Os jurados do Festival Brasileiro da Cerveja 2014

Amanhã, dia 12/3, saberemos quais foram as cervejas premiadas do Festival Brasileiro da Cerveja. Mas de quem é a decisão de eleger as melhores cervejas? Quem são as pessoas capazes de mudar o futuro das cervejarias brasileiras? Conheça os nomes:

Roberto Fonseca
37 anos, jornalista, escreve sobre cerveja desde 2006, para o caderno Paladar, de O Estado de S. Paulo, revista Menu e Last Call for Beer.


Mauricio Beltrameli
Mestre em estilos de cerveja (Siebel-EUA) e sommelier de cervejas (Doemens-Senac), é autor do livro “Cervejas, Brejas e Birras”, editor do site BREJAS e sócio do Bar Brejas, casa especializada em cervejas em Campinas (SP). É também professor de sommeliers de cerveja (Doemens-Senac), além de jurado internacional de cervejas e palestrante na matéria no Brasil e exterior.

Raphael Rodrigues
Sommelier & Especialista em Estilos de Cerveja Jornalista e Administrador no Brasil do site norte-americano Rate Beer.

Eduardo Passareli
Especialista em Cervejas, sócio do Aconchego Carioca – SP, colunista da revista Prazeres da Mesa e autor do blog edurecomenda.blogspot.com

Jaime Ojeda Selame
Realizou diversos trabalhos e viveu em vários países antes de chegar ao fantástico mundo da cerveja. Realizou vários cursos relacionados a produção de cerveja, sua maior experiência cervejeira foi como assistente de produção em um brewpub, em Chicago, EUA. Em 2010, trabalhou como voluntário no Great American Beer Festival (GABF) em Denver, Colorado.
Em 2009, criou o site conEspuma.com dedicado à educacção e à promoção do consumo responsável de cervejas, também proporciona serviços de apoio as cervejarias, restaurantes e distribuidores. Dirige degustações e participou em diferentes painéis sensoriais de cervejarias diferentes. Trabalhou como juiz no Chilean Beer Experience realizado el 2011 e Copa Cervezas de America el 2012.

Fabiana Arreguy
É jornalista e está à frente do programa Pão e Cerveja há 3 anos. O programa é o único do rádio brasileiro e traz, a cada semana, as novidades do setor de cervejas especiais nacional e internacional. Formada, desde 2010, pela Doemens Academy/ Senac SP como Somelier de Cervejas. É membro da Federação Internacional de Beer Sommeliers, com sede em Monique. Coordenadora do curso de Somelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers – seção MG. Juíza em concursos nacionais e internacionais de cervejas artesanais.

Carolina Oda
Uma das primeiras profissionais formadas em gastronomia a se especializar em cerveja no Brasil, Carolina Oda ingressou no mundo dos copos e maltes em 2008. Foi assistente de consultoria da mestre cervejeira Cilene Saorin, maîtresse no Melograno e responsável por desenvolvimento de produtos na Tarantino Importadora. De volta ao Brasil depois de 90 dias percorrendo a Europa em uma expedição gastronômica, que teve início em novembro de 2012, agora ela une copos e talheres em consultorias, aulas e eventos. Hoje seu trabalho é mostrar que cerveja é gastronomia.

Bia Amorim
Começou sua formação na área com o curso de graduação em hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, pós graduação em Gestão de Negócios em serviços de alimentação pelo Senac São Paulo, especialização em sommelier de cerveja pela mesma instituição. Ao longo de seus 10 anos de carreira atuou em diversas áreas da gastronomia e hotelaria, uma trajetória que vai de garçonete, bartender a gerente e professora universitária. Começou na área de cerveja como Gerente de marketing na Cervejaria Colorado. Fundou a empresa de treinamento em atendimento Por Obséquio e faz harmonizações de cerveja e gastronomia. Escreve para o site Mixology News e o blog Clubeer.

Andréa Bonavigo du Pin Calmon
Sócia Diretora Comercial da “Balkonn Soluções em A&B” – Distribuidora de Cervejas do Estado do Rio de Janeiro; Administradora de Empresas pela PUC-SP; Especialização em Marketing; Gastrônoma pela Universidade Estácio de Sá – RJ/Alain Ducasse; Sommelier de Cervejas pela Doemen’s Akademie Alemanha/SENAC; Mestre em Estilos de Cervejas pelo Siebel Institute of Chicago – Illinois/ EUA; Análise Sensorial de Cervejas e Harmonização pelo Siebel Institute of Chicago—Illinois/ EUA; Colunista dos de harmonização no portal: www.hominilupulo.com.br; Colunista de Cervejas no site niteroiense: www.elefanteverde.com.br; Jurada do World Beer Cup; Palestrante e Consultora de cervejas especiais.

Cilene Saorin
Brasileira, e mora em São Paulo. Com graduação em engenharia de alimentos e especialização em marketing, também é mestre cervejeira com graduação na Espanha pela Universidad Politécnica de Madrid – Escuela Superior de Cerveza y Malta e sommelier de cervejas com graduação na Alemanha pela Doemens Akademie. Com mais de 16 anos de experiência profissional, teve atuação na área de produção de cervejas, desenvolvimento de fornecedores para cervejarias, pesquisa e desenvolvimento de produtos e como especialista em degustação de cervejas para algumas das maiores companhias cervejeiras do mundo. Trabalhou para Brahma, Petrópolis, Antarctica e AmBev no Brasil e FlavorActiV na Inglaterra, empresa líder na área de gestão da qualidade sensorial de cervejas.

Katia Jorge
Mestre-cervejeira, brasileira e natural do Rio de Janeiro. Graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Técnica de Berlim (TU-Berlin / Alemanha) (1986), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996-1998) e Doutorado em Ciências de Alimentos pela UFRJ e Universidade do Porto (Portugal) (2000-2003). MBA em Administração Estratégica (UES) (2008-2009). Desde 1984 dedicou-se à área de cervejaria, trabalhando e estudando na Alemanha, na VLB-Berlin, Instituto de P&D em Cervejaria da Universidade Técnica de Berlim, e depois de volta ao Brasil em 1989, como funcionária da Companhia Cervejaria Brahma (1989-1995). Sua formação acadêmica posterior também foi dedicada ao segmento tendo como teses os seguintes temas:
Tese de Mestrado: “Componentes relacionados ao amargor da cerveja e influência do perfil aromático na caracterização de variedades de lúpulo”. Tese de Doutorado: “Estabilidade sensorial e físico-química da cerveja: impacto de matérias primas, processo e manipulação do produto final”. Após ter acumulado experiência em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, Kátia constituiu sociedade na área de prestação de serviços, a “BrewTech Serviços Ltda”. Uma empresa de gerenciamento de projetos e assessoria técnica a cervejarias, microcervejarias, cervejarias para gastronomia, fornecedores da indústria cervejeira, universidades e centros de pesquisa. Em 2004 deixou a sociedade para fazer parte da “Cervejaria Devassa”, onde atuou como Diretora de Operações até setembro de 2007, sendo responsável pelas áreas de produção (formulação das cervejas, produção, análise sensorial e controle de qualidade), operação logística e compras.

Rubens Mattos
Engenheiro Químico, Mestre em Engenharia Química e Doutor em Tecnologia de Alimentos, onde conduziu estudos sobre a estabilidade sensorial de cervejas. É também Mestre Cervejeiro formado pela Universidade da Califórnia – Davis, EUA, em 1996.
Atua desde 1994 na indústria e no mercado de cervejarias:
Trabalhou por sete anos na Cia. Cervejaria Brahma, como Mestre Cervejeiro, Gerente de Planta e Especialista Industrial Corporativo para Filtração e Estabilização de Cervejas. De 2004 a 2013, atuou como Gerente Técnico de Vendas de ingredientes para o mercado de cervejarias na América Latina, nas empresas BASF e Kerry. Em 2012, Rubens iniciou as operações da TecBeer, para prover soluções técnológicas para a indústria de cerveja artesanal do Brasil. Atualmente, é Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Brasil Kirin (antiga Schincariol). Rubens é autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais especializadas em cervejaria, e palestrante em congressos internacionais de cervejarias (EBC, MBAA, ASBC, Brasil Brau). Desde 2004, ministra Cursos de Tecnologia Cervejeira, em Campinas, além de ser professor convidado e membro da banca de avaliação do Senai Vassouras RJ.

Antônio Macedo
Engenheiro químico, mestre em Cervejaria pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado cervejeiro tendo atuado em grandes cervejarias tais como Skol (na fase pré-AMBEV), Heineken e Kaiser.

Ricardo Canabrava França
Brasileiro, nascido em Belo Horizonte. Formado em Biologia, bacharel em Ecologia pela UFMG. Mestrado em Biotecnologia Industrial – Cervejaria – pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Há 24 anos na industria cervejeira, atuando em grandes grupos. Atualmente mestre cervejeiro, gerente de produção na Cervejaria Backer em Belo Horizonte, produtora das premiadas Pele Vermelha IPA, Bravo Imperial Porter, Medieval Belgian Blond Ale, Três Lobos American Pilsen, dentre outras.

Eli B. Coelho Junior
Administrador, Beer Sommelier pela Science of a Beer em 2013, Pioneiro na disseminação da cultura cervejeira em Florianópolis. Sócio fundador da Academia da Cerveja, Sommelier de cervejas na Brasbeer. Jurado dos concursos Mestre Cervejeiro Eisenbahn e concurso nacional das acervas.

Mariana Schneider
Sommelier de cervejas. Homebrewer. Colunista de degustações do site ‘Bebendo Bem’
Jurada do concurso “Mestre Cervejeiro” (2013) promovido pela Eisenbahn.

Walter Borelli Pölzl
Formação: Primeiro e Segundo graus feitos em escolas particulares em São Francisco do Sul e Joinville -SC.
Engenharia química pela Universidade Federal de São Carlos – São Carlos -SP
Início em 1989 e término em 1994.
Fermentação e Cervejaria, Universidade Técnica de Berlim – Alemanha
Início em janeiro de 1995 e término em 1996.
Consultor Danbrew Engenharia- Copenhagem Dinamarca (atualmente Alectia)
Consultor de Engenharia Sênior
-Gerente Local de Projeto – cervejaria KBC – pertencente SABMiller, Kaluga -Russia.
2007: Análise Estruturada de Custos, Carlsberg Bulgaria.
2007: Desenvolvimento de Produto com Cidra para Carlsberg – Análise de capacidade e Investimento em unidades da Dinamarca, Noruega, Alemanha e Suécia – Centro de Desenvolvimento da Carlsberg
2008: Gerente Local de Projetos – Carlsberg Servia – Cidade de Novi Sad
2008: Desenvolvimento de Processo e Gestor de Contrato – Águas com essências e outros agentes funcionais – Central Cervejas (pertence a Heiniken) – Portugal
Atualmente – Pentair -( Südmo-Hafmans-Hiter-Keystone-xflow-Pentair filtros).

Leonardo Sewald
É sócio-proprietário da Cervejaria Seasons, cervejaria natural de Porto Alegre/RS conhecida por fabricar, dentre outras cervejas, as premiadas Green Cow IPA, Cirilo Coffee Stout e Wallace Amber Ale. Cervejeiro formado pelo Siebel Institute of Technology de Chicago/EUA, Leo também é membro da Brewers Association, ASBC – American Society of Brewing Chemists e MBAA – Master Brewers Association of Americas. Sócio-fundador da ACERVA Gaúcha, homebrewer por mais de 8 anos e viciado confesso em compostos de lúpulo, Leo também é um ativista do meio cervejeiro, promovendo eventos, cursos e palestras em diversas regiões do país em prol da disseminação da cultura das boas cervejas.

Patrick Almásy Zanello
Formado em Ciências Biológicas pela USP em Ribeirão Preto
Formado Mestre cervejeiro pelo Instituto Siebel ( International Diploma ) em Chicago e pelo Instituto Doemens em Munique
Criador das Cervejas artesanais Vixnu, Frangó Brown Ale, Frangó Pale Ale (25 anos) pela Cervejaria Colorado
Participante da criação (Blendagem) da Firestone Walker XV pela Cervejaria americana Firestone Walker Cervejeiro Caseiro desde 2006
Juiz Provisório BJCP

Fabian Ponzi
Publicitário, editor do site Bebendo Bem desde 2010, editor e colunista da Have a Nice Beer Mag, colunista da Last Call For Beer, produtor de conteúdo do Have a Nice Beer, integrante do júri do 4º Concurso Mestre-Cervejeiro da Eisenbahn.

Leonardo Botto
Mestre-cervejeiro carioca, sommelier de cervejas e consultor de cervejarias artesanais.

Horst Dornbusch
Horst Dornbusch é fundador e proprietário da Cerevisia Communications. Ele é um profissional de relações públicas de notabilidade internacional com conhecimento especializado nas indústrias de bebidas da América do Norte e Europa. Dentre os clientes prévios e atuais da Cereviria Communications estão produtores de matérias primas de bebidas de grande renome, produtores finais, distribuidores de bebidas e commodities, e associações industriais. É um autor e cervejeiro premiado. Conduziu palestras públicas bem como degustações em espaços grandes e pequenos em dois continentes. Dentre os locais nos quais discursou estão The Culinary Institute of America, BeerAdvocate Boston Beer Fest, Brewers Association National Homebrewers Conference, o histórico Old South Meeting House Museum em Boston, o conselho Germânico-Americano de negócios, o Instituto Goethe, o Clube Rotary, e o Union Club em Boston. Estão entre seus prêmios pertinentes à experiência cervejeira uma medalha de Bronze no Great American Beer Festival de 2000 e o título de “Cervejeiro do Mês” pelo Yankee Brew News, em 1996.

Federico Casari
Co-Founder, CEO Birrificio e Cervejeiro da cervejaria Croce di Malto
Nasce na região de Piemonte na Italia em 1970. Mesmo nascendo em terras vinícolas se apaixona por cerveja e com 18 anos começa a viajar pela Europa para descobrir o mundo das cervejas, explorando principalmente Bélgica, Alemanha e Inglaterra.
Após 20 anos de paixão pela cerveja e muitas experiências profissionais em vários ambientes, em 2006 decidi abrir uma micro cervejaria chamada Croce di Malto, transformando a paixão em trabalho, transformando todas as suas experiências acumuladas em prêmios nacionais e internacionais.
Participou de vários cursos de degustação e analise sensorial.
Professor dos cursos da Associação Italiana de Degustadores de Cerveja.
Beer Hunter por natureza e paixão.

Paolo Polli
Fundador, Professor e Presidente A.D.B. (Associação Italiana Degustadores de Cerveja), que promove cursos de degustação de cervejas em todo o território italiano;
Idealizador e Organizador do I.B.F (Italian Beer Festival), maior evento/festival de cerveja na Italia que acontece em Milão todos os anos no mês de Março;
Professor na Universidade Iulm;
Criador e Juiz do C.I.B.A. (Campeonato Italiano de Cervejas Artesanais);
Proprietário de uma rede de Beershop e Restaurantes priorizando somente a venda de cervejas artesanais;
Proprietário da Cervejaria italiana “Birrificio BQ”;

Lorenzo Dabove
Degustador, expert e escritor sobre cerveja, publicou livros como “Le Birre” (As Cervejas), “Il Manuale della Birra” (O Manual da Cerveja), também contribuiu para livros do Michael Jackson, Tim Hampson, Garrett Oliver, Tim Webb e Stephen Beaumont. Responsável cultural da “Unionbirrai” (União dos Cervejeiros Italianos) de 2011 a 2009, atualmente é responsável cultural do “MOBI” (Movimento dos Consumidores de Cerveja) que ele mesmo ajudou a fundar em 2009.

Alejandro Baldenegro
Tem 36 anos, estudou Engenharia Industrial Mecânica, mas nunca concluiu o curso.
Atualmente trabalha como gerente de produção em uma fábrica de transformadores (Partuluz SA). Começou com Homebrew em 2006 e é um dos sócios fundadores da Davok Brewmaster desde 2008. A marca já ganhou três medalhas em 2011 e 4 SBC SBC em 2012. Participou como juiz no concurso de cervejeiros, em Porto Alegre. Fez treinamento no Centro de Cata.

Ana Paula Freitas P. de Almeida
Engenheira de Alimentos pela PUC-PR, formada também pelo Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas – SENAI – Vassouras – RJ; Siebel Institute of Technology (Chicago – EUA) e Doemens Academy (Munique – Alemanha) – World Brewing Academy e”International Diploma in Brewing Technology. Trabalhou por 12 anos em 5 plantas no Brasil, em coordenação de áreas do processo de elaboração de cervejas. 2 anos trabalhando no Centro de Desenvolvimento Tecnologico/ CDT, atuando em pesquisa e desenvolvimento de novas matérias-primas, novos processos, novos produtos, na AMBEV. Atualmente é gerente técnica da divisão de Filtração para a América do Sul. Desde 2009, apoiando Cervejarias na optimização do processo de filtração, buscando atingir melhores resultados e satisfação do cliente, na Imerys do Brasil.

Leonardo Ferrari
Mestre cervejeiro de Antares, uma das cervejarias mais prestigiadas na Argentina. Em poucos anos, a Ferrari voltou sua paixão por esta bebida tradicional em um negócio milionário que tem inúmeras franquias em todo o país e exporta seus produtos para os mercados da América, Europa e Oceania.

Ana Paula Nogueira Nicolino
Formação acadêmica:
Engenheira de Alimentos – Universidade Federal de Viçosa – 1986 a 1991
Mestre em Química de Alimentos – Universidade Federal de Viçosa – 1991 a 1995
Pós-Graduação em Marketing e Serviços – FAAP – 2002 a 2003
Estudante Especial – FEA Unicamp – aprovação no curso das disciplinas para Doutorado em Análise Sensorial – 2009 e 2010.
Sommelier de Cervejas – ABS – São Paulo – outubro 2011
Mestre de Estilos – Instituto da Cerveja Brasil – outubro 2012
Experiência profissional:
AmBev – 1995 a 2004 – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, durante 5anos como Analista Sr. Físico Química e posteriormente Especialista em Análise Sensorial – Qualidade Assegurada, durante 4anos como Coordenadora de Análise Sensorial e posteriormente como Especialista em Qualidade no Mercado, Green-Belt e Black-Belt.
Grupo Schincariol – 2005 a Atual – Pesquisa e Desenvolvimento – Coordenadora de Análise Sensorial, responsável por análise sensorial atuando na área de desenvolvimento de produtos e controle de qualidade.

Edilson Tonon
Formação acadêmica:
• Ciências Biológicas – Fundação Hermínio Hometo – Araras – 1989 a 1992
• Especialista em Microbiologia – Conselho Regional de Biologia – 2004
• MBA – Gestão Corporativa – Uniso – Sorocaba – 2006 -2007
• Mestre Cervejeiro – VLB – Berlim – 2010
Experiência profissional:
• AmBev – 1988 a 1992 – Unidade de Rio Claro
• AmBev – 1993 a 1997 – Unidade de Guarulhos
Responsável por análises Microbiológicas, Físico Química e Embalagens.
• Grupo Brasil Kirin – 1997 a Atual – Qualidade assegurada – Coordenador Microbiológico,(1997 a 2008), Pesquisa e Desenvolvimento – Especialista em Processo Cervejeiro (2009 a atual).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *