Turismo Cervejeiro: Bares de Cervejas Artesanais em Buenos Aires

Hoje é uma sexta-feira muito especial na Maria Cevada. Vamos falar sobre Turismo Cervejeiro em Buenos Aires, mas quem manda o recado são os parceiros da Maria. Hoje, deixo vocês com o Leopoldo Souza, um grande amigo que nos acompanha em várias aventuras cervejeiras e Alexander Lago, beer sommelier que passa a ser correspondente da Maria Cevada em Minas Gerais.


Buller Pub & Brewery
Por Alexander Lago, mineiro, gerente de projetos e beer sommelier que passa a trazer dicas de MG para a Maria Cevada.


Em outubro de 2013  tive a grata oportunidade de conhecer um pouco da Argentina em especial a charmosa  Buenos Aires e como um bom cervejeiro não poderia deixar de visitar as cervejarias locais.
Dentre as cervejarias  a qual eu visitei,  uma delas merece destaque é o  Buller Pub & Brewery localizado  no bairro da Recoleta bem próximo ao cemitério de mesmo nome.

O PUB se destaca por sua arquitetura diferenciada. É um local muito aconchegante em que o visitante tem uma relação muito próxima com a de fábrica e a cervejaria. São dois ambientes: o beer garden e a parte interna do Pub, onde o cliente pode vivenciar o processo de fabricação em dias e horários pré-determinados.

Lá você encontra 6 estilos de cervejas: Pilsen (4,8%), Hefeweizen (5%), Honey Beer (8,5%) , Oktoberfest (5,5%), India Pale Ale (6%) e Stout (5,8%) que podem ser degustadas em uma tábua com “minipints” .

Os detalhes são  pensados pra  oferecer aos apreciadores informações sobre o processo de produção nos porta pratos que descrevem os estilos. Você também encontra um cardápio variado de comidas típicas de vários lugares do mundo que podem ser harmonizadas com as cervejas on tap.
E como um bom colecionador no final sai com um Mug ou Stein de 1 litro.

Buller Pub & Brewery
Endereço: Presidente Roberto M. Ortiz, Buenos Aires, Argentina

Breoghan Brew Bar
Por Leopoldo Souza, biólogo e apaixonado por cerveja. Realizou o curso de produção de cerveja do Leonardo Botto e acompanha a Maria Cevada em várias aventuras cervejeiras.

Se você estiver em Buenos Aires e não quiser se limitar à Quilmes e Corona recomendo fortemente dar um pulo no Breoghan Brew Bar em San Telmo, perto da famosa estátua da Mafalda, no mesmo bairro.

O estilo do Breoghan agradou de cara, decoração típica de Irish Pub. Balcão grande, mesas de barril (o/) ou pequenos sofás no melhor estilo How I Met Your Mother… Enfim, um lugar bem agradável pra sentar e tomar uma (boa) cerveja.

Fomos extremamente bem recebidos pelo Ramiro Rodríguez, um dos cervejeiros/donos do lugar que bebeu com a gente, conversou sobre as suas criações, e falou sobre amigos cervejeiros tupiniquins como Leonardo Botto e o Samuel Cavalcanti da Bodebrown que inclusive, segundo Ramiro, frequenta o bar quando está por Buenos Aires.

Ramiro Rodriguez(esq) e Leopoldo Souza

Na nossa passagem pudemos experimentar 5 das 6 cervejas que eles produzem normalmente (Infelizmente a Keg lifter Porter não estava nas torneiras)  além de uma IPA bem Hermana.

Vamos a elas:
Anis Strong Ale
Strong Ale bem encorpada, aroma e sabor bem adocicados, anis presente, com um toque de frutas vermelhas. Àlcool quase imperceptível, apesar de ser a de maior ABV. É servida num copo fofo (Lívia).  Lembrou um pouco  a Ola Duhb 18, mas não é envelhecida em carvalho
4.5 no Untappd
(OG:1070 / SRM: 17/ IBU:20 / ABV:7,5%)

IPA Argenta 
É um “subestilo” de IPA bem hermana, como o nome já diz. Feita exclusivamente com lúpulos  cultivados na patagônia (Nugget, Cascade e Mapuche) e maltes do pampas. O aroma floral lembra maracujá é bem leve e apesar de bem lupulada agradou bastante (e eu não sou hop-bitch). Não tem um retrogosto seco comum nas IPA´s. 3.5 no Untappd
(OG:1060 / SRM: 17 / IBU:20 / ABV 7,5%)

Flequillo Brown Ale
Brown ale standard, mas bem menos amarga. Notas de nozes, caramelo e chocolate bem marcados no aroma e no sabor. Carbonatação elevada e médio amargor, no final é seca na medida certa (gostei muito, mas sou suspeito por já ter uma queda pelo estilo). Bastante similar à Brooklyn Brown Ale.
4.0 No Untappd
(OG:1059 / SRM: 22 / IBU:20 / ABV 6%)

Old Town Stout
A boa e velha Stout, que tanto me agrada. Cheiro de café bem torrado e caramelo, lembrando um pouco Iced Coffee. Espuma cremosa e seca no finalzinho. Não senti o frutado que o Ramiro disse que tinha.
3.5 no Untappd

Breopride Golden Ale
Notas frutadas bem fortes, tal qual o amargor, apesar do IBU não elevado. Achei mais próxima de IPA que de Golden Ale. Coloração dourada. Tem aroma floral e é bem refrescante.
3 no Untappd
(OG:1049 / SRM: 3.7 / IBU:17 / ABV 5,3%)

San Telmo Fire IPA
Feita com Lúpulo cascade e Chinook forte aroma floral, Cor de cobre, corpo médio e amargor bem forte. Pra quem gosta do estilo, o drinkability é bom, prova disso é que foi a mais pedida pelas outras pessoas no período que ficamos no balcão.
3 no Untappd
(OG:1067 / SRM: 7.7 / IBU:53 / ABV 6,3%)

Breoghan
Endereço: Bolívar 862, Ciudad de Buenos Aires
Não aceita cartões

Curtiu? Então saiba que se você quiser compartiilhar suas aventuras cervejeiras, a Maria Cevada é um espaço aberto. É só mandar um e-mail para contato@mariacevada.com.br
Saúde, pessoal!

Um comentário para “Turismo Cervejeiro: Bares de Cervejas Artesanais em Buenos Aires

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *