Últimas Notícias

Beer Experience (RJ): A Invicta 1000 IBU

Eu estava muito ansiosa para provar a Invicta 1000 IBU e não me arrependi! É uma IPA realmente muito amarga, mas com bom drinkability (odeio essa palavra). Não é um Frankenstein lupulado, impossível de beber. E, repetindo o sucesso dos estoques esgotados no Beer Experience de São Paulo, o estande da Invicta estava bem cheio.

Parte do sucesso se deve à grande polêmica em torno dos 1000 IBUs, um nível na escala de amargor impossível de ser alcançado. Em 2010, a Mikkeller viveu a mesma situação com a Mikkeller 1000 IBU fazendo com que o mestre cervejeiro viesse a público explicar a proposta.

Por aqui não chegou a tanto. Encontramos* o Rodrigo Silveira, mestre cervejeiro da Invicta, que falou um pouquinho sobre a polêmica dos 1000 IBUs para a Maria Cevada. Confere aí!

* super agradecimento à Raquel Turatti, beer sommelier da Balkonn

- O legal da cerveja não é a questão dela ter ou não 1000 IBU's, isso a gente até explica no contra rótulo. Ela foi calculada pra 1000IBU, mas como cervejeiro e engenheiro, tenho que saber que é impossível chegar aos 1000 IBUs, a cerveja satura. Pelos cálculos matemáticos que usamos para fazer a cerveja, ela foi planejada para ter 1000IBUs, a carga de lúpulo é para isso, mas se for feito um teste em laboratório, é claro que não vai ser 1000IBUs - explica Rodrigo e comemora: - não tenho mais Invicta 1000 IBU na fábrica, estou preparando outros lotes para atender o mercado.

Mais sobre o que rolou no Beer Experience:
- Abróba - a novidade da Wäls
- Cervejarias e estandes no evento
- Degustando Mikkellers
E durante a semana ainda tem:
- Revelações do Beer Experience





















A Maria Cevada esteve no Beer Experience no sábado a convite do evento para produzir o conteúdo que vocês vão conferir aqui ao longo da semana.

7 comentários:

  1. Explicação totalmente incoerente e paradoxal do mestre cervejeiro. Se os 1000 ibus nao importam 'nao eh o legal da cerveja', pq esse eh o nome da cerva?! Mais uma vez compraremos marketing envasado...

    ResponderExcluir
  2. vocês que não querem entender... como explicado, a "carga"/quantidade de lúpulo usada, somados os IBUs daria 1000...porém a cerveja não absorve esta imensa quantidade e satura, assim como nosso paladar, segundo dizem, não sente nada além de 110 ibu...

    é algo semelhante a colocar várias colheres de açúcar em um copo com água...você pode colocar o açúcar, mas chega determinado momento que a água não consegue absorver tudo.

    ResponderExcluir
  3. You can't taste the 1000IBUs but you still feel cool. Cool shirt, fun concept and if it isn't a Frankenstein beer then I'm in! Cheers!

    ResponderExcluir
  4. é já ta na hora de vender pra @mb3v3 ....... já tá mentindo/enganando/enrolando o consumidor "=zinho"

    ResponderExcluir
  5. Parem de falar e provem a Invicta 1.000 IBU... É sabido que é impossível chegar a esta marca, até mesmo porque a partir de 100 IBU é praticamente impossível diferenciar o amargor. É a mesma história do protetor solar acima de 30 FPS... rs

    ResponderExcluir