ponto turístico mais indicado pelos viajantes em sites como o Booking e TripAdvisor é a... Estação Central. Isso não é lá muito animador, mas a Antuérpia vai se mostrar um local muito interessante já já:


No mapa estão marcados três mosteiros próximos à Antuérpia: a abadia da La Trappe (Koningshoeven) na Holanda, a abadia da Achel (Saint-Benedictus Abbey) e a abadia de Westmalle a apenas alguns minutinhos de distância da Antuérpia. Os mais ousados podem tentar visitar tudo no mesmo dia com muita disposição. Na nossa viagem priorizamos a La Trappe e Westmalle.

Endereços:
La Trappe - Eindhovenseweg 3  5056 RP Berkel-Enschot, Holanda
Achel - De Kluis 1. B-3930 Hamont-Achel, Bélgica
Westmalle - Antwerpsesteenweg 496, 2390 Westmalle, Bélgica

Visitando o mosteiro



Para conhecer algumas partes do interior do mosteiro é preciso agendar a visita pelo site http://www.koningshoeven.nl/. Mas isso não é necessário para conhecer as áreas externas ao mosteiro e o restaurante onde são servidas as cervejas.


Quando chegamos ao mosteiro nos deparamos com o pórtico simples de tijolinhos da abadia e foi a maior emoção. Entramos devagar observando tudo e aos poucos fomos surpreendidos com a gradiosidade da construção da abadia. Aliás, supresa mesmo foi ver um monge carregando calmamente o engradadinho de La Trappe até o carro de um comprador.


O lugar é lindo, arborizado e você pode também caminhar por um pequeno bosque próximo ao restaurante. Chegamos em busca de cervejas e nos deparamos com um local de renovação das energias.


A área externa do restaurante tem mesas robustas de madeira e tudo é extremamente organizado e limpo. Há uma atmosfera diferente de qualquer outro lugar em que você já tenha ido para tomar uma cerveja. As pessoas degustam as cervejas com muito carinho e o silêncio em torno do local completa uma experiência contemplativa. Ali você também poderá provar outros produtos trapistas como queijos e croquetes feitos com cerveja.




Para os dias de frio, a opção é a área interna do restaurante da La Trappe. É bem aconchegante e bonito. Dica da Maria: na sua visita, não deixe de espiar as cervejas que estão na torneira do restaurante. Nem todas as La Trappe estão no cardápio. Foi assim que tomamos a La Trappe Oak Aged Batch #16 e a La Trappe Jubilaris.


As cervejas


Imagem: Lupulento

Na Koningshoeven você poderá tomar vários cervejas da La Trappe:

La Trappe Isid'or -  Belgian Pale Ale - 7,5%
La Trappe Jubilaris - Belgian Dark Strong Ale - 6%
La Trappe Oak Aged - Wood Aged Beer - 10%
La Trappe Puur - Belgian Pale Ale - 4,7%
La Trappe Witte Trapist - Witbier - 5,5%
La Trappe Blonde - Belgian Blonde Ale 6,5%
La Trappe Dubbel - Belgian Dubbel - 7%
La Trappe Trippel - Belgian Trippel - 8%
La Trappe Quadrupel - Belgian Specialty Ale - 10%
La Trappe Bockbier -  Belgian Specialty Ale - ¨7%

Visitar a La Trappe foi um dos programas cervejeiros mais incríveis que vivemos e recomendamos a todos! Em breve voltaremos com mais dicas para você aproveitar até a Antuérpia.

Saúde!

3 comentários:

  1. Que experiência mais maravilhosa.
    Adoro viagens e cervejas então nem se fala, juntar as duas coisas em uma mesma situação com certeza é algo indescritível.
    Parabéns pela experiência.
    Grande abraço.
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Se fosse pra escolher apenas uma visita a um mosteiro próximo a Antuérpia, qual escolheria?

    ResponderExcluir
  3. Olá. Só atualizando o post... em maio de 2015 o Mosteiro de Tre Fontane em Roma, na Itália, também ganhou o selo de produtor trapista!

    ResponderExcluir