Na teoria: Doppelbock


[Parcerias do Cervejando]



Produção: AfronteTV (http://www.youtube.com/AfronteTV)


Parceria: World of Beers (http://www.worldofbeers.com.br)


Para assinar o canal, clique aqui


Por Amanda Henriques

No episódio de hoje falamos sobre as doppelbock, essas cervejas que têm tudo a ver com o inverno e são lagers de respeito. Doppio significa dobro e as doppelbock fazem jus ao nome ao ter quase o dobro do teor alcoólico das Bock tradicionais, indo de 7 a 10%. É pra esquentar as orelhinhas e sentir um gole macio, encorpado e equilibrado ao tomar a sua.

As doppelbock fazem parte do estilo Bock, no qual você também encontra a Helles Bock (versão mais clara e amarga da Bock), as Bocks tradicionais (escuras que vão de 6,3 a 7,2% de álcool) e as Eisbock, uma cerveja interessantíssima feita a partir do congelamento de uma doppelbock para retirar parte de água e concentrar o sabor e o álcool! No vídeo você encontra uma dessas compondo o cenário lindamente: a Aventinus Eisbock.





A cerveja de hoje – Paulaner Salvator – é considerada por muitos a mãe das doppelbock, já que sua receita remete à produção dos monges paulinos, os primeiros a fabricar uma cerveja desse estilo, um verdadeiro pão líquido de tão nutritiva e uma excelente opção para o período de quaresma em que os monges não podem ingerir alimentos sólidos.

Se você curtiu as doppelbock e quer outras sugestões de cervejas de inverno aí vai: teste belas e alcoólicas trapistas, Belgian Dark Strong Ale, Barley Wines e Scotch Ale!

Até o próximo episódio!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *