Visita ao mosteiro da La Trappe

Por Amanda Henriques


Em abril, a Maria Cevada completou o seu primeiro ano de existência e resolvemos comemorar com uma viagem cervejeira pela Holanda, Bélgica e França. Já falamos sobre Amsterdã, Paris, Bruges, sobre a ida à Westvleteren, mas ainda tem muita coisa pra dividir com vocês.

A matéria de hoje é sobre a visita à Koningshoeven, cervejaria e mosteiro que produz as cervejas La Trappe desde 1884. As cervejas La Trappe são cervejas trapistas, ou seja, cervejas que atendem aos requisitos de produção no interior de um mosteiro e que não possuem fins lucrativos. Os monges devem produzir e vender as cervejas (e outros produtos trapistas) apenas para sustento do próprio mosteiro. O que sobrar deve ser destinado à caridade.

Atualmente existem apenas 10 mosteiros no mundo que são reconhecidos como fabricantes de cervejas trapistas: La Trappe e Zundert (Holanda), Achel, Westmalle, Chimay, Orval, Rochefort e Saint-Sixtus (Bélgica), Spencer (EUA) e Stift Engelszell (Áustria).

Na nossa viagem visitamos alguns desses mosteiros e decidimos que o Koningshoeven estaria no roteiro. O mosteiro da La Trappe fica no sul da Holanda, na cidadezinha de Tilburg, bem longe de Amsterdã, então prepare-se para escolher uma cidade-base se quiser fazer sua visita.

Planejando a sua viagem



Na matéria sobre a nossa visita ao mosteiro de Saint-Sixtus já avisamos: visitar os mosteiros trapistas não é uma tarefa muito fácil. Geralmente eles são afastados dos grandes centros, em áreas mais rurais ou cidades pequenas. O que faz total sentido já que o modo de vida dos monges é simples e requer reclusão e meditação. Bem, cervejeiros não desanimam com as primeiras dificuldades e encaram os destinos mais inusitados para conhecer os templos de suas paixões! Mesmo que você tenha que passar uma noite na…

Antuérpia.

O ponto turístico mais indicado pelos viajantes em sites como o Booking e TripAdvisor é a… Estação Central. Isso não é lá muito animador, mas a Antuérpia vai se mostrar um local muito interessante já já:

No mapa estão marcados três mosteiros próximos à Antuérpia: a abadia da La Trappe (Koningshoeven) na Holanda, a abadia da Achel (Saint-Benedictus Abbey) e a abadia de Westmalle a apenas alguns minutinhos de distância da Antuérpia. Os mais ousados podem tentar visitar tudo no mesmo dia com muita disposição. Na nossa viagem priorizamos a La Trappe e Westmalle.

Endereços:
La Trappe – Eindhovenseweg 3  5056 RP Berkel-Enschot, Holanda
Achel – De Kluis 1. B-3930 Hamont-Achel, Bélgica
Westmalle – Antwerpsesteenweg 496, 2390 Westmalle, Bélgica

Visitando o mosteiro



Para conhecer algumas partes do interior do mosteiro é preciso agendar a visita pelo site http://www.koningshoeven.nl/. Mas isso não é necessário para conhecer as áreas externas ao mosteiro e o restaurante onde são servidas as cervejas.

Quando chegamos ao mosteiro nos deparamos com o pórtico simples de tijolinhos da abadia e foi a maior emoção. Entramos devagar observando tudo e aos poucos fomos surpreendidos com a gradiosidade da construção da abadia. Aliás, supresa mesmo foi ver um monge carregando calmamente o engradadinho de La Trappe até o carro de um comprador.
O lugar é lindo, arborizado e você pode também caminhar por um pequeno bosque próximo ao restaurante. Chegamos em busca de cervejas e nos deparamos com um local de renovação das energias.

 

A área externa do restaurante tem mesas robustas de madeira e tudo é extremamente organizado e limpo. Há uma atmosfera diferente de qualquer outro lugar em que você já tenha ido para tomar uma cerveja. As pessoas degustam as cervejas com muito carinho e o silêncio em torno do local completa uma experiência contemplativa. Ali você também poderá provar outros produtos trapistas como queijos e croquetes feitos com cerveja.

Para os dias de frio, a opção é a área interna do restaurante da La Trappe. É bem aconchegante e bonito. Dica da Maria: na sua visita, não deixe de espiar as cervejas que estão na torneira do restaurante. Nem todas as La Trappe estão no cardápio. Foi assim que tomamos a La Trappe Oak Aged Batch #16 e a La Trappe Jubilaris.



As cervejas

Imagem: Lupulento

 

Na Koningshoeven você poderá tomar vários cervejas da La Trappe:

La Trappe Isid’or –  Belgian Pale Ale – 7,5%
La Trappe Jubilaris – Belgian Dark Strong Ale – 6%
La Trappe Oak Aged – Wood Aged Beer – 10%
La Trappe Puur – Belgian Pale Ale – 4,7%
La Trappe Witte Trapist – Witbier – 5,5%
La Trappe Blonde – Belgian Blonde Ale 6,5%
La Trappe Dubbel – Belgian Dubbel – 7%
La Trappe Trippel – Belgian Trippel – 8%
La Trappe Quadrupel – Belgian Specialty Ale – 10%
La Trappe Bockbier –  Belgian Specialty Ale – 7%

Todas elas são excelentes cervejas e muito bem executadas, com sabores e aromas únicos e que vão agradar os mais diferentes tipos de apreciadores de cerveja. Uma das cervejas da La Trappe que mora no nosso coração, e na nossa geladeira é a Dubbel, lançada em 1980. Falamos sobre ela para a mybest Brasil, descrevendo os aromas e sabores dessa excelente cerveja.

Acesse aqui para conferir todos os detalhes e onde comprar sua La Trappe Dubbel.

Visitar a La Trappe foi um dos programas cervejeiros mais incríveis que vivemos e recomendamos a todos! Em breve voltaremos com mais dicas para você aproveitar até a Antuérpia.

Saúde!

3 comentários para “Visita ao mosteiro da La Trappe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *